Transtorno Mental
A depressão é um distúrbio, que afeta as pessoas em todo o mundo, e atualmente vem atingindo também as crianças, normalmente a partir de cinco anos de idade, quando é possível confirmar seu diagnóstico, devendo ser tratada logo quando for detectada.
Sintomas mais Frequentes
O distúrbio depressivo em geral, apresenta um conjunto de treze sintomas que o caracterizam. No entanto, para que o diagnóstico se confirme, bastam somente cinco sinais apresentados pela criança. Entre alguns estão: Sofrimento, sentimento de rejeição, tristeza, insônia, insociabilidade. Esse transtorno, pode atingir crianças de qualquer classe econômica ou cultural. Os agentes etiológicos, são bem variados, e segundo estudiosos, podem ser uma predisposição genética, ou um trauma causado por conflitos familiares.
Índice de Depressão em Crianças
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), nos últimos dez anos, as crianças na faixa etária entre seis e doze anos com depressão, subiu de quatro para oito por cento, refletindo um problema que está se expandindo, lembrando que setenta por cento dos adultos com depressão crônica, tiveram seu diagnóstico confirmado quando eram crianças. Daí a importância de detectar, e começar o tratamento o mais cedo possível.
Indicação de Tratamento
Quando diagnosticada em crianças, a depressão deve ser tratada até os nove anos de idade, somente com psicoterapia. Depois dessa idade, já pode ser prescrita alguma medicação, se for necessário, além da terapia, pois o remédio associado ao acompanhamneto terapêutico, tem um efeito bem mais satisfatório, de acordo com especialistas.
Causas da Depressão
As causas da depressão em crianças ou jovens, envolvem vários fatores. Por exemplo, a vulnerabilidade genética, ou fatores ambientais, como conflitos familiares ou falta de interação com os genitores, além de aspectos sociais como a pobreza ou dificuldades financeiras. Além disso, pode já ter ocorrido, algum episódio de depressão nos parentes, ou alguma situação traumática como a separação dos pais, ou morte de pessoas queridas.
Diagnóstico Difícil
A depressão é um distúrbio mental, que não pode ser comprovado através de exames laboratoriais, por isso seu diagnóstico é baseado nos sintomas apresentados pela criança. Especialistas afirmam que, a identificação do transtorno, não é muito fácil de ser feita, pois os sinais apresentados podem ser confundidos, com uma tristeza momentânea, um ato de timidez ou agressividade isolados. O diferencial está no fato da intensidade e a recorrência desses comportamentos nas crianças e jovens.
Confirmação dos Sintomas
Segundo o Manual de Estatística de Transtornos Mentais, só se confirma o diagnóstico de depressão, se forem identificados pelo menos cinco, dentre os treze sintomas que caracterizam a doença, e que permaneçam como comportamento da criança, por mais de duas semanas, comprovando o quadro clínico. Alguns sintomas, são: Ansiedade, alteração de humor, falta de atenção, insatisfação, sentimento de rejeição, tristeza, condutas antissociais, distúrbios alimentares, entre outros.