O câncer é hoje considerado a doença do século. Atinge diversas pessoas ao redor do mundo, e seu processo de recuperação acaba sendo muito cansativo para os indivíduos que acabam sendo reféns dessa situação.
Porem, o pensamento positivo pode ser sempre uma boa forma de se manter firme no processo de tratamento, na espera de bons resultados.
Um dos maiores problemas relacionados ao câncer, pode ser observado a partir da controlarão da reprodução das células cancerígenas. Isso porque, ainda é muito difícil para os especialistas desenvolverem técnicas em que o aceleramento do câncer seja freado.
O controle do câncer ainda não é tão desenvolvido, e por isso, acaba não sendo tão simples trata-lo. Porém, diversos especialistas ao redor do mundo chegarão a conclusão de que o conhecimento do aparecimento e combater ao câncer está hoje muito mais avançado, e que ao longo de mais alguns anos, novas descobertas poderão fazer com que o conhecimento de seu desenvolvimento seja descoberto de uma forma completa, para que possam barra-lo.
As principais apostas para que esses estudos sejam realizados de uma forma mais positiva, são feitos em cima de analise de sequenciamento genético, além da imunoterapia. Os números de pessoas hoje que apresentam câncer no Brasil é muito grande, e no ano de dois mil e dezenove, segundo algumas pesquisas, podem afetar mais de seiscentas mil pessoas.
Segundo a OMS, se não houver nenhum tipo de descobertas que possa prevenir ou barrar o desenvolvimento do câncer, por volta de dois mil e trinta, um numero que pode chegar a vinte e sete milhões de pessoas, podem ser vítimas dessa doença tão cruel.
O Câncer A 20 Anos
Apesar de hoje em dia, a maioria da população estar a par de como é, e como o câncer desenvolve, há algumas décadas atrás diversas pessoas sofriam preconceitos por estarem doentes.
Podemos voltar para a década de vinte, onde as pessoas que acabavam tendo câncer eram tratadas de uma forma muito diferentes, sendo excluídas da sociedade muitas vezes por serem associadas com pessoas que eram portadoras de Lepra. As pessoas acreditavam que ao ficar peto de pacientes com câncer, iriam ficar doentes também, pôr na época se acreditar que câncer era extremamente contagioso.
Por isso, nessa mesma época, diversas pessoas se juntaram para criar um certo tipo de inspeção, onde pessoas realizavam uma desinfestação dos corpos de pessoas que já haviam morrido acometidas do câncer.
O pensamento e a tecnologia dessa época eram muito restritos e isso acabava fazendo com que aliado a ditados populares, diversas teorias se formassem. Algumas das principais delas são a partir do surgimento do câncer, onde se acreditava que vírus e bactérias eram os principais responsáveis pelo desenvolvimento do câncer no corpo de uma pessoa.
Hoje, os cientistas e médicos já conseguiram combater de frente esse tipo de pensamento e podem afirmar que o principal fator predominante para o aparecimento do câncer é o avanço da idade.
Pode-se observar que a recorrência de câncer hoje em pessoas mais velhas é muito grande, e diversos fatores põem explicar esse desenvolvimento.
Sabemos que a má alimentação, vícios como cigarros e bebidas alcoólicas também são causadores do aparecimento de câncer. A industrialização de diversos alimentos, acaba favorecendo para que neles sejam dispostos aditivos que acabam fazendo om que sua durabilidade seja maior. Porém, os mesmo aditivos que são utilizados nesses alimentos, tem um efeito muito negativo na saúde do corpo de muitas pessoas.
A Década De Oitenta Em Relação A Saúde
Nos anos de mil novecentos e oitenta, o problema que assustava grande parte dos brasileiros era o outro: a AIDS, uma doença que é causada pelo vírus do HIV. Na época, diversas pessoas acabaram morrendo devido à falta de tratamento da doença, e sobre seu pouco conhecimento.
Diversas pessoas perderam entres queridos nessa época, e todo o processo de combate a doença era considerado um grande e horrível pesadelo. Diversos famosos acabaram sendo mortos por conter essa doença em seu organismo, como o famosos cantor brasileiro Cazuza, e o internacional vocalista da banda Queen, Freddie Mercury.
Passados trinta anos, as descobertas na era de combate a essa doença se tornaram muito satisfatória, possibilitando as pessoas portadoras de AIDS que levem uma vida considerada muitas vezes normal, e com saúde.
Um coquetel de remédios que é ministrado diariamente para pessoas que sofrem com a AIDS acaba fazendo com que elas vivam por muito tempo, e não sintam os efeitos colaterais dessa doença.
O índice de mortalidade relacionado a portabilidade de AIDS, quando comparado a vinte anos atrás, em meados dos anos oitenta oferecem um resultado muito positivo, como a redução de quarenta e dois por cento. Hoje, pode-se dizer que a AIDS no Brasil está controlada e pode ser combatida e prevenida, com o uso de preservativos. Com isso, o posto de doença que acaba causando arrepios em muitos brasileiros é hoje ocupado pelo câncer, infelizmente.
O câncer é uma doença muito séria, e que pode acabar levando diversos pacientes a óbito. Por isso, a pesquisa e desenvolvimento na área de estudos que combatem o câncer é muito bem observada por diversas pessoas ao redor do mundo.
O Diagnostico E Seus Traumas
O diagnostico do câncer é uma fase muito ruim para o paciente, e quando confirmação do mesmo chega até os ouvidos dos mesmos, acabara transformando a vida de cada um deles, seja de qual forma for.
É importante afirmar que qualquer duvida que posa surgir, sobre o desenvolvimento e pesquisas relacionadas a área do câncer, devem ser tiras com médicos especialistas na área, os oncologistas. Eles poderão explicar melhor qual o melhor tratamento para cada caso de câncer e quais as possibilidades de recuperação do seu paciente.
Todo o processo de tratamento do câncer pode ser muito pesado para o paciente e as pessoas que convivem em volta do mesmo, já que é uma doença tão difícil de se combater. O descobrimento da mesma em sua fase inicial, pode fazer com que as chances de recuperação sejam muito maiores, bem como o processo de tratamento seja amenizado.
Porém, ainda com o tratamento sendo considerado mais simples em alguns casos, apoio familiar nessa hora se torna muito importante.
Estresse Pós-Traumático
O desenvolvimento da estresse pós-traumático é muito comum em pessoas que passaram por algumas experiencia muito pesada e significativa em sua vida. Por isso, a possibilidade um bom tratamento e um acompanhamento medico ainda no processo de combate ao câncer é muito importante, pois assim, você poderá prevenir que após a finalização do processo de combate a essa doença, o seu paciente , familiar ou amigo, desenvolva uma característica psicológica que pode muitas vezes atormenta-lo o resto de sua vida.
Pessoas que sofrem de diversos tipos de traumas psicológicos têm muitas chances de em algum momento da vida, ter passado por uma situação como doença que acabou sendo muito marcante em sua história.
O câncer de mama segundos pesquisas é o maior responsável pelo desenvolvimento de estresse em pacientes que acabam passando por essa doença. Após cerca de vinte anos em eu o tratamento do câncer foi encerrado e que a saúde da mulher se encontra estável, o estresse causado pelo período do tratamento da doença acaba sendo persistente na vida de muitas das mulheres, fazendo com que elas se sintam afetadas até o atual momento, de forma muito intensa.
Além das mulheres, algumas crianças que de alguma forma se viram incluídas na situação onde algum parente, como os pais acaba sendo levado por essa doença, tem grandes chances de desenvolver esse tipo de estresse. Todo o processo relacionado ao aparecimento e desenvolvimento do câncer pode ser muito prejudicial para todos os envolvidos, mas principalmente o paciente.
O Que É Transtorno De Estresse Pós-Traumático?
Apesar de ser muito comum em pessoas que sofrem ou já sofreram de câncer, o transtorno do estresse pós-traumático pode ser observado em diversas pessoas, mesmo que elas não tenham passado por um tratamento tão exaustivo.
Esse é um tipo de doença que na verdade é considerado um distúrbio, em que o individuo acaba se vendo preso. O principal sintoma de pessoas que se encaixam nessa característica é o processo de desenvolvimento de grande ansiedade, em diversas situações momentos de sua vida.
Além de poder ser causado pela grande pressão psicológica que muitas pessoas tem ao se iniciar um tratamento contra um câncer, o estresse pós-traumático muitas vezes pode ser observado em pessoas que muitas vezes acabam precisando cenas violentas, além de certos tipos de ameaças e algum tipo de trauma físico, como o estupro.
As lembranças que são relacionadas a esse fatos acabam estando sempre presas a mente desses pacientes, que ao relembra-las, acabam tendo diversas crises de ansiedade.
Uma das características desse tipo de estresse é a possibilidade de sentir dores, ou seja, pessoas que desenvolveram esse tipo de transtorno através de um processo de tratamento cancerígeno podem muitas vezes se sentir enjoadas, como os efeito do processo de quimioterapia, além de sentirem as dores do processo de tratamento, resultado do avanço do câncer no corpo do mesmo.
Quando o paciente acaba desenvolvendo esse nível de ansiedade, esse processo de reviver as memorias e dores físicas acaba sendo chamado de revivescência e pode muita vezes se apresentar e diversos níveis diferentes.
Principais Sintomas De Estresse Pós-Traumático Causado Pelo Câncer
Para pessoas que passam pelo intensivo tratamento contra o câncer, o processo da recuperação psicológica pode ser muito complicado. Além dos processos físicos, como a possibilidade de sair com grandes cicatrizes em todo o corpo, a queda de cabelo e o processo cirúrgico, que na maioria faz vezes é necessário, o estresse psicológico sofrido no processo da quimioterapia, radiação e outros tipos de tratamentos que envolvem o câncer pode fazer com que facilmente os pacientes se sintam ansiosos e traumatizados pelo resto de suas vidas.
A experiência do trauma acaba sendo um sintoma constante de pessoas que sofrem de estresse pós-traumático, onde o período, no caso de tratamento de um câncer, acaba sendo revivido muitas vezes ao longo da vida.
Esquiva e fuga: esse é um processo que acaba aparecendo com mais recorrência no início do fim do tratamento do câncer, onde o paciente acaba se esquivando de qualquer memoria dessa fase.
A distância emocional é um outro sintoma que pode ser visto em grande escala nos pacientes que passaram por um tratamento contra câncer. Isso porque toda a relação com os familiares e amigos nessa época da vida do mesmo acaba sendo alterada, seja de uma forma negativa ou positiva na vida de cada um.
Com isso, diversas pessoas preferem se afastar ou não demonstrar interesse pela presença de varias pessoas, sejam elas da família ou não. Além disso, indícios de diminuição quanto a afetividade a determinadas pessoa também podem ser características clássicas do estresse pós-traumático.
Episódios onde o individuo acaba fugindo de todos infelizmente são observados, além de alterações no sistema nervoso, como a predisposição ao desenvolvimento de ansiedade e depressão, além da possibilidade de desenvolvimento de aceleração do batimento cardíaco, aumento da quantidade de suor pelo corpo, e o alto medo de morrer a qualquer momento se tornam parte do cotidiano de muitas pessoas.
O aumento da insônia e perca do apetite também podem ser observados ao longo da vida do mesmo. Esses são alguns dos principais sintomas que pessoas podem apresentar ao longo de sua vida, e principalmente quando elas foram submetidas a algum evento traumático e que ainda pode lhe causar medo, mesmo eu já tenha passado.
O combate a esse tipo de transtorno é longo e muitas vezes realizado de uma forma muito lenta, pois o tratamento será feito de acordo com as evoluções do paciente. Geralmente o paciente acaba sendo encaminhado para um psicólogo, que ao longo de sua sessões irá trabalhar juntamente ao paciente o processo de desaceleração em relação ao seu medo.
Apesar de lento, o tratamento pode ser muito satisfatório para o paciente, oferecendo a ele algumas oportunidades de melhorar sua qualidade de vida, mesmo após um evento tão traumático como o aparecimento e tratamento de um câncer.
É importante ressaltar que todo esse tratamento e combate ao estres pós-traumático, causado pelos efeitos do câncer e seus tratamentos, deve ser realizado por um médico especiosa, como um psicólogo.