Como é a Dor de Cabeça da Dengue?

As pessoas até se descuidam, se esquecem de certos cuidados básicos, mas dengue continua aí, e estamos correndo o mesmo risco de sempre. Mesmo diante de tantos trabalhos de conscientização, ainda percebemos muitas pessoas negligenciando essa doença.

Algumas, inclusive, não sabem sequer identificar quais são, de fato, os sintomas da dengue. Além disso, há ainda muitas pessoas com dúvidas a respeito desse assunto.

Por isso, no post de hoje, iremos conhecer várias curiosidades sobre essa doença e sobre o mosquito transmissor (Aedes aegypti), que irão ajudar a sanar as principais dúvidas de muitas pessoas. Continue lendo para conferir tudo aqui:

1 – Como É a Dor De Cabeça Da Dengue?

Uma dor de cabeça é algo que incomoda demais. E, no caso da dengue, ela é ainda mais incômoda. Afinal, a dor de cabeça da dengue é bem severa e intensa. Por isso, é mais fácil saber quando ela pode estar indicando sinais de dengue.

2 – Como Tratar a Dor De Cabeça Da Dengue, a Febre, E Demais Dores E Sintomas?

O Paracetamol é o medicamento mais usado para tratar a dor de cabeça e demais sintomas da dengue. Porém, ele deve ser tomado exatamente na dose e nos horários prescritos por um médico. Afinal de contas, doses muito altas podem causar uma lesão hepática.

3 – Pode Tomar Dipirona?

Dipirona

Dipirona

Não se deve usar medicamentos com dipirona em sua composição, uma vez que eles podem abaixar a pressão e, em alguns casos, eles costumam provocar o surgimento de manchas na pele, que são bem semelhantes às manchas da dengue.

4 – Ácido Acetilsalicílico

Também não se deve ingerir nenhum medicamento com ácido acetilsalicílico, pois eles aumentam as chances de um sangramento.

5 – Anti-inflamatórios

Outro grupo de medicamentos que também deve ser evitado é o dos anti-inflamatórios. Eles não devem ser consumidos como um antitérmico, pois também aumentam os riscos de vários efeitos colaterais, como é o caso de reações alérgicas e hemorragia digestiva, por exemplo.

6 – Hidratação É O Melhor Remédio

Os médicos recomendam muita hidratação. O paciente deve beber a máximo de líquido possível. E deve evitar bebidas como o café e o chá preto, por exemplo.

7 – Diagnóstico Inicial Da Dengue

Inicialmente, é feito o diagnóstico clínico do paciente, que consiste no exame físico e no histórico do paciente. É fundamental avaliar se o paciente não está com leptospirose, ou com doença meningogócica, por serem problemas tratados com antibióticos.

Depois da realização do exame clínico do paciente, é comum o médico solicitar alguns exames, como contagem de plaquetas e hematócrito, para obter mais informações relevantes.

Porém, é importante frisar que os exames também não comprovam efetivamente o diagnóstico da dengue, pois inúmeras outras infecções também podem levar à alteração nos resultados.

Para a confirmação do diagnóstico, pode-se realizar uma sorologia, que consiste em um exame capaz de comprovar a presença dos anticorpos que atuam contra o vírus da doença, que fica reativa, ou positiva, a contar do 4° dia da doença.

8 – É Preciso Aguardar O Resultado Do Exame Sair Para Dar Início Ao Tratamento?

Paciente Com Dengue

Paciente Com Dengue

Não. Os resultados dos exames podem demorar muito tempo para serem disponibilizados. Com isso, o tratamento pode ser prejudicado.

Depois que o médico realizar o exame clínico e constatar a doença, o paciente já deve dar iniciar o tratamento, que é feito, na maior parte dos casos, com uma solução usada para a reidratação oral, que se encontra disponível nos Serviços de Saúde. Este procedimento deve ter início o mais rápido possível.

9 – Uma Pessoa Pode Pegar a Dengue Mais De Uma Vez?

Sim. Uma única pessoa pode contrair a dengue até 4 vezes. Afinal, existem 4 tipos diferentes, que são 1, 2, 3 e 4. Porém, quando uma pessoa pega um dos 4 tipos, ela ficará permanentemente protegida contra o mesmo tipo.

10 – Todas as Pessoas Que Forem Picadas Pelo Aedes Aegypti Ficarão Doentes?

Não. Antes de mais nada, o mosquito deve estar contaminado pelo vírus. Por isso, metade das pessoas picadas pelo Aedes aegypti, aproximadamente, não apresentam nenhum sintoma.

11 – Depois De Ter Dengue, O Paciente Terá Algum Tipo De Sequela?

Não. Em geral, a recuperação tende a ser total. O paciente pode apresentar somente uma sensação de cansaço por alguns dias. Porém, ela irá desaparecer logo.

12 – Somente as Fêmeas Transmitem a Dengue

Mosquito da Dengue

Mosquito da Dengue

As fêmeas do Aedes aegypti são as únicas a picarem os seres humanos, uma vez que elas precisam do sangue para podem maturar os seus ovos. Elas também picam, preferencialmente, pessoa com roupas escuras, e que apresentem algum tipo de odor, como o chulé, por exemplo.

13 – Quantidade De Ovos E Quantas Pessoas Uma Fêmea Consegue Picar

As fêmeas são capazes de botar cerca de 500 ovos. E conseguem picar em torno de 300 pessoas no decorrer da sua vida, que varia entre 30 e 45 dias.

14 – Somente Seres Humanos Pegam a Dengue

Ainda que o mosquito pique outros tipos de animais, eles só transmitem a dengue para as pessoas.

15 – Dengue Hemorrágico – O Que É?

Trata-se da forma mais severa da doença. Nesse caso, a doença pode levar, além dos sangramentos, à baixa pressão arterial (choque). A doença pode se agravar no momento em que a febre começar a reduzir. Por isso, a fase mais perigosa está nos 3 dias após a febre começar a diminuir. E podem surgir se algumas dessas alterações surgirem:

  • Sangramentos
  • Dor no fígado (no lado direito das costelas)
  • Fezes bem escuras, que mais se parecem com borra de café
  • Pele pegajosa e fria, com suor frio
  • Desmaios e tonteiras

16 – O Que a Pessoa Deve Fazer Se Alguma Dessas Alterações Surgir?

Ao notar qualquer uma dessas alterações, o paciente deve procurar o Serviço de Saúde imediatamente. Pois o agravamento pode levar à morte, se a doença não for tratada a tempo.

17 – Quem Já Teve Dengue, Se Contrair a Doença Novamente, Será, Necessariamente, Dengue Hemorrágica?

Não. Apesar de essas pessoas apresentarem um risco maior, uma vez que já está imune ao tipo de dengue que já pegou, a pessoa pode contrair qualquer outro tipo de dengue, e não contrair, necessariamente, dengue hemorrágica.

Por isso, apesar de ouvirmos muito falar sobre as formas de prevenção da doença, é sempre bom reforçar a necessidade de cada pessoa fazer a sua parte.

É essencial eliminar os criadouros dos insetos, todo e qualquer local onde possa ficar água parada (limpa ou suja). O mosquito pode botar até nas plantas. Por isso, evite água parada a todo custo. Sem dúvida, essa medida é uma das principais formas de combater o Aedes aegypti.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *