Qual é a Diferença Entre Obesidade e Excesso de Peso?

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, obesidade e excesso de peso não são a mesma coisa. Apesar de as duas condições implicarem no excesso de peso em uma pessoa, o real significado de ambas é diferente.

Sobrepeso é o termo usado quando se fala em excesso de peso. Já Obesidade diz respeito ao excesso de gordura.

Quando uma pessoa está com sobrepeso, isso indica que ela está mais pesada do que o normal e saudável, considerando o seu tamanho, seu sexo e a sua idade. Já uma pessoa obesa, esta tem excesso de gordura no corpo.

Ainda que uma pessoa que tenha sobrepeso esteja com peso em excesso, ela pode ter acúmulo de gordura ou não em excesso.

Como Calcular o Peso Saudável e Normal Para Cada Pessoa

O IMC (Índice de Massa Corporal) é a maneira de distinguir entre obesidade e sobrepeso. Esse indicador mede o peso do indivíduo em relação à sua altura. E consiste em um padrão que pesquisadores usam para conferir se o peso das pessoas condiz com a sua altura, ou seja, se está ideal.

No caso de um adulto, este estará com sobrepeso se estiver com um peso superior ao que é previamente definido como saudável. E esse peso irá variar conforme o sexo e a altura de cada pessoa. A ideia mais aceita é de que o peso ideal de uma pessoa adulta equivale ao seu peso ideal de 20 a 30 anos de idade.

Uma pessoa está com sobrepeso se o seu IMC estiver entre 25 e 29,9. Um indivíduo adulto com IMC igual a 30 ou mais está obeso.

A obesidade é a gordura em excesso, quando comparamos a massa muscular magra, ou peso que, no caso, encontra-se acima do ideal em 30% para uma determinada altura. Se a pessoa apresentar uma elevada quantidade de tecido adiposo, ela será considerada obesa.

A obesidade é considerada como uma desordem crônica, e que pode ser provocada por uma enorme variedade de fatores.

Quando falamos em condições médicas, consideramos a obesidade como uma condição do corpo que se caracteriza pelo acúmulo em excesso de gordura sob a pele, e também ao redor de alguns órgãos internos.

Já o sobrepeso é a pessoa apresentar um peso maior do que o ideal para a sua idade, altura e sexo. O sobrepeso nem sempre implicará no excesso de gordura. Algumas pessoas, como fisiculturistas e atletas por exemplo, podem apresentar sobrepeso, e não serem pessoas obesas.

Quais São as Causas da Obesidade e do Sobrepeso?

O sobrepeso pode ser provocado por: falta de atividades físicas, sedentarismo, ingestão de alimentos em excesso, condições médicas, distúrbios metabólicos e alimentares, e etc.

Apesar de essas situações também levarem à obesidade, ela também pode ser provocada por alterações no estilo de vida, por mudanças sociais, desequilíbrio hormonal, condições genéticas, e serem agravadas pelo sedentarismo e pela elevada ingestão de alimentos.

A Obesidade e os Riscos Associados

A obesidade é um fator de risco para uma série de doenças, em especial doenças do coração. Apesar de as pessoas com sobrepeso também estarem sujeitas a esses tipos de problemas, as pessoas obesas estão bem mais suscetíveis.

A maneira mais segura para perder peso em ambos os casos, é diminuindo a ingestão de calorias e praticando atividade física. Se o problema de obesidade for mais elevado, excessivo, pode ser preciso submeter o indivíduo a uma cirurgia.

É importante lembrar que, antes de começar uma dieta e a praticar atividade física, é preciso procurar um médico, e seguir corretamente todas as orientações. Um médico nutricionista e um cardiologista são os mais indicados nesses casos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *