Fatores que Interferem no Emagrecimento

Muitas vezes não percebemos o quanto não cuidamos da nossa saúde. Ela é sem dúvida nenhuma a coisa mais importante para que consigamos realizar nossas atividades durante o cotidiano. A saúde deve ser cuidada todos os dias com o exercícios físicos e mentais. Sem contar que há tantas recomendações de mãe que podemos evitar diversas doenças.

Se vivemos de maneira descontrolada, no futuro irá nos cobrar, principalmente o corpo, que na maioria das vezes ganhar muito quilos extras. Nossa mente também cobra, ficamos esquecidos, desatentos e outros sintomas de viver totalmente acelerados sem se importar com o agora.

Vivemos com a intenção de emagrecer e manter o corpo sempre esbelto. A disputa com a balança persegue principalmente as mulheres que querem chegar no verão utilizando biquínis sem que tem gordurinhas atrapalhando.

Em contraponto existem aquelas pessoas que sofrem para conseguir engordar, que comem de tudo, mas que no final das contas possuem toda uma dificuldade para ganhar peso. Ambas são histórias comuns em nossas vidas que costumam disputar qual realmente é mais difícil do que a outra.

Vale lembrar que cada pessoa possui um funcionamento clínico diferente da outra. Que os fatores que as cerca seja muito diferente das outras. Isso acontece graças ao metabolismo que deve ser muito bem cuidado pois influencia diretamente na saúde.

Ilustração de Emagrecimento

Ilustração de Emagrecimento

Metabolismo

É um dos processos que ocorre no corpo mais interessante que a natureza já viu. O mais engraçado é como ele pode ser diferente de uma pessoa para outra. De maneira científica, o metabolismo é utilizado para reunir informações de cada uma das reações químicas que acontecem em nosso corpo para entender realmente o porquê delas acontecerem.

Todas elas possuem uma funcionalidade específica que de maneira geral garantem as necessidades de sustentação, estruturais e energéticas de um ser vivo. Acontece também em outros seres vivos além dos seres humanos. As reações químicas podem ser divididas em dois tipos: anabolismo e catabolismo.

As principais reações químicas  que acontece em nosso corpo são a produção de energia, a conversão de moléculas dos nutrientes e síntese e quebra de biomoléculas.

O anabolismo é chamado também de metabolismo construtivo, relacionando como principal representante a síntese de biomoléculas, elas só ocorrem quando a célula possui energia suficiente, sendo muito importante para formações de algumas células.

Já o catabolismo é a definição contrária de anabolismo, enquanto a anterior tende a criar novas células, o catabolismo é o metabolismo oxidativo, que quebra e desdobra moléculas.  É muito importante para o organismo armazene somente o que for necessário e consiga degradar outros que precisam como carboidratos e proteínas que precisam ser quebradas durante a absorção.

As pessoas possuem um metabolismo muito diferente uma das outras, dificultando muito criar realmente alguma dieta, treino e qualquer outra coisa com base em apenas uma pessoa. Os profissionais da área precisam fazer acompanhamento e observar como realmente o corpo daquela pessoa funciona.

Algumas pessoas emagrecem com uma maior facilidade, sem precisar fazer muitos esforços, já outras precisam se dedicar intensamente, com treinos pesados e dieta regulada. Infelizmente com a correria atual muitas pessoas ficam se perguntando o porquê de não emagrecerem e há tantas explicações que não prestamos atenção, mas que fazem parte dos nossos hábitos horríveis.

Fatores Que Interferem No Emagrecimento

Mulher Malhando

Mulher Malhando

Para emagrecer o básico seguido por todo mundo é a redução da quantidade de comida que comemos, observando as calorias e os benefícios a saúde. Isso normalmente consegue atender algumas pessoas, porém se o seu gasto energético não for o suficiente você não perderá peso. O emagrecimento acontece a partir do momento em que você gasta mais do que consome.

A primeira interferência é exatamente nos nutrientes que você está ingerindo. Caso seja alguns que possuem maior caloria devem ser logo cortados. Outros são necessários para manter a energia, porém alguns só prejudica o metabolismo.

Há ainda alimentos que conseguem ser termogênicos que aceleram o metabolismo e ajudam na perda peso. Nem sempre tudo que as pessoas falam é verdade, o azeite por exemplo não tão bom quanto dizem, sendo indicado somente em poucas quantidades.

O apetite é outro fator que interfere muito nas pessoas, algumas possuem um apetite bem maior, sendo uma vontade de comer que pode levar a pessoa a comer de maneira incorreta dependendo do quanto a fome chegue. O meio em que você vive também interfere muito, se você é o único acima do peso no seu trabalho, você acaba se auto incentivando para melhorar. Isso acontece muito internamente, ninguém precisa dizer, a gente simplesmente sente e tem vontade de mudar, ou então fica acomodada.

Em questões de sair com os amigos, com o pessoal do trabalho e outros é sempre chato quando se não comermos um pouco, por isso é bom você já ir depois de comer, ou se planejar para ir com menos fome. Fazer atividades físicas é outra forma de acelerar o processo de emagrecimento, por isso sempre que pensar em começar a cuidar do corpo não esqueça que ele precisa se exercitar. Além disso beber bebidas alcoólicas é bastante prejudicial para esse processo.

Cuidar do corpo é muito mais do que simplesmente vaidade, colabora totalmente para uma saúde de qualidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *