Urovit Para Que Serve

Urovit Para Que Serve (Saúde)

O Urovit é um medicamento usado para tratar a disúria, caracterizada pela dor na hora de urinar, ardor, bem como outros desconfortos também causados pela irritação que acontece na mucosa do trato urinário inferior. Tudo isso pode ser provocado por algum trauma, em decorrência de uma infecção, após uma cirurgia, ou por algum procedimento hospitalar.

O Urovit atua aliviando a dor no trato urinário. O seu efeito é local, na região da mucosa urinária.

Como Usar o Urovit?

A administração desse medicamento deve ser via oral. Geralmente, após as refeições ou lanche, para não causar nenhum desconforto no estômago. A recomendação é de 200 mg de 8 em 8 horas. No caso do Urovit de 100 mg, toma-se 2 cápsulas. É preciso seguir corretamente as recomendações médicas na hora de tomar a medicação.

Quais as Contraindicações do Urovit?

Pessoas com alergia à fenazopiridina ou a outros componentes da sua fórmula. Ou ainda pessoas que apresentem problemas do fígado e problemas renais. Crianças também não podem usar esse medicamento.

O Que Fazer Quando Me Esquecer de Usar o Medicamento?

Quando alguém se esquece de tomar o medicamento, é preciso tomar a dose esquecida o mais rápido possível. Porém, se já tiver passado muito tempo e já estiver perto da hora de tomar outra dose, deve-se pular a dose esquecida e tomar a dose do dia normalmente. Se surgirem dúvidas, procure a orientação de um médico, de um cirurgião-dentista ou de um farmacêutico.

Urovit

Urovit

Cuidados Necessários ao Usar o Urovit

Quando um paciente tomar o Urovit, ele pode apresentar uma coloração vermelho-alaranjada nas fezes e na urina, e que pode até manchar a roupa. Pode também alterar a coloração dos fluídos e de dos tecidos corpóreos, como lábios, unhas, espermas, e muito mais… Além do mais, também já se observou o surgimento de manchas em lente de contato.  Quando o medicamento é mastigado ou mantida dentro da boca antes de ser engolido, também pode alterar a coloração dos dentes. Caso esses sintomas permaneçam por mais que 2 dias, é preciso consultar um médico.

Caso a pele fique em um tom amarelado ou a esclerótica (a parte branca dos olhos, também chamada de membrana do globo ocular) apresente esse sintoma, pode ser indício de que há acúmulo de fenazopiridina, por causa de um comprometimento da função renal. Nesse caso, é preciso interromper o uso do medicamento.

Tomando Urovit

Tomando Urovit

Quem apresenta deficiência da enzima glicose-6-fosfato-desidrogenase, é preciso informar ao médico, pois essa situação pode desencadear uma anemia hemolítica, que é uma anemia que acontece por causa da destruição das células vermelhas do sangue.

O Uso do Urovit em Crianças

Até o momento, não existem estudos adequados e nem com um controle ideal sobre a administração do medicamento em crianças. Ainda não foi documentado nenhum problema pediátrico específico.

As mulheres grávidas e que estejam amamentando devem informar ao médico o seu estado caso precisem usar o medicamento.

O Uso do Urovit em Idosos

É comum acontecer o declínio da função renal em pacientes idosos. Nesse caso, pode ser preciso realizar o ajuste da dose.

Urovit em Idosos

Urovit em Idosos

O Uso do Urovit em Mulheres Grávidas

Mulheres grávidas e que estão amamentando não devem usar esse medicamento sem orientação médica. Não há registros se a fenazopiridina ou os seus metabólicos podem ser excretados no leite materno, pois vários fármacos são. Nesse caso, o médico é quem irá decidir sobre continuar ou não o tratamento com o medicamento, de acordo com a necessidade do uso do Urovit.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *