Erisipela

A saúde é uma preocupação muito comum nos dias de hoje. São diversas as doenças que tem acometido grande parte da população e tem sido cada vez mais comum a quantidade de pessoas que convivem com doenças agudas ou crônicas. Uma das doenças que tem sido frequente nos dias de hoje é a erisipela. A erisipela é uma doença onde há uma infecção cutânea e o principal agente que infecta essa pele são os Streptococcus beta hemolíticos do grupo A.

As bactérias que causam a erisipela entram na pele através de uma porta de entrada já existente, como por exemplo a presença de ferida de um trauma anterior, ou através de dermatoses preexistentes, feridas operatórias ou quando há alguma alteração vascular como insuficiência venosa e linfedema. Quando a bactérias se instala e começa a haver o quadro de erisipela geralmente a pessoa irá sentir dor no local, a região fica quente e com edema, pode haver presença de febre, calafrios e mal estar. O mais notável pela pessoa é a vermelhidão que ocorre na pele e além de vermelhidão pode ocorrer bolhas e feridas na pele. É mais comum a erisipela ocorrer em perna e pé das pessoas e indivíduos diabéticos, idosos e obesos são mais susceptíveis a desenvolver a erisipela.

Se essa erisipela não for tratada adequadamente pode levar a complicações levando a ocorrência de necrose no local, formação de abscessos, gangrena, fascite necrosante, septicemia, artrite séptica, dentre outras, por isso é importante se atentar para os sinais e sintomas de erisipela para realizar seu tratamento e evitar com que essa se complique.

Antes da descoberta do tratamento eficaz foi notado que a erisipela poderia se curar sozinha em um período de 1 a 3 semanas, mas também verificaram que essas pessoas ficavam com importantes comprometimentos e ocorria até mesmo uma taxa de mortalidade consideravelmente alta, que com a descoberta do tratamento com antibióticos veio a se reduzir.

O tratamento não é difícil de ser realizado, mas merece atenção para ser feito de maneira regular e corretamente. Primeiro, ao se suspeitar da doença a pessoa deve procurar um médico, pois esse que irá fazer a correta identificação da doença. Se for confirmado que é um quadro de erisipela a pessoa irá tomar antibiótico que vão ser específicos para eliminar aquele agente etiológico que está causando a infecção, ou seja, deverá tomar um antibiótico que elimine a bactéria causadora.

Além do tratamento medicamentoso é importante se atentar também para orientações que irão auxiliar na melhora dos sinais locais, como por exemplo elevar a perna e ficar em repouso para evitar aumento de edema e para diminuir o inchaço existente. Pode potencializar a melhora do inchaço realizando o enfaixamento dessa perna. É necessário também se atentar para a ferida que foi porta de entrada para essa bactéria e realizar o fechamento dessa. Pode ser necessário usar outros medicamentos como analgésicos, antiinflamatórios e antifebris se caso ainda houver presença de febre e dor no local acometido.

Tratando Erisipela

Tratando Erisipela

Quando houver a melhora do quadro deve haver cuidados do indivíduo com a sua pele, para evitar a reinfecção. Por isso deve ser realizado sempre uma higiene adequada dos locais e cuidar sempre de ferimentos que podem ser possíveis entradas para bactérias que causam a erisipela.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *