Quando a Dengue É Grave? Como Saber?

Dengue

A dengue é uma doença que se espalhou pelo Brasil alguns anos atrás e que em alguns momentos ficou fora de controle, na época de verão acontece normalmente um aumento de casos muito grande, isso se dá por causa de vários descuidos. Geralmente as prefeituras e governos locais costumam fazer uma grande campanha de conscientização sobre essa doença, de modo a evitar o seu contágio e evitar os locais de criação de mosquitos, as medidas de prevenção são bem simples, uma vez que o mosquito Aedes aegypti se reproduz essencialmente em agua parada, mas mesmo assim entra ano e sai ano e as pessoas acabam cometendo os mesmos descuidos.

Há alguns tipos de dengue diferentes, alguns são mais brandos, enquanto outros podem ser bem mais intensos, no total são 4 tipos (sorotipos) de dengue, classificadas como dengue tipo 1, dengue tipo 2, dengue tipo 3 e dengue tipo 4. Normalmente cada tipo tem surto em um lugar a cada época de epidemia. Cada tipo tem as suas próprias implicações quanto a sintomas e consequências, além disso, a dengue tem uma resposta diferente a cada diferente organismo que ela atinge, por isso é difícil estipular exatamente como cada pessoa vai reagir, o corpo reage de maneiras variadas.

No entanto, quando há sintomas eles têm um padrão muito típico da dengue, que incluem febre bem alta, dor nos olhos e dores de cabeça bem fortes, o quadro de dor também pode incluir fortes dores musculares e em pontos de articulações corporais, além de que também pode apresentar sintomas muito parecidos como sintomas da infecção de gripe, geralmente esses “mais leves” são os primeiros sintomas a aparecer e no início ela pode ser confundida com a gripe.

Os sintomas da dengue normalmente aparecem entre o quarto e o décimo dia, após uma pessoa ser picada pelo mosquito Aedes aegypti, e os medidos costumam classificar essa doença em três fases principais, sendo a primeira fase, a fase da febre alta e intensa, a segunda fase é chamada de fase crítica da doença e a terceira fase é a fase em que começa o processo de recuperação do paciente.

Dengue

Dengue

A fase mais preocupante entre todas é a fase conhecida como fase crítica, ela ocorre normalmente entre o terceiro e o sexto dia da doença (dos sintomas manifestados), ela é muito perigosa pois nela é que aparecem as consequências graves, se caso o paciente desenvolver complicações, é importante dizer que nem todos os afetados pela dengue apresentam sintomas graves, mas os que apresentam deve ser levados imediatamente ao hospital, pois se for se manifestar a chamada dengue grave, é nesse momento que vai ser realizada a sua identificação.

É importante esclarecer que o que antes se chamava de dengue hemorrágica hoje se conhece por dengue grave, esse termo médico foi alterado nos últimos anos. O que acontece nessa fase são alterações internas no plasma, no sangue e na permeabilidade vascular, o que pode levar uma pessoa a não resistir a essa doença.

Quais São Os Sintomas Clínicos Alarmantes Para Os Pacientes Que Estão Com Um Quadro De Dengue?

Sintomas da Dengue

Sintomas da Dengue

Os sintomas mais graves que a dengue pode apresentar, devem ser prontamente identificados se eles por acaso aparecerem e a pessoa doente deve ser imediatamente levada ao hospital. São eles dores muito intensas na região abdominal, essas dores além de intensas elas são também contínuas, ou seja, elas não têm pausa, duram por grandes períodos de tempo, vômitos contínuos (vômitos persistentes) que acontecem várias vezes. Há também a ocorrência de sintomas tais quais os que são chamados de hipotensão postural ou ainda de lipotimia, que nada mais são do que quadros de muita tontura e até mesmo de desmaios.

Um outro sintoma que não é tão nítido visualmente falando é a chamada hepatomegalia dolorosa, que consiste em um anormal aumento do tamanho no fígado do paciente, nos casos graves há também a ocorrência de sangramentos que podem ser em diferentes partes do corpo, inclusive nas gengivas ou no nariz (que acontece mais), além de que na dengue grave normalmente há o surgimento de hemorragias que podem ser internas, inclusive nesse caso é comum que saia sangue durante o vômito e também nas fezes.

Outros sintomas ainda podem ser considerados sinais de alerta e devem ser avaliados por um profissional da área da saúde, como a diminuição do fluxo do xixi (urina), a alta sonolência em períodos incomuns e um consequente aumento da irritabilidade, podem acontecer também quadros de hipotermia e alterações no quadro respiratório, desde pequenos desconfortos, até grandes mudanças e desconfortos.

O problema da dengue é que uma pessoa para ser imunizada pela doença ela tem que pegar a doença, só que como há 4 diferentes sorotipos de dengue, a pessoa teoricamente teria que ter tido os quatro tipos para se tornar imune ao mosquito, o ponto é que a cada ocorrência da doença, a chance de apresentar sintomas graves é maior e com isso o perigo também. Não existe registros de pessoas que pegaram dois tipos de dengue ao mesmo tempo, uma vez que cada região conta apenas com um tipo de vírus por época, normalmente não circulam dois tipos em um mesmo lugar ao mesmo tempo, ele costuma variar ano a ano.

Na dúvida não vale a pena se arriscar a passar pelos 4 tipos possíveis de dengue, uma vez que a cada infecção a chance de dengue grave se torna maior, com isso também aumenta a gravidade da doença. No caso os sintomas de todos os 4 tipos de vírus são os mesmos, eles não mudam, eles somente se alteram quando a dengue se transforma em dengue grave, o que gera um caso de perigo clinico.

O vírus do tipo 3 e o vírus do tipo 4 são atualmente os mais comuns, sendo a dengue do tipo 4 ainda mais disseminada em nosso país, os outros dois tipos são mais contidos, um exemplo disso, é que eles estão presentes no Brasil desde a década de 80 e 90 respectivamente, mas nunca alarmaram tanto como aconteceu com a chegada dos outros dois tipos, que causaram verdadeiras mudanças e problemas na saúde pública do país, fazendo com que houvesse a ocorrência de grandes campanhas de conscientização, mobilizando muitos agentes públicos de saúde.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *