Se você ainda não ouviu falar nessa síndrome , talvez a conheça por suas conseqüências, que são extremamente sérias e muitas vezes letais. A síndrome de Lynch também pode ser conhecida com o nome de câncer colorretal hereditário não polipóide (HNPCC), e ela representa 10% dos casos conhecidos de câncer de intestino grosso. Se já é difícil lidar com uma doença como o câncer, saber que essa anomalia pode ser passada através do genes é realmente frustrante. No caso dessa doença, a transmissão é feita pela herança genética , chegando a 80% no caso de pai para filho. E existe chances do portador desenvolver outros tumores. Um grupo de cientistas no Amsterdã se reuniu para desenvolver uma pesquisa sobre a síndrome e suas características, e eles denominaram algumas de suas conclusões como “critérios de Amsterdã”.
Transmissão
Através desses critérios é possível entender um pouco mais de como é dada a transmissão da doença e suas peculiaridades. Em primeiro lugar, eles concluíram que para herdar a síndrome é necessário que três membros já tenham desenvolvido a enfermidade. É característica da doença atacar duas gerações sucessivas, no caso do pai e filho desenvolverem seus sintomas. Também é necessário que no caso de três membros serem acometidos com o câncer, um deles precisa ser parente de primeiro grau dos outros dois. E outra peculiaridade muito importante é que essa doença se manifesta antes dos 50 anos de idade, e antes de qualquer coisa é preciso que o médico que irá fazer o diagnóstico elimine a possibilidade de Polipose Adenomatosa Familiar.
Qual é o Tratamento?
Como essa mutação é herdada, o tratamento é bem mais complicado que parece. Até porque o individuo que recebe o gene da síndrome, nasce com a alteração em todas as suas células o que pode significar o aparecimento de tumores. Mas é mais comum o aparecimento do câncer no intestino grosso, onde ele normalmente se manifesta no lado direito, e em alguns casos podem surgir vários cânceres ao mesmo tempo. O que é indicado nesses casos é a remoção integral do intestino grosso, através da intervenção cirúrgica, já que no caso da síndrome, o reaparecimento do tumor é muito comum em partes que não estavam doentes.
É Possível Detectar a Síndrome de Lynch
Para descobrir se existe possibilidade de ter recebido essa anomalia através de herança hereditária, você precisa procurar um centro especializado e fazer um teste de seqüenciamento do DNA. Essa decisão pode ajudar muito no controle da doença, já que quanto antes o câncer for descoberto maior são as chances de remoção e cura. O teste deve ser feito no membro da família que já desenvolveu o tumor, e só depois da confirmação da síndrome , os outros membros devem ser testados.
Autoria: Clarissa Pippi
cade os sintomas?