Nosso corpo é composto por diversos tipos de músculos, que desempenham diferentes funções e que dão suporte para que nosso corpo apresente uma maior sustentação, e também forca para executar diversos tipos de ações durante o dia.
Na região de nossas pernas, existem diversos tipos de músculos, e um deles se chama muscular fibular longo. Ele são divididos entre tipos, que serão classificados então por conta de seu tamanho, localização, e também função.
Os músculos fibulares que também são classificados como peroneais se encontram na região do compartimento fibular, também na zona perineal. Esses são os dois músculos, que se localizam na parte lateral da região fibular peroneal.
Alguns desses nomes podem se apresentar de forma muito clássica, e acabar de certa maneira confundindo um pouco a cabeça de algumas pessoas. Isso acontece porque, os músculos fibulares estão situados em mais de uma parte de nosso corpo, desempenham em alguns casos diversas funções, e assim poderão apresentar diversos problemas.
Para isso, é importante que identifiquemos de forma correta, cada um deles, e que então, caso exista algum problema, a região correta que causa suas dores seja devidamente tratada com um médico especialista da região.
O Músculo Fibular Longo
O músculo fibular se origina a partir da fíbula, e então é inserido em diversos tipos de ossos chamados de metatarsais. Nessa região, eles irão ser grande responsáveis pelo auxílio na sustentação do peso de nosso corpo, devido a ajuda que auxilia também na movimentação dos pés.
Para que você consiga ter uma melhor ideia de onde esse músculo se situa, iremos ensinar você a encontrá-lo no seu corpo. Esse é um processo realmente muito simples e rápido, e você poderá perceber a presença de parte dessa estrutura facilmente em seu corpo. Primeiramente, fique de pé; abaixe qualquer um de seus pés; olhe então para a região lateral de sua perna, e você poderá perceber a existência de uma protuberância muscular, a músculo fibular longo.
O músculo fibular longo tem sua origem marca na parte da chamada cabeça da fíbula, ou porção superior, além de também estar presente na parte do septo intermuscular. Ele irá então ser inserido diretamente na face chamada de plantar do cuneiforme medial e também primeiro metatarso.
Os tendões desse músculo correm diretamente em direção a região dos pés, mas precisamente se localizando atrás do maléolo lateral e também a parte da direção dos pés na parte lateral. Quando o músculos chega nessa parte, um envoltório de retináculo fibulares, em forma de canal, irão fazer com que o músculo seja todo envolto.
Esse é um músculo que tem a função de realizar um processo de auxílio da articulação, na região superior e também inferior de nossos tornozelos. Na articulação da parte superior, os músculos fibulares longos e também os curtos, terão a função de fazer com que a flexão da parte do pé possa ser realizada de forma fácil.
Quando existe algum problema relacionado a esse tipo de músculo, é muito comum que a movimentação do pé seja afetada, fazendo em alguns casos com que a imobilidade da região apareça de forma intensa no corpo do paciente.