Órteses

Quando encontramos pessoas com deficiências físicas, podemos observar que a maioria delas encontra um grande obstáculo em sua vida: a dificuldade de sua locomoção. Com isso, elas acabam muitas vezes se privando de diversas atividades e passeios, já que com isso situações muito desagradáveis para as mesmas podem acontecer, devido a diversos problemas públicos, e até mesmo vergonha por parte do indivíduo.

Com isso, empresas ao longo do tempo acabaram desenvolvendo produtos que possam auxiliar no desenvolvimento do bem-estar e locomoção dessas mesmas pessoas. Esses produtos são conhecidos como próteses ou órteses, e hoje iremos descobrir o que é, e qual a função de uma órtese.

O Que É Uma Órtese

A órtese é um equipamento que tem a função de auxiliar a vida de pessoas que acabam tendo algum tipo de deficiência física. Ela acaba sendo acoplada ao corpo do indivíduo, para que possa iniciar então seu trabalho.

A função principal de uma órtese é melhorar a funcionalidade ou estrutura de diversas partes do corpo de muitas pessoas. Seu uso não é considerado permanente, já que quando o seu paciente acaba apresentando certos tipos de melhoras, que chegue ao resultado que o médico do paciente deseja, ela é inutilizada, e assim algumas possíveis sessões de fisioterapia podem ser iniciadas.

Como um exemplo clássico de um aparelho que pode ser considerado uma órtese, temos o aparelho dentário. O mesmo não é utilizado permanentemente pelo paciente, já que quando os dentes ou o resultado pelo odontologistas apresentam boas condições, o mesmo é retirado da boca do indivíduo. Sua função principal é vista no auxiliamento da correção da arcada dentaria, eliminando possíveis deformações que hajam no esmo. Com isso, o sorriso, a mordida e diversas outras situações podem ser corrigidas, melhorando a vida de diversas pessoas.

A diferença entre uma órtese e uma prótese ainda utilizando o exemplo de um aparelho dentário é visto na diferencia entre o mesmo e a necessidade de utilização de uma dentadura. A dentadura se difere dos aparelhos por ser considerado um tipo de implante, que não tem a função de corrigir nenhum tipo de deformação, e sim suprir a falta de alguns ossos, que não irão parecer na arcada dentaria novamente, de forma natural.

Quais São Os Tipos De Órteses

Esses tipos de aparelhos são geralmente classificados seguindo suas funções, e assim divididos em quatro grupos diferentes, que acabam tendo cada um deles, uma especialidade:

  • Funcionais: as órteses classificadas como funcionais, acabam sendo aparelhos que são responsáveis por auxiliar na locomoção de seus pacientes, aumentando consideravelmente a autonomia de deficientes, mesmo que seus problemas sejam classificados como provisórios. Além disso, esse tipo de órtese funcional pode ser utilizado por pessoas que apresentam algum tipo de problemas com a estruturação de sua coluna, alterando a postura do indivíduo. As órteses funcionais podem ser utilizadas em diversas partes do corpo, mas geralmente são vistas nas mãos e joelhos dos pacientes.

    Órtese Funcional

    Órtese Funcional

Acabem tendo como principal trabalho corrigir posturas, evitar que novas lesões sejam sofridas e priorizar a redução de movimento do local afetado. Com a imobilização da área, a recuperação da mesma pode ser feita mais rapidamente, já que não haverá nenhuma possibilidade de danificação quanto ao movimento do paciente. Esse tipo de órtese acaba tendo um movimento mais limitado, quando compara a outras.

  • Estabilizadoras: A maioria da utilização desse tipo de órtese é observada em problemas com diversos tipos de fraturas, algumas dores que podem ser consideradas como problemas de posição e até mesmo pé equino.

    Órtese Estabilizadoras

    Órtese Estabilizadoras

As órteses estabilizadoras têm a função de prevenir diversos tipos de lesos, e na maioria das vezes são utilizadas em tornozelos e joelhos. Isso porque, como o nome já diz, esse é um tipo de órtese voltada para a melhoria da estabilização dos membros. Com isso, as principais partes do corpo que acabam sofrendo de uma forma mais ativa com possíveis problemas devido a grande forca que é exercida sobre eles, acabam sendo pés e mãos. Apesar disso, existem alguns casos em que esses tipos de órteses acabam sendo utilizados em mãos e cotovelos, afim de facilitar a estruturação de toda essa região.

  • Protetoras: As órteses protetoras são voltadas para o âmbito de prevenção de determinada parte do corpo que provavelmente já foi afetada por outro tipo de circunstância. As órteses classificadas nessa categoria acabam sendo mais utilizadas de forma usual, já que muitas vezes o tipo de lesão sofrida pode ser considerado muito sutil, como problemas com dedos do pé ou mão.

    Órtese Protetora

    Órtese Protetora

  • Corretoras:Esse é o tipo de órtese mais utilizado entre diversas pessoas que já sofrem de alguma deficiência, já que tem a função de prevenir que a deformidade do corpo aumente, e possa acabar influenciando negativamente na locomoção de diversas pessoas.

    Órtese Corretora

    Órtese Corretora

Além disso, a órtese corretora pode fazer com que lesões sejam recuperadas mais rapidamente, já que a imobilização da área é uma de suas principais características.

Geralmente esse tipo de órtese é observada em crianças, que ainda se encontra no seu processo de desenvolvimento corpóreo que pode muitas vezes se comportar de maneira errônea.

Com isso, os ossos das pernas e braços muitas vezes se desenvolvem de maneira errada, fazendo com que a locomoção da criança seja afetada. A órtese de correção terá nesse caso a função de frear esse crescimento errado, e prevenir possíveis quedas.

O uso de órteses é muitas vezes aliado a sessões de fisioterapias, que podem auxiliar no problema desenvolvido pelo corpo do paciente, além de facilitar sua recuperação.

Definição De Órtese

As órteses são aparelhos que acabam sendo prescritos por médicos e especialistas, afim de que o processo de locomoção de pacientes que sofrem ou sofreram algum tipo de lesão possa ser facilitado. O principal objetivo de toda a utilização das órteses é voltado para melhorar e viabilizar uma boa locomoção de seus pacientes.

Pessoas que acabam sofrendo de algum tipo de lesão que será considerada permanente podem utilizar as órteses como um meio preventivo, para que o avanço de sua deficiência seja freado.

Muitas vezes, a partir da inicialização da órtese em algum paciente, os casos de dores mais graves podem ser observados de uma forma mais abrasiva. Isso porque, a órtese frear o desenvolvimento da estão, e juntamente com sessões de fisioterapia acelera o tratamento da lesão, ou até mesmo facilita a amenização de alguma dor sentida em partes do corpo que apresentam deficiência permanentes.

Palmilha É Uma Órtese?

Muitas pessoas têm grande dúvida em saber em qual categorias palmilhas ortopédicas acabam sendo inseridas. Por isso, é importante salientar que as mesmas são sim consideradas órteses, já que tem a função de suprir ou melhor a locomoção de indivíduos.

Órteses De Reabilitação

Órteses De Reabilitação

Órteses De Reabilitação

Ainda continuando a estudar sobre os diferentes tipos e funções de órteses, temos as órteses voltadas para melhorar ou facilitar a reabilitação de algum individuo após o mesmo ter acabado de sofrer alguém trauma físico. A órtese de reabilitação tem como objetivo principal estabilizar região afetada, para que assim a recuperação do paciente possa ser realizada de uma forma mais ágil. Além disso, os receptores musculares podem ser diretamente atingidos pelo uso das órteses reabilitadoras.

Geralmente o material têxtil que compõe esses tipos de órteses acabam fazendo algum tipo de compressão ou massagem na área atingida pela fratura ou lesão. Esses tipos de massagens que acabam sendo realizadas por esse aparelho, são de principal ação das capsulas elásticas que são encontradas nas órteses.

A compressão exercida por esse tipo de aparelho nas regiões afetas é muito importante, já que podem ajudar no processo desinflamatório e até mesmo, aliviar algum tipo de edema que possa ter sido desenvolvido no corpo do paciente.

A indicação clínica para a utilização de uma órtese de reabilitação é advinda de um especialista, que geralmente acaba prescrevendo esse tipo de auxilio no tratamento de seu paciente, quando os resultados dos exames tenham sido já analisados e o tratamento do mesmo possa ser iniciado.

Existem especialistas que podem trabalhar diretamente com a produção e confecção desse tipo de auxilio para pacientes que necessitem. Eles são chamados de técnicos ortopédicos, e tem a capacidade de juntamente comum médico desenvolver órteses que servirão da melhor maneira possível ao paciente. Apenas esses dois especialistas são capazes de recomendar e avaliar a necessidade de utilização de órteses.

As órteses de reabilitação se diferem das órteses neurológicas em maior sentido ao seu material de confecção. Isso porque as órteses de reabilitação são capazes de oferecer aos pacientes uma maior flexibilidade pela composição de sua textura, juntamente com as almofadas.

Diferença De Órtese E Prótese

Prótese e Órtese

Prótese e Órtese

Apesar de acabar não tendo uma relação tão grande, muitas pessoas acabam confundindo alguns tipos de órteses com próteses, o que pode acabar gerando um certo desconforto para o paciente.

Para suprir essa dúvida, trouxemos hoje informações que poderão fazer com que você consiga facilmente distinguir uma órtese de uma prótese.

Como primeira característica de uma órtese, onde ela se difere de uma prótese podemos observar que a utilização de uma órtese, seja qual tipo for, tem a função de reparar alguma parte ou junção do corpo que tenha sido afetada, ou desenvolva de maneira considera pelos especialistas errônea.

Já a prótese, tem a função de suprir a inexistência de uma parte do corpo do paciente, como a perca de parte de uma perna ou braço. Dessa forma, uso de uma prótese acaba sendo basicamente um auxilio para que o paciente não se sinta incapaz de realizar atividades do dia-a-dia, mas de uma forma mecânica.

A prótese acaba sendo uma substituta completa da parte que o paciente acaba não tendo. Existem diversos tipos de próteses, assim como as órteses, e podemos citar como as principais:

  • Interna ou implantada: esse tipo de prótese acaba sendo utilizado em casos onde a deficiência do paciente pode ser reparada de forma interna, sem que aparelhos necessitem ser implantados ou acoplados em sua perna de forma externa, por exemplo. Uma das principais próteses utilizadas nesse sentido são os incríveis corações artificiais, que desenvolvem a função de fazer a bombeação do sangue do paciente de forma mecânica e automatizada.
  • Externa: esse tipo de prótese acaba sendo a mais vista no cotidiano de muitas pessoas, pois acaba sendo utilizada pelo paciente de forma exterior, como um auxilio para que possa se locomover ou realizar atividades do dia-a-dia de forma mais fácil. As próteses externas são utilizadas muitas vezes para suprir a falta de uma perna, braço ou mão, na maioria das vezes.
  • Estética: apesar de parecer estranho, as próteses mamarias acabam sendo encaixadas nesse quesito. Apesar de muitas pessoas não pensarem dessa forma, quando uma pessoa se dispõe a fazer uma implantação de seios, ou outro tipo de cirurgia estética que necessite de implantação de alguma prótese, como nariz, seios e panturrilhas, as pessoas se tornam sim dependentes do uso de uma prótese, mesmo que de uma forma diferente.

Apesar de muitas vezes não terem um custo tão baixa, as órteses são grandes responsáveis pela melhora de diversas pessoas, e por isso é tão importante que seu uso seja feito de forma regular, da forma que foi prescrita previamente pelo médico especialista do paciente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tratamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *