O Que Beber Quando Se Está Com Dengue?

Nossa saúde sempre está propícia a sofrer alguns problemas de acordo com novas mutações genéticas que resultam em novos vírus, bactérias ou protozoários. A tecnologia consegue ajudar muito no combate a essas doenças, mas vemos que nem sempre são eficazes.

Imagina viver na época da peste negra ou então da Gripe Espanhola? Dezenas de pessoas morreram com essas doenças, as tornando parte da história da humanidade. Sabemos que a maioria dessas doenças sempre estiveram ligadas com a falta de pensar em cuidados com a higiene, saneamento básico e falta de informações.

Com o tempo esses quesitos foram melhorando, mostrando cada vez mais difícil de se estender grandes pandemias. Até o ano de 2020, em que o Covid-19 veio para mostrar que ainda sim há muito a se melhorar em relação a higiene básica e a falta de instrução são bem grandes por todo o planeta. E isso nos faz refletir a quantidade de doenças que se originam de problemas parecidos.

Em pleno século XXI, vemos que as pessoas não possuem uma conscientização plena do que pode trazer danos a sua vida. Muito disso vai de como a informação chega para elas, não podemos dizer que ela chega de maneira igual para todos. A desigualdade social sempre existiu e sabemos que sempre as pessoas menos favorecidas são as mais atingidas por doenças desse estilo.

As pessoas que possuem maior poder aquisitivo sempre conseguem arrumar brecha para uma cura, ou qualquer privilégio possível. É claro que as injustiças sempre acontecem e isso traz a situações parecidas com a que estamos vivendo atualmente.

A verdade é que essa é umas das várias doenças que vem eclodindo no mundo nos últimos anos, seja a gripe suína, ebola, Zica vírus, dengue, entre outras que vem se mostrando cada vez mais forte.

Saúde E Cuidados Pessoais

Mosquito da Dengue

Mosquito da Dengue

Antes de pensarmos em doenças causadas por esses agentes externos, há muitas outras que precisam ser prevenidas pela própria pessoa relacionadas a cuidados com a saúde no cotidiano com atitudes mínimas que podem te tornar mais fortes para o futuro.

Esses cuidados são básicos e podem começar com simples atividades físicas, mantendo a rotina sempre para movimentar o corpo e deixar sempre as articulações bem preparadas. As atividades físicas vão além de exercitar o corpo, mas também a mente, sendo essencial para uma boa forma.

Outro ponto importante é a alimentação, que com tantas tecnologias atualmente tem se tornado cada vez mais perigosa. Os alimentos se tornam cada vez mais processados, menos naturais e saudáveis. E na maioria dos casos sabemos que são sempre muito gostosos e acabam atraindo nossa atenção. A alimentação é de extrema importância pois há muitos componentes que podem ajudar a manter todas as funções do nosso corpo que só conseguem ser mantidos por conta do que ingerimos. Não podemos esquecer que há muitas comidas que podem ocasionar doenças futuras como diabetes, obesidade, colesterol alto, entre outras.

A higienização de modo geral também é essencial, seja uma higienização própria ou então do ambiente em que vive. Seja lavar sempre as mãos, manter os dentes escovados, tomar banho regularmente, entre outras atividades que são básicas até como limpar casa e outras atitudes durante o dia-a-dia.

Surtos Virais

Como citado, nos últimos trinta anos os surtos virais tiveram um grande aumento e a maioria deles estão espalhados pelo mundo, alguns com curas outros ainda matam milhares. Há alguns estudos que dizem um pouco mais sobre como os vírus têm se comportado e alguns motivos plausíveis para que eles tenham aumentado.

O primeiro de todos seria a quantidade de pessoas que o planeta comporta atualmente, chegando a aproximadamente 7,7 bilhões de pessoas, ou seja, a aglomeração de pessoas faz com que as pessoas se contaminem mais fácil.

Alguns vírus possuem uma maneira de transmissão diferente do restante, não sendo emtre humanos, mas precisando de um hospedeiro, como por exemplo a dengue e o Zika que se encontram nos mosquitos Aedes aegypti. Esse tipo de mosquito se alimenta de sangue humano e assim conseguem contaminar o humano picado. O problema de vírus dessa maneira é sua grande proliferação que ocorre principalmente em locais mais úmidos, povoados e quentes.

Outra grande aposta para o número de vírus circulando pelo mundo é exatamente a grande movimentação de pessoas, que levam e trazem mutações consigo de todos as partes do mundo, é bem possível ver isso com o avanço tecnológico dos meios de transporte.

Dengue

Mulher Com Dengue

Mulher Com Dengue

Doença tão perigosa quanto o Corona vírus e que tem sido muito deixada de lado por conta da Pandemia.

Infelizmente a dengue é uma doença muito presença no Brasil devido ao clima propício e ao descuido da população com a água parada. É bem conhecida pela maioria da população principalmente pelos seus sintomas febris.

É causada por um arbovírus, que só conseguem se reproduzir em um hospedeiro inicial, que no caso da dengue é o Aedes aegypti como foi comentado acima.

Existem quatro tipos de vírus da doença, sendo chamados de sorotipo 1,2,3 e 4. Esse mosquito precisa de água parada para se reproduzir e por isso o período mais comum de acontecer alguns surtos são os chuvosos. Por isso há tantas campanhas espalhadas pelo Brasil todo tentando combater o vírus através de atitudes mais higiênicas em relação a isso.

Não é uma doença que possui muitas restrições de pessoas, ou seja, qualquer pessoa pode ser picada e adquirir a dengue. Algumas claro, se possuem um sistema imunológico mais fraco podem ter casos mais graves. Há alguns níveis as quais a doença pode atingir, trazendo até a morte em alguns casos.

Os principais sintomas são dores muscular, mal estar, febre, falta de apetite e manchas no corpo. Algumas pessoas não sentem nenhum sintoma, mas em casos extremos o sintoma mais forte é sem dúvidas a febre alta. Até os dias atuais não se possui nenhuma vacina para dengue, mas na maioria dos casos a doença se cura de forma espontânea em torno de dez a vinte dias.

O que pode acontecer de mais grave são os choques hemorrágicos, que podem fazer a pessoa perder cerca de um litro de sangue, complicando a circulação do corpo, gerando grandes riscos a vida da pessoa.

Hoje em dia o diagnóstico para a dengue é bem rápido e simples, podendo ser feito na maioria dos hospitais e postos de saúde através de um exame laboratorial.

Tratamento

Sintomas da Dengue

Sintomas da Dengue

A hidratação é com certeza a forma mais eficaz de se tratar, já que a doença não possui um tratamento específico. A hidratação mais eficiente é de preferência a água. Em alguns casos é feito por ingestão oral e em casos mais sérios é necessário que seja intravenosa, ou seja, soro na veia. Outras formas interessantes de aliviar os sintomas são o repouso e sempre consultar o médico e não se automedicar, pois muitos medicamentos são contra indicados em caso de suspeita de dengue.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *