Existem alguns medicamentos que podem reduzir ou até cortar o efeito da pílula do dia seguinte, uma vez que eles reduzem a concentração de hormônios na corrente sanguínea, aumentando as chances de uma gravidez indesejada.
No post de hoje, vamos mostrar uma relação de remédios que cortam o efeito da pílula do dia seguinte e do anticoncepcional, ainda que este seja em adesivo, comprimido ou injetável. E também uma lista de remédios que podem ser usados junto. Confira abaixo:
1 – Antibióticos
Os antibióticos Rifabutina e a Rifampicina, geralmente, são indicados para tratar problemas como: meningite bacteriana, tuberculose e hanseníase. Eles não devem ser tomados juntos à pílula anticoncepcional, pois cortam o efeito da mesma.
Esses dois medicamentos são indutores enzimáticos, capazes de aumentar a velocidade de metabolização de alguns anticoncepcionais, diminuindo a concentração de hormônios na corrente sanguínea.
Além desses dois medicamentos, outros antibióticos também podem diminuir a eficácia da pílula, pois eles causam a destruição da flora intestinal, provocando diarreia, e diminuindo a absorção de hormônios. Se for preciso usar algum desses medicamentos, o mais indicado é usar camisinha enquanto estiver se tratando com os mesmos. Confira abaixo a relação completa:
- Amoxilina
- Azitromicina
- Ampicilina
- Metronidazol
- Griseofulvina
- Claritromicina
- Penicilina
- Cefazolina
- Cefalexina
- Ciprofloxacino
- Isoniazida
- Doxiciclina
- Levofloxacino
- Tetraciclina
- Clindamicina
- Fosfomicina
- Eritromicina
- Dapsona
- Sulfametoxazol-Trimetoprim
2 – Outros Medicamentos
Além dos antibióticos, há também outros medicamentos que que podem prejudicar o efeito do anticoncepcional e da pílula do dia seguinte. Eles são indicados para tratar crises convulsivas. São eles:
- Topiramato
- Hidantoína
- Fenitoína
- Fenobarbital
- Carbamazepina
- Primidona
Tem também alguns medicamentos usados no controle do HIV, como é o caso do Nelfinavir e do Ritonavir, por exemplo, podem afetar a pílula e o anticoncepcional, diminuindo a sua eficácia. Em especial em longos tratamentos. Nesse caso, também é recomendado usar camisinha durante o uso do medicamento, para evitar uma gravidez indesejada. O DIU também pode ser eficaz.
3 – Remédios Naturais
Alguns medicamentos fitoterápicos, mais conhecidos como remédios naturais, também podem afetar a eficácia do anticoncepcional e da pílula do dia seguinte. Um exemplo é o Saw palmetto, que é uma planta medicinal usada com frequência no tratamento de impotência sexual e problemas urinários.
Porém, essa planta apresenta ação contrária à testosterona, e pode reagir com os estrógenos presentes em pílulas orais.
Outros exemplos de remédios naturais que podem interagir são a cimicífuga e a erva-de-são-joão. Elas modificam a concentração de hormônios na corrente sanguínea da mulher.
Assim, se você quer evitar uma gravidez, mas precisa se tratar com algum desses remédios, o ideal mesmo é usar camisinha em todas as relações. Mas sem deixar de tomar a pílula anticoncepcional. A sua eficácia deve normalizar por volta do 7° após o término do medicamento que estava sendo usado, e que afetava a sua eficácia.
É importante frisar que não são apenas os medicamentos que prejudicam a eficácia de anticoncepcionais. Algumas atitudes da mulher também podem ser agravantes nesses casos, como o consumo excessivo de bebida alcoólica, ou a ingestão de alimentos de procedência duvidosa, que possa levar à vômitos ou diarreia após a administração da pílula.
Além do mais, as mulheres que se submeteram a cirurgia bariátrica também devem tomar cuidado. Algumas técnicas usadas nesse procedimento podem acabar prejudicando a absorção gástrica.
4 – Remédios Que Não Interagem Com a Pílula Do Dia Seguinte E Com O Anticoncepcional
Separamos abaixo uma relação de remédios que podem ser usados junto com a pílula do dia seguinte e com o anticoncepcional:
- Paracetamol
- Dipirona
- Omeprazol
- Diprospan
- Ibuprofeno
- Aciclovir
- Profenid
- Decadron
- Antidiabéticos orais ou a insulina
- Valaciclovir
- Diuréticos
- Miconazol
- Medicamentos usados no controle do colesterol, como a Sinvastatina, Rosuvastatina e Atorvastatina
- Cetoconazol
- Nistatina
• Fluconazol