Humanização da Saúde

O conceito conhecido como Humanização da Saúde tem sido desenvolvido ao longo dos anos com o objetivo de aperfeiçoar as relações estabelecidas entre os funcionários do sistema de saúde público e os indivíduos atendidos por eles. Trata-se de um conjunto de ações que visam tornar as condições de trabalho dos funcionários do sistema público de saúde melhores para que isso se reflita num atendimento mais humano e de mais qualidade para a população em geral.

Humanização da Saúde

Humanização da Saúde

Atenção e Gestão da Saúde

A Humanização da saúde, como conceito, é entendida como o resultado de um trabalho comprometido de atenção e gestão. Quando se tem melhor base para desenvolver seu trabalho os profissionais do sistema de saúde passam a oferecer o melhor de si para aqueles que necessitam de atendimento. Contudo, há que se dizer que se trata de um conceito subjetivo que vem sendo trabalhado transversalmente as demais políticas de saúde pública.

Atenção e Gestão da Saúde

Atenção e Gestão da Saúde

Política Nacional de Humanização

No ano de 2003 o Ministério da Saúde criou a Política Nacional de Humanização que tem como objetivo realizar forte impacto na qualidade dos serviços prestados pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A criação dessa política se deve a percepção da necessidade de melhorar a relação entre os produtores do serviço e os consumidores do mesmo. Há o reconhecimento da capacidade criativa e da força de trabalho de cada indivíduo envolvido no sistema de saúde pública.

Três Bases da Política de Humanização da Saúde

A política focada da Humanização da saúde tem três bases que são: Autonomia; produção de saúde com qualidade e sujeitos protagonistas. Trata-se de uma política que está sendo transformada todos os dias por meio de nos acontecimentos e novas motivações para a construção de um sistema de saúde mais forte e competente. Já se sabe que para tornar o atendimento da saúde mais humano é essencial que os indivíduos que dela participam se percebam como seus protagonistas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *