Quando Aparecem as Manchas da Dengue? Quando Desaparecem?

Dor de cabeça, febre alta, dores nas articulações e nos músculos são os principais sintomas da dengue. Porém, conforme a Vigilância Sanitária, existe uma grande quantidade de indivíduos que adoeceram e apresentaram manchas avermelhadas na pele.

Inclusive, as manchas também estão entre os sintomas da dengue, porém, elas são menos frequentes. Por um bom tempo, elas não eram tão comuns como agora.

Conforme os especialistas, o aumento nos casos de paciente com manchas pelo corpo, resultantes da dengue, é devido ao fato de o vírus passar por mutações constantemente. Sem contar que, em cada organismo, o vírus se manifesta de uma forma diferente, e o corpo de cada pessoa também reage de maneira distinta.

A Manchas da Dengue

Hoje em dia, é muito mais comum os pacientes com dengue apresentarem manchas pelo corpo. E elas causam coceira intensa em grande parte dos casos. Porém, nem todas as pessoas que apresentam as manchas sentem essa coceira.

As manchas da dengue se parecem bastante com manchas de rubéola. Em geral, elas aparecem mais comumente nas pernas e no tórax.

Mas, quando aparecem as manchas da dengue e quando elas desaparecem?

Em geral, as manchas da dengue aparecem logo os demais sintomas, por volta do 4° dia, na maioria dos casos, que é quando a doença começa a se manifestar. E desaparecem dentro de 7 dias, normalmente, da mesma forma que acontece com os demais sintomas.

Manchas da Dengue

Manchas da Dengue

Porém, como dissemos, não são todos os pacientes que apresentam manchas pelo corpo. Da mesma forma que elas também não costumam causar coceiras em todos os pacientes. Por isso, é preciso ficar atento para saber identificar corretamente a dengue, caso sinta os sintomas da mesma.

Como Identificar a Dengue?

Os sintomas mais comuns, que são apresentados pelos pacientes com dengue são:

  • Dor de cabeça
  • Manchas avermelhadas pelo corpo
  • Febre alta, superior a 38,5°C (sintoma mais frequente em pacientes com dengue)
  • Falta de apetite
  • Dores nas articulações e nos músculos bem intensas
  • Mal estar
  • Dores ao movimentar os olhos

Portanto, para uma pessoa começar a suspeitar de dengue, ela deve apresentar, no mínimo, 3 dos sintomas descritos acima. Nesse caso, é preciso procurar por uma unidade de saúde o quanto antes.

A dengue na versão clássica é a mais conhecida, por ser a mais comum de todas. Normalmente, ela dura em torno de 1 semana, não oferecendo maiores riscos para o paciente. O seu sintoma mais comum é febre alta, que começa de uma forma bem abrupta. Sem contar com as dores pelos músculos e articulações, e nos ossos.

Além disso, a doença pode resultar em outros problemas e sintomas, como vômitos, náuseas, inflamação do fígado, enjoo, redução na quantidade de células brancas do sangue, hepatite leve, diarreia e vermelhidão pela pele.

No caso da dengue hemorrágica, ela apresenta os mesmos sintomas da dengue clássica. No entanto, ela pode levar o indivíduo à morte.

Apesar de não ser causada em consequência da dengue mais comum, o fato de o paciente já ter tido essa forma mais leve da doença, aumenta as chances de o mesmo contrair a dengue hemorrágica.

Afinal de contas, uma vez que um individuo contrai um tipo de dengue, ele se torna imune a esse tipo. E o próximo tipo contraído sempre será mais grave.

Portanto, se for acometido com a dengue novamente, será um tipo diferente. Existem tipos de dengue, sendo que a dengue hemorrágica é considerada como a mais perigosa.

A dengue é tratada apenas com analgésicos, sendo o Paracetamol o mais comum; com muita hidratação, seja pela ingestão oral, seja pela veia; medicamentos para evitar que o paciente fique fazendo vômitos; além de banhos, para reduzir a febre.

Porém, nem sempre o paciente com dengue apresenta sintomas. Trata-se da dengue assintomática.

Diferenças Entre os 4 Tipos de Dengue

Mosquito da Dengue Picando

Mosquito da Dengue Picando

Os 4 tipos da dengue são provocados pelos Aedes aegypti. Apesar de haverem variações diferentes, elas são tão pequenas, que causam, basicamente, os mesmos sintomas. Com exceção da dengue hemorrágica, que é a forma mais intensa e perigosa da doença.

Os 4 tipos de dengue são:

  • DENV-1: cujo surgimento no Brasil se deu no ano de 86.
  • DENV-2: tendo surgido no ano de 1990 aqui no Brasil.
  • DENV-3: com surgimento no Brasil no ano 2000.
  • DENV-4: que surgiu pela 1° vez no Brasil no ano de 2010, em Roraima.

Quanto aos sintomas dos 3 primeiros tipos de dengue, que são as formas mais brandas da doença, eles são os mesmos. Porém, todo indivíduo que adquire mais de uma vez a doença tende a apresentar sintomas mais intensos.

Além disso, o risco de ter uma dengue hemorrágica aumenta muito em cada novo episódio da doença. Dentre os sintomas da dengue hemorrágica, além dos sintomas comuns dos demais tipos de dengue, também estão:

  • Confusão e agitação metal.
  • Pele fria, e com aspecto úmido e palidez.
  • Hemorragia pela boca, pelo nariz e até pela gengiva.
  • Muita sonolência e sede em excesso.
  • Falta de ar.
  • Perda da consciência.

Dengue, Chikungunya e Zika: Quais as Diferenças?

Todos esses 3 tipos de infecções possuem o mesmo vetor como transmissor. Ou seja, todos são transmitidos pelo Aedes aegypti. Os sintomas dessas doenças são bem semelhantes. Porém, há algumas características mais específicas de cada uma, que ajuda na identificação correta de cada caso.

Confira abaixo, portanto, os principais sintomas das outras duas doenças:

1 – Zika

  • Ausência de febre, ou estado subfebril por 1 ou 2 dias (38°C).
  • As manchas na pele começam a surgir logo no 1° ou no 2° na maior parte dos casos
  • As dores nas articulações são de leve a moderadas.
  • Coceira de moderada a mais intensa
  • Dentre outros.

2 – Chikungunya

Chikungunya

Chikungunya

  • Febre alta, superior a 38° C, a partir do 2° ao 5° dia, e com duração de 2 a 3 dias.
  • Manchas na pele surgindo entre o 2° e o 5° dia na parte dos casos.
  • Dores nas articulações com frequência, e com intensidade de moderada a mais intensa em grande parte dos casos.
  • Coceira: leve

Portanto, ao notar a presença de 3 ou mais dos sintomas descritos, é essencial procurar um posto de saúde o mais rápido possível. Além disso, não tome qualquer medicamento, pois isso pode agravar a doença, e causar problemas muito sérios de saúde.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *