Úlceras de diferentes tamanhos que aparecem na cavidade da boca, as aftas bucais são dolorosas, incomodando muito na medida em que dificultam para que se tenha uma alimentação saudável, pois se tornam ainda mais doloridas quando tentamos ingerir algum alimento. Com seu aspecto esbranquiçado e borda avermelhada, a afta atinge a mucosa e se localiza na língua, bochechas, céu da boca e até mesmo na garganta pode aparecer, embora neste local sejam mais raras, mas quando aí se instalam podem trazer um grande sofrimento uma vez que elas não desaparecem de um dia para o outro, em geral, as mais comuns aparecem várias ao mesmo tempo e levam em média de uma semana a dez dias para cicatrizarem, porém não necessitam de tratamentos especiais e não deixam marcas. Não existem receitas mágicas para diminuir o ciclo dessas úlceras sendo que as mais graves que são úlceras aftosas precisam ser tratadas e só desaparecem depois de várias semanas deixando ainda marcas de sua passagem.
Tipos e classificação
A origem exata das aftas bucais não se conhece, mas sabemos que podem ter como causa infecções, lesões, certos tipos de alimentos, stress, mudanças hormonais, predisposição genética e podem ser classificadas como: primárias, secundárias e estomatite aftosa recorrente.
Primárias
Estas são causadas por agentes que estão na própria boca como: anticépticos orais, medicamentos retidos na cavidade bucal, radiações, calor, frio, vírus, bactérias e mesmo balas, gomas de mascar e outros tipos de alimentos podem ser os agentes causadores deste tipo de aftas.
Secundárias
Estas têm como causa as reações tóxicas, medicamentosas, alérgicas, alguns tipos de doenças no sangue, carências de vitaminas são algumas das muitas causas para esse tipo de ulceras que aparecem na boca.
Estomatite aftosa recorrente
De causa desconhecida este é um tipo que se encontra associado a quadros de stress ou emocionais, Existe certa predisposição hereditária neste tipo de aftas, sendo mais comum aparecer nas mulheres e acontece em qualquer idade. Para fazer um tratamento mais adequado se for o caso é importante que se faça a distinção entre aftas, bolhas de herpes e úlceras traumáticas que são aquelas causadas por próteses mal colocadas. Próteses estragadas e que não se adaptam direito podem formar ulceras com risco de se transformarem em cancerígenas.
Diagnóstico
A maioria das pessoas simplesmente deixa o tempo correr usando medicamentos paliativos para minimizar a dor até que as aftas curem sem um tratamento maior, outras, entretanto quando o caso é mais serio não resistem aos incômodos e aí é necessário um diagnóstico profissional e preciso para fazer o tratamento adequado. Aftas cuja origem é secundária precisam ser tratadas de acordo com o que causou a ulcera, por isso é necessária a ajuda de um profissional experiente da área saúde.