O Que O Excesso De Cortisol Pode Causar?

O cortisol é uma substancia que geralmente pode se apresentar um pouco mais alta em seu corpo quando o consumo de corticoides pode superar cerca de 15 dias ou mais, além de também poder ser causado pela produção massiva desse hormônio devido a problemas relacionados ao estresse e também a outros tipos de problemas de saúde, como um tumor, por exemplo.

A alta do cortisol em seu organismo pode causar diversos tipos de problemas e a partir da desconfiança desse excesso de cortisol no organismo, é muito importante que um médico responsável seja procurado, para que os devidos exames possam ser realizados.

Existem alguns tipos de problemas que podem ser percebidos a partir do aumento das taxas desse hormônio no corpo, como por exemplo, o aumento de peso no corpo, a possível presença e desenvolvimento de diabetes no corpo. Além disso, outros problemas podem também surgir a partir desse problema,  colmo o desenvolvimento de pressão alta.

Para que se possa realizar um tratamento para esse tipo de problema, geralmente o controle do aumento de hormônio são realizados por meio de realização de exercícios físicos e melhoramento da alimentação do próprio paciente.

Outra forma de combater também esse tipo de alteração hormonal é o processo de regular a alimentação por meio de ingerir alimentos baixos na quantidade de açúcar no corpo.

Porém, quando esse topem de nível hormonal se apresenta em níveis ainda mais altos, é necessário na maioria das vezes, acabar recorrendo ao remédio, e em casos mais específicos, até mesmo em processos cirúrgicos.

Quais São As Principais Causas Do Aumento Do Cortisol

Cortisol

Cortisol

Além do processo de aumento da quantidade de cortisol no corpo por conta de ingestão de medicação por cerca de 15 dias ou mais, existem outros tipos de situações que podem acabar causando esse tipo de situação, como o próprio estresse crônico, que pode fazer com que a produção de cortisol acabem ficando cada vez mais desregulada em seu organismo.

A disfunção de glândulas do corpo pode também ser considerado um dos fatores do aumento de cortisol no corpo do indivíduo, e esse tipo de situação é visto principalmente quando existe uma grande desregulação da célula do corpo. O tumor cerebral e seu crescimento pode também ser visto como uma das causas para o crescimento das taxas de cortisol.

Quais São Os Principais Sintomas Do Aumento Do Cortisol No Corpo

O cortisol é produzido no corpo em uma região muito especifica, chamada de suprarrenais e então liberado para o resto do organismo, fazendo com que então as taxas de cortisol no organismo sejam devidamente reguladas. Um dos principais problemas para o organismo do indivíduo, a partir do aumento de cortisol no corpo será consequências negativas de uma forma gral, no aumento de peso, e também, possibilidade de desenvolvimento de diabetes.

A osteoporose também pode ser considerada um fator para o desenvolvimento e também crescimento da taxa de cortisol no corpo do indivíduo, já que realiza a absorção de cálcio do corpo.

O aumento de estresse é também um fator para que você acabe analisando juntamente com os demais, quais são os tipos de sintomas que podem indicar uma presença de taxas de cortisol alterada. O colesterol em taxas altas também é um dos sintomas do aumento do cortisol, e que pode aumentar a quantidade de gordura na região do fígado.

A Desregulação De Outros Hormônios Com O Aumento Do Cortisol

O aumento de cortisol no corpo pode também causar uma desregulação em todos os outros hormônios, fazendo com quem até mesmo no corpo feminino, a taxa de hormônio masculino cresça de forma elevada, aumentando a quantidade de pelos pelo corpo e também um processo de engrossamento da voz.

Ainda no corpo feminino, o aumento da taxa de cortisol pode também causar desregulação no ciclo menstrual feminino, levando a dificuldade no processo de gravidez e outros tipos de situações que estariam ocorrendo normalmente no corpo da mulher.

Existe um nome dado cientificamente para que esse tipo de alteração hormonal possa ser classificada, chamada de síndrome de Cushing. Essa classificação de síndrome tornou todo o processo de diagnostico de problemas de aumento de cortisol no corpo humano, um processo muito mais rápido e prático. O médico responsável pelo processo de diagnostico dessa doença é o endocrinologista, e por meio da realização de exames de sangue, poderá identificar qual a taxa de cortisol presente no corpo de seu paciente.

Cortisol Alto

Cortisol Alto

Além do exame de sangue, é possível identificar também problemas relacionados a presença do cortisol, por meio da realização de exames de urina e também na própria saliva, que poderão demonstrar de forma rápida e fácil quais são as reais taxas desse hormônio em seu corpo.

Os exames que apresentarem um valor um pouco alto, podem acabar necessitando de outros tipos de diagnósticos, para que se seja possível saber ao certo qual a real causa do aumento de cortisol em seu corpo, tratando o problema de forma muito direta. Esse tipo de investigação é realizada por meio de ressonância magnéticas, tomografias e ressonâncias de outras partes do corpo, como o cérebro e também a região abdominal.

O Que Fazer Para Baixar Os Níveis De Cortisol No Corpo

O cortisol é um tipo de hormônio que está ligado de forma direta com o sistema emocional do corpo, fazendo então com que pessoas que apresentam casos de ansiedade e também aumento de estresse ao longo de seu cotidiano, acabem sofrendo um pouco mais durante o processo de tratamento do cortisol, principalmente para que seja possível realizar a baixa de suas taxas. Por isso, uma das primeiras recomendações médicas é tentar controlar ao máximo a ansiedade e buscar cada vez mais momentos de lazer, que poderão fazer com que os problemas de seu dia sejam esquecidos por um momento, ajudando no humor.

A realização de atividades físicas é também um dos métodos para que seja possível controlar o aumento de cortisol em seu corpo, principalmente quando associada a uma alimentação correta, com alimentos que possam apresentar uma taxa de proteína e nutrientes elevados. Para se tomar como exemplo, existem diversos tipos de medicamentos que podem acabar desempenhando esse papel, como é o caso de ovos e leites, e sementes.

Quando o excesso de cortisol no corpo é causado por outros tipos de problemas, como a ingestão de corticoides, o processo de tratamento é realizado de uma diferente forma, onde se vê a necessidade de retirar o uso do remédio ao longo dos dias, de forma muito gradativa, para que o corpo não sofra uma baque tão grande.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *