Como Saber Se Uma Pessoa Está Com Dengue?

A dengue é uma doença muito séria, que pode levar à morte, dependendo do tipo que a pessoa contrair. Porém, muitas pessoas ainda confundem os seus sintomas. Por isso, elas sentem grande dificuldade em identificar se está com dengue ou não.

Então, como saber se uma pessoa está com dengue? No post de hoje, vamos detalhar o que é preciso para saber isso, e como proceder. Continue lendo e descubra tudo aqui.

Confirmando o Diagnóstico de Dengue

Na verdade, o diagnóstico que os médicos fazem, para confirmar se um paciente está ou não com dengue, é verificando os sintomas que o mesmo está apresentando. Além disso, também são feitos exames laboratoriais, como é o caso do exame de sangue (hemograma), exames bioquímicos e isolamento do vírus, por exemplo.

Após os exames, o médico tem condições de identificar qual é o tipo do vírus, assim como o melhor tratamento para cada caso também.

Os principais sintomas da dengue são:

  • Febre maior que 38,5°
  • Dor quando movimenta os olhos
  • Manchas pelo corpo no tom avermelhado
  • Sensação de mal estar
  • Dor de cabeça
  • Falta de apetite
  • Dores intensas nas musculaturas

Sendo assim, se o paciente sentir febre, e esta vier acompanhada de 2 dos sintomas acima, ou mais, ele deve procurar o médico o mais rápido possível para que possa fazer os exames e dar início ao tratamento, se for mesmo dengue.

Como Identificar os Sintomas da Dengue

Abaixo, nós iremos descrever as maneiras mais fáceis de você identificar os sintomas da dengue. Acompanhe com atenção:

  • Realização de um exame clínico

Nesse exame, o médico avaliar o estado físico do paciente, conforme os sintomas que o mesmo relatou estar sentindo. No caso da dengue clássica, os sintomas mais comumente apresentados pelos pacientes são:

1 – Dores musculares por todo o corpo.

2 – Dor intensa de cabeça.

3 – Vômitos, tonturas e náuseas.

4 – Dores no fundo dos olhos.

5 – Manchinhas vermelhas por todo o corpo, que podem coçar ou não.

6 – Dores ao movimentar as articulações.

Em se tratando da dengue hemorrágica, dentre os sintomas, também pode haver sangramento em excesso. Estes, em geral, costumam se manifestar através de manchas vermelhas sob a pele, sangramentos no nariz frequentes, hematomas sangramento na gengiva.

Mosquito da Dengue

Mosquito da Dengue

Normalmente, os sintomas começam a aparecer entre 4 e 7 dias depois que houve a picada do mosquito que se encontrava infectado. É comum o indivíduo começar sentindo febre superior a 38°C. Passadas algumas horas, outros sintomas também começam a aparecer.

Dessa forma, se houver também a presença de sangue, é fundamental procurar ajuda médica o mais rápido possível, para a realização de exames para confirmar se é dengue ou não, e começar com o tratamento o mais breve. Afinal de contas, nos casos mais graves da doença, ela pode acabar afetando tanto o fígado quanto o coração.

  • Teste Mais Rápido

Esse teste tem sido muito usado para diagnosticas casos de dengue. O resultado sai com cerca de 20 minutos. Com isso, é possível dar início ao tratamento mais rapidamente. No entanto, esse teste não consegue identificar outras doenças transmitidas pelo mesmo mosquito, como é o caso da Chikungunya e da Zika.

Dessa forma, é comum o médico também pedir a realização de um exame de sangue comum, no intuito de verificar se o paciente não está apresentando nenhuma dessas doenças.

Esse teste rápido é grátis. Além disso, em qualquer posto de saúde no país é possível realiza-lo. Como não é necessário fazer jejum, o exame pode ser feito a qualquer hora.

  • Prova Do Laço

    Prova Do Laço

    Prova Do Laço

Mais um exemplo de exame rápido, que serve para verificar o quão frágeis estão os vasos sanguíneos, bem como se eles apresentam tendência a sangrarem. Por isso, esse exame é muito realizado quando os médicos estão suspeitando de dengue hemorrágica.

A realização desse exame consiste na interrupção do fluxo sanguíneo no braço. Em seguida, observa-se se não surgiram manchas vermelhas. Quanto maior for o volume de pontos vermelhos apresentados, maior também será o risco de haver um sangramento.

Ainda que a OMS (Organização Mundial de Saúde) indicar grande parte dos exames para a realização do diagnóstico da doença, esse exame pode acabar apresentando um resultado falso, se o paciente estiver usando certos tipos de medicamentos, como é o caso de corticoides e de Aspirina, por exemplo. Ou ainda se for mulher em pré ou na pós menopausa.

  • Testes Sorológicos

Outro exemplo de teste que visa identificar a dengue é o teste sorológico. Ele atua através da concentração das imunoglobulinas IgG e IgM no sangue. A concentração dessas proteínas pode sofrer alteração em caso de uma infecção.

No caso do IgM, a sua concentração aumenta bem assim que o vírus entra em contato com o organismo do indivíduo. E o IgG tem a sua concentração aumentada depois, porém, também na fase aguda da dengue. E sua quantidade permanece alta no sangue. Por isso, ela é um bom indicador da doença, uma vez que, para cada infecção, ele atua de uma forma diferente.

Esse teste é comumente solicitado para complementar um outro exame, de isolamento do vírus, que descreveremos abaixo. Nesse caso, é preciso coletar o sangue em torno de seis dias depois que os sintomas começaram a aparecer. Dessa forma, verifica-se mais corretamente como as imunoglobinas estão concentradas.

  • Isolamento do Vírus

Um exame que visa identificar se o vírus se encontra na corrente sanguínea, e determinar o sorotipo. Dessa forma, permite-se um diagnóstico para outros tipos de doenças que a picada do Aedes aegypti pode casar, as quais apresentem sintomas similares. Sem contar que, dessa forma, o médico pode indicar o melhor tratamento para cada caso, que seja específico para a doença.

Para realizar o isolamento, usa-se uma amostra de sangue, a qual precisa ser coletada logo que o paciente começar a sentir os sintomas da dengue.

Depois de coletado, o sangue deve ser enviado ao laboratório, para que sejam feitos procedimentos para o diagnóstico molecular, como é o caso, por exemplo, do PCR, o qual permite identificar se há ou não a presença no sangue do vírus da dengue.

  • Exames Bioquímicos

Os exames das enzimas hepáticas TGP e TGO, assim como a dosagem de albumina, são os exames bioquímicos mais solicitados. Eles ajudam a identificar o quão comprometido está o fígado.

Se a dengue estiver em um estágio avançado, esses exames conseguem mostrar que a concentração de albumina diminuiu. Assim como também é possível identificar se há na urina a presença de albumina. Bem como uma maior concentração de TGP e de TGO no sangue, que indica que o fígado está danificado.

  • Exame de Sangue

    Exame de Sangue

    Exame de Sangue

O coagulograma e o hemograma são muito solicitados para identificar a dengue, em especial no caso da dengue hemorrágica. É possível identificar no hemograma variáveis quantidades de leucócitos, podendo levar à leucocitose, ou seja, aumento no volume de leucócitos; ou a leucopenia, que consiste no contrário, na redução dos leucócitos.

Enfim, essas são as formas mais comumente usadas para diagnosticar a dengue.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *