Fatores de Risco da Obesidade: Quais São? Como Evitar?

O aumento de corpo corporal tem sido uma tendência mundial. Um estudo divulgado em 2006 aponta que 40% da população brasileira está acima do peso. A obesidade é uma doença que se caracteriza pelo acumulo de gordura corporal. Seu diagnóstico é feito através do cálculo de índice de massa corporal (IMC), criado por Adolphe Quételet, o método consiste em dividir o peso do indivíduo (em quilogramas) pelo quadrado de sua altura (em metros). Com o resultado o paciente é comparado a uma tabela. IC menos a 18,5 corresponde a pessoas com peso abaixo do normal, entre 18,5 e 24,9 é tido como peso normal, entre 25 e 29,9 representa pessoas com o peso acima do normal, ente 30 e 30,9 a pessoa está obesa e quando o ICM é maior do que a 40 considera-se a pessoa portadora deobesidade mórbida.

Causas:

A obesidade pode ser causada pela combinação de fatores que geralmente envolvem fatores genéticos, ambientais, estilo de vida e fatores emocionais. Pode ser atribuída a distúrbios, como a síndrome de Prader-Willi, a síndrome de Cushing, porem mais é muito raro. 

A obesidade é geralmente atribuída a indivíduos que possuem um estilo de vida sedentário e não possuem uma dieta não saudável. 

Fatores de Risco: 

Algumas causas e fatores contribuem para obesidade, se você possui um ou mais desses fatores você deve tomar mais cuidado para não desenvolver a obesidade:

Genética: A quantidade de gordura corporal que você armazena pode estar ligado os seus genes. A eficiência com que o seu corpo queima calorias durante o exercício e converte o alimento em energia, pode estar ligada a genética. 

Inatividade: Indivíduos inativos não queimam calorias suficientes. Assim podem ingerir maior quantidade de calorias que as queimas em atividades diárias. Alguns problemas médicos, podem limitar a capacidade do indivíduo de realizar atividades, o que contribui para o ganho de peso.

Risco da Obesidade

Risco da Obesidade

Estilo de vida familiar: Há uma tendência de familiares terem obesidade e não é somente por causa genética, o que acontece é que membros da mesma família geralmente tem hábitos alimentares e atividades parecidos. 

Dietas não saudáveis: Uma pessoa que consome muito fast food, industrializados, alimentos ricos em calorias e dieta com carente de frutas e vegetais, contribui para o seu ganho de peso. 

Medicamentos: Alguns antidepressivos, medicamentos anti-convulsivos, medicamentos para diabetes, antipsicóticos, esteroides e beta-bloqueadores podem levar ao ganho de peso, é sempre bom compensar com uma dieta e atividade, se precisar ingerir algum desses medicamentos. 

Idade: As mudanças hormonais, estilo de vida menos ativo, diminuição da massa muscular quando causado pelo avanço da idade podem ser ligados ao ganho de peso. Mas lembre-se que a obesidade pode ocorrer em qualquer idade.

Gravidez: O peso da mulher aumenta durante a gravidez, algumas dessas mulheres não conseguem perder peso depois que o bebe nasce, esse ganho de peso pode contribuir para desenvolvimento de obesidade. 

Obesidade na Gravidez

Obesidade na Gravidez

Parar de fumar: Pessoas que param de fumar podem ganhar peso. A longo prazo, parar de fumar ainda é um benefício, mas é necessário ficar de olho no ganho de peso para não se tornar obesa. 

Alterações hormonais: Problemas endócrinos, como o hipotireoidismo e problemas para dormir podem causar problemas hormonais que aumentam o apetite e podem fazer você ganhar peso. 

Fatores de Risco:

A obesidade é uma doença muito séria. Algumas outras doenças estão associadas a obesidade. Como diabetes, asma, apneia, cardiopatias, hipertensão, trombose, colesterol alto, esteatose hepática, infertilidade, gravidez de risco, alguns tipos de câncer, depressão.  Essas doenças atingem boa parte da população mundial e se não cuidadas podem trazer levar a morte do paciente. Por isso se estiver preocupado com a sua saúde e com seu peso, consulte um médico, assim ele irá avaliar os ricos a sua saúde e discutir suas opções de perda de peso. 

Tratamento:

Especialistas que podem diagnosticas a obesidade são: o Clinico Geral, Endocrinologista e o Nutricionista. Os exames de diagnostico geralmente incluem colesterol total e frações, glicemia e jejum e exames de sangue para verificar se há desequilíbrios hormonais.  O tratamento da obesidade é multiprofissional. Não existe nenhum tratamento farmacológico em longo prazo que não envolva mudança de vida. 

A alimentação saudável é muito importante para o tratamento. Invista nas frutas, legumes e vegetais, alimentos integrais são preferíveis aos refinados, evite refeições ricas em açúcar, sódio e gorduras e sirva porções adequadas a saciar a fome. 

Além da alimentação saudável, é necessário praticar atividades físicas, preferir caminhar já é um bom começo, mas você pode consultar um profissional de educação física e procurar alguma atividade que se adeque melhor a você e que você sinta mais prazer em praticar. Não é preciso que a atividade física seja um fardo para o paciente e ele pode começar devagar. 

Os medicamentos contribuem de forma modesta e temporária, mas não deve ser a única forma de tratamento. Esses medicamentos podem ter reações adversas por isso é sempre necessário o acompanhamento médico. 

Para pacientes como obesidade mórbida e morbidades, como diabetes e hipertensão, podem fazer a cirurgia bariátrica para controlar o peso e diminuir a obesidade. O quadro do paciente deve ser avaliado antes da cirurgia, olhando o grau de obesidade e das doenças relacionadas, já que qualquer cirurgia possui risco. 

A obesidade é uma doença crônica que pode ser tratada e controlada com a alimentação e prática de exercícios físicos, mas não tem cura. Para manter o peso dentro dos valores desejáveis e controlar a obesidade, a melhor opção é ter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas regularmente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *