Banho de Assento com Vinagre para Candidíase

O gênero Cândida é um grupo de seres vivos pertencentes ao reino Fungi, que envolvem os fungos. Este gênero é composto por fungos microscópicos e contém centenas de espécies. Muitas espécies podem causar doenças em humanos, a partir e uma infecção. A mais comum é a espécie Candida albicans, que causa a famosa candidíase.

A cândida normalmente vive dentro do corpo humano sem causar problemas, sendo mantida sob controle, entretanto quando cresce descontroladamente, ou quando atinge a corrente sanguínea, pode causar sérios problemas. O corpo geralmente controla e/ou elimina infecções por cândida. Porém, antibióticos e alterações na acidez da umidade que envolve as bactérias nativas podem fazer com que a levedura prospere e cause problemas e sintomas. Diferentemente do que pensa, a candidíase não afeta somente a região genital, como pode também causar doenças maiores e infecções localizadas em muitas outras partes do corpo.

Em pessoas saudáveis, as infecções por cândida causam problemas limitados à boca, área genital e na pele. Porém em imunodeprimidos e com sistema imune enfraquecido, há uma grande chance de que infecções por cândida causem grandes problemas internos.

O fungo cândida adora locais escuros e úmidos. Ou seja, garganta, boca, vagina, etc. Por isso é muito importante que a mulher sempre deixe a vagina respirar, ou seja, use calcinha de algodão. Um fator que ninguém sabe e ninguém imagina, mas que contribui, e muito, para a proliferação da cândida, é o uso de antibióticos para tratar infecções vaginais. Porque o uso de antibióticos altera a acidez deixando muito propício para a multiplicação desta espécie de fungo.

Remédios Caseiros Para Candidíase

Por ser uma infecção muito comum e recorrente, sempre que os sintomas da candidíase começam a aparecer, muitas mulheres já correm para a opção que parece mais correta e rápida, os remédios caseiros. Mas é preciso alertar que tentar curar infecções em casa pode ser muito perigoso. Quando você tenta matar bactérias, vírus, fungos ou parasitas com remédios caseiros, pode acontecer uma seleção de indivíduos resistentes.

O que ocorre é que, ao adicionar um antibiótico (mesmo natural), ele mata alguns seres vivos, entretanto podem existir alguns resistentes, e com isso os fracos são mortos e os resistentes se multiplicam. O resultado? Uma infecção muito mais grave do que a anterior. Por isso é preciso estar ciente disso.

Entretanto em infecções iniciais, normalmente muitos remédios caseiros funcionam e eliminam a cândida por inteiro, curando a candidíase. Veremos abaixo uma lista com opções de banhos de assento com remédios caseiros e/ou naturais para tratar a candidíase e falaremos sobre eles, se é mito ou verdade, se é seguro ou não. De qualquer forma, sempre consulte um médico antes de iniciar qualquer tratamento para infecções em casa.

Banho De Assento Com Vinagre De Maçã

Banho De Assento Com Vinagre De Maçã

Banho De Assento Com Vinagre De Maçã

Muitas pessoas parecem acreditar que o vinagre de maçã pode curar a candidíase. Várias opções na internet indicam o uso e de diversas formas, uma delas é o banho de assento. Entretanto os médicos alertam que o vinagre deve ficar longe da vagina.

O vinagre de maçã é ácido e aplicar na vagina pode causar mais irritação na vulva e no tecido vaginal, piorando os sintomas e talvez contribuindo para o aumento da infecção e proliferação do fungo. Ou, caso ajude a eliminar mesmo o fungo, ele pode também eliminar bactérias benéficas.

Banho De Assento Com Chá De Camomila

Este é um banho de assento que pode ajudar a aliviar os sintomas da candidíase. Entretanto ele não trata a infecção nem elimina o fungo. Ou seja, ele é usado para aliviar a coceira e ardência. A camomila é um calmante natural. Para fazer, basta misturar a infusão de 2 colheres de sopa de camomila em 2 litros de água, em uma bacia. Sentar e ficar por 30 minutos.

Banho De Assento Com Chá De Camomila

Banho De Assento Com Chá De Camomila

Banho De Assento Com Flogo Rosa

O flogo rosa é uma soluçãoginecológica em pó, que possui uma substância chamada de cloridrato de benzidamina. Ele pode ser usado para tratar e aliviar sintomas de várias vulvovaginites. Ele pode aliviar os sintomas e eliminar infecções em fase inicial.

Banho De Assento Com Flogo Rosa

Banho De Assento Com Flogo Rosa

Banho De Assento Com Óleo De Melaleuca

O óleo de Melaleuca alternifólia  possui propriedades antifúngicas, sendo assim, se feito corretamente, pode eliminar a contaminação e tratar a candidíase. Em 1 litro de água morna, pingar 5 gotas do óleo essencial de melaleuca e misturar. Sentar na bacia e ficar por 30 minutos.

Óleo De Melaleuca

Óleo De Melaleuca

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *