O Que É Lipodistrofia Relacionada À Insulina?

Nossa saúde é bastante volátil, infelizmente não conseguimos prever quando iremos ficar doente, mas claro que algumas doenças podem ser evitadas se tomarmos as devidas precauções. Há algumas doenças que são genéticas e mesmo tentando elas acabam aparecendo ao longo da vida. Ainda sim graças a um grande avanço da medicina muitas das doenças que antes matavam milhares hoje em dia possuem tratamento e até mesmo cura.

Há algum tempo atrás, a expectativa de vida era baixíssima, pois ninguém sabia lidar com as mudanças que o corpo ia sofrendo e que ele precisava de cuidados a partir de certa idade. Outros fatores contribuíram bastante também, hoje em dia a educação ajuda um pouco na conscientização das pessoas, principalmente com a tecnologia auxiliando, mostrando a importância de se cuidar.

A higiene das pessoas se tornou essencial para que o ser humano conseguisse realmente se desenvolver e por isso o saneamento básico foi fundamental para que a mortalidade se tornasse mais amena. Outro ponto importante é a maior utilização de alimentos lavados, e outras modificações que acabaram sendo englobadas no cotidiano.

Hoje em dia mais da metade da população sabe que para uma vida de qualidade precisa realizar atividades físicas e se alimentar adequadamente. Pensando no quesito alimentação, há tantas doenças que podem ser adquiridas, ou então já vindas com ela. A diabete é uma delas, que se uma pessoa conseguir consumir alto nível de açúcar pode adquirir esse problema, mas é mais comum as pessoas já terem algum gene que a cause.

De qualquer forma, para quem gosta de doce é horrível viver se privando do que pode ou não comer e se preocupar com o nível insulina no sangue, fora outras consequências que a diabetes traz.

Diabetes E A Insulina

A diabetes é uma disfunção do organismo, nele acontece uma problema com a absorção de insulina e também com a produção dela. Alguns sintomas comuns nos dois tipos de diabetes são a fome e sede frequentes, mudança de humor, vontade de urinar várias vezes e outros. A diabete do tipo 1 é uma doença crônica e não transmissível, já a do tipo 2 vem de má utilização do corpo da insulina produzida, sendo relacionada a má alimentação, sedentarismo, sobrepeso e hipertensão.Mas o que é insulina? 

É um hormônio importantíssimo para o ser humano, com diversas funções essenciais como a quebra de moléculas de glicose, o famoso açúcar. Além disso garante energia suficiente para o organismo através dessa quebra, levando para o corpo todo.

É uma doença que pode comprometer outras funções do organismo como o aumento da glicemia que leva disfunções no coração, nos nervos, nos rins e até no olho. Se não for bem cuidada pode levar a morte. Está presente em mais de dez milhões de brasileiros. Alguns casos não há como prevenir, mas ainda sim é interessante evitar consumo de drogas, tabaco e drogas que não 

A insulina atua diretamente no metabolismo, ajudando na síntese de proteína e no armazenamento de lipídios, sendo produzida no pâncreas endócrino. Com a produção insuficiente acaba que a glicose se acumula no sangue ou na urina. Por isso uma grande parte das pessoas que possui diabetes utilizam a aplicação direta de insulina no sangue.

Lipodistrofia

Lipodistrofia

Lipodistrofia

É uma doença que pode estar ligada a diabetes por conta dos processos relacionado com o açúcar. Leva a pessoa a ter dois quadros: podendo perder gordura de alguma parte do corpo ou acumular gordura em outra parte. Sendo que ela pode trazer algumas outras alterações como no nível de gordura, trazendo uma maior necessidade de acompanhamento para que outras doenças não apareçam como doenças do coração.

Normalmente o acúmulo de gordura ocorre na barriga, atrás do pescoço e nas mamas. Enquanto a perda de gordura é mais comum no rosto, nas pernas e braços. Algumas indicações fazem parte para evitar esse tipo de doença, como alimentos gordurosos e frituras.

Uma das causas pode ser o tratamento da insulinoterapia, que apesar de ser muito importante para quem possui diabetes, pode trazer alguns efeitos colaterais. Acontece normalmente pelo excesso de aplicações em uma determinada região do corpo. Além do problema estético, a insulina também não absorvida como deveria, causando ainda mais problemas, já que a insulina fica acumulada na região de aplicação.

De maneira geral as orientações devem acontecer para que isso não ocorra caso aplique as insulinas em casa. Lembrando de trocar de lugar e também de agulha para que esses problemas não ocorram.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *