O que Não Pode Comer Quando Está com Dengue?

Dengue

A dengue é uma doença causada pela infecção viral de quatro sorotipos diferentes de um vírus pertencente ao gênero dos Flavivírus. São eles: DENV 1, DENV2, DENV 3 e DENV 4. O vírus é transmitido por um vetor, o que significa que não há transmissão direta de pessoa para pessoa. Neste caso não há necessidade de isolamento quando alguém está com a doença. O vetor para a transmissão do vírus é o mosquito pertencente ao gênero Aedes. No Brasil o principal mosquito transmissor do vírus da dengue é o Aedes aegypti.

Sinais De Alerta De Dengue

• Dores abdominais fortes e contínuas;
• Vômitos recorrentes
• Palidez, umidade e frieza na pele;
• Boca, nariz e gengivas com sangramento
• Sonolência ou agitação, confusão mental
• Sede excessiva, boca seca e ressecamento nos lábios
• Pulso rápido e fraco
• Dificuldade para respirar
• Em casos graves, perda de consciência
Sintomas da dengue
• Febre alta, com início súbito
• Dores na cabeça
• Dores atrás dos olhos, ficando intensa com movimentos e luminosidade
• Perda de apetite e de paladar
• Náuseas
• Vômitos
• Tonturas
• Cansaço e fadiga
• Manchas vermelhas na pele
• Moleza no corpo
• Dores musculares, nos ossos e articulações

Mosquito da Dengue

Mosquito da Dengue

Diagnóstico e Tratamento

O diagnóstico da dengue é feito normalmente apenas analisando os sintomas da doença e analisando também o contato com locais de foco e concentração dos mosquitos e de surtos da doença. Entretanto há alguns exames que confirmam e auxiliam no diagnóstico.

A prova do laço, onde o médico ou enfermeiro amarra o braço para prender a circulação por alguns instantes e analisa se há aparecimento de manchas avermelhadas na pele, é um dos principais exames rápidos para confirmar o diagnóstico da dengue. Outro exame é o hemograma. No hemograma o médico irá analisar a presença de trombocitopenia, que é sinal da dengue. Trombocitopenia é quando há constatação de quantidade muito baixa de plaquetas.

No atual momento, não há vacinas disponíveis para prevenção da dengue. A Anvisa possui uma vacina registrada, porém ela só está disponível em redes privadas de saúde. Mas não é qualquer pessoa que pode tomar esta vacina. Apenas que já tiveram dengue pelo menos uma vez. Ela deve ser administrada em 3 doses, com o intervalo de um ano entre as doses.

Diagnóstico da Dengue

Diagnóstico da Dengue

Para se curar da dengue não há tratamento específico. Nenhum medicamento elimina o vírus diretamente e não é exatamente efetivo nisso. Então o que os médicos recomendam normalmente são cuidados especiais em casa e tratamentos para aliviar os sintomas. Dentre os principais cuidados, podemos citar:
• Máximo repouso em casa;
• Ingerir de 3 a 5 litros de água durante todo o dia;
• Não ingerir nenhum medicamento sem antes consultar um médico;
• Hidratação intravenosa, em casos mais graves;

Prevenção

O mosquito transmissor do vírus da dengue, Aedes spp se reproduz com a presença de água parada. A fêmea precisa de locais com água limpa e sem movimentação para postar os ovos. Elas costumam fazer a postura de ovos em vasos de plantas, pneus, bacias, poças de água, etc. Por isso a melhor forma de prevenir que a doença é evitando focos de mosquito. Por isso a solução é relativamente simples: evite locais onde possa acumular água. Fure os vasos de plantas, vire bacias e recipientes para baixo, etc.

Além disso, usar roupas que minimizem a exposição da pele à picada do mosquito durante o dia e o uso de repelentes são táticas básicas para evitar a picada do mosquito, já que apenas assim é possível contrair o vírus. Para proteger a casa, é possível criar mosquiteiros e outras armadilhas para impedir a entrada de mosquitos na casa. Repelentes e inseticidas devem ser usados de acordo com as orientações do fabricante e em quantidades corretas, pois podem causar alergias.

Quais devem ser os cuidados com a alimentação quando se tem suspeita de dengue? O que evitar?
Primeiramente, devemos entender o que acontece com o corpo na dengue, para então entender O vírus da dengue causa alterações no funcionamento de todo o sistema circulatório no corpo. Ele favorece o aparecimento de hemorragias. Por isso devemos evitar qualquer tipo de alimento que contenha uma substância chamada salicilato. O salicilato promove coagulação tardia. Isso significa que se a pessoa tiver hemorragia interna ela pode perder sangue em excesso sem saber. Com isso ela só notará sintomas tardios e poderá ter gravíssimas complicações de saúde por isso. Quanto antes começar a tratar a dengue, mais chances de cura.

Prevenção da Dengue

Prevenção da Dengue

Todos os alimentos que contém substâncias como os salicilatos devem ser evitados. Além disso, aqueles que contêm ação trombótica também não podem ser ingeridos, pois causam o mesmo efeito de evitar coagulação sanguínea. Alguns exemplos de alimentos que contém salicilatos são: abricó, ameixa (fresca), amêndoas, amora, babatas, cereja, groselha, limão, maçã, melão, morango, nectarina, nozes, passas, pepino, pêssego, pimentas, tangerina, tomate, uva, laranja. Alimentos que possuem efeitos antitrombóticos são o alho, a cebola, o gengibre. Estes últimos não possuem salicilatos, mas possuem outras substâncias que evitam a formação de coágulos, por isso devem também ser evitados.

Existem ainda alimentos que, indiretamente, contribuem para a piora dos sintomas de dengue e podem causar sérios problemas. Alguns alimentos possuem derivados de salicilatos, com isso eles diminuem a disponibilidade de vitamina, folato, ferro, potássio e proteínas do plasma. Além disso, contribuem para uma excreção maior de vitaminas, como a B1 e a B6 na urina. Isso pode causar alterações no estômago, alergias, e no equilíbrio ácido-básico, causando hemorragia e possível anemia.

Medicamentos Que Devem Ser Evitados

Alguns medicamentos, além dos salicilatos (como o AAS), podem interferir na absorção de algumas vitaminas importantes para prevenir hemorragias. O paracetamol interfere na disponibilidade de vitamina B1, B6 e K.
Mas mais do que evitar esse tipo de alimento, devemos nos preocupar também no principal cuidado para curar da dengue. Isto é, hidratação. Quando uma pessoa está com dengue ela deve ingerir uma quantidade muito maior de água – entre 3 e 5 litros de água. Para calcular com mais precisão, calcule 80mL de água para cada quilo de peso corporal, por dia. O ideal é ingerir água o dia todo, não de uma vez. Para manter o corpo hidratado todo o tempo. A hidratação é essencial para que as células possam curar a infecção viral com sucesso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *