Opinião de Especialistas
O uso da chupeta pelo bebê, deve ser acompanhado pelo profissional especializado,no caso um pediatra. Antigamente, ela era contraindicada, porém após sua modificação para um formato anatômico, e reconhecida por psicoterapeutas, como objeto de transição na vida da criança, atualmente parece haver um consenso, de que se for usado somente por um certo período de tempo, ela pode ter um papel importante no desenvolvimento de algumas partes do organismo do bebê.
Como Utilizar a Chupeta
De acordo com especialistas, a chupeta deve passar por uma avaliação bastante cuidadosa sobre como e quando usar, e não deve ser oferecida ao bebê, somente poque ele está chorando.Os médicos pediatras é que devem fazer a introdução dela, na vida da criança, avaliando junto com a família, ele pode indicar quando deve ser usada, qual o modelo, tamanho e qualidade do produto, que são recomendados para uso. As chupetas que apresentam um bico de bolinha, não são aconselhadas pelos especialistas, apesar delas serem muito baratas, e grande parte da população fazer uso dela.
Formato Adequado da Chupeta
Os profissionais especializados em ortodontia, informam que a melhor versão é aquela em que o bico é anatômico, com um escudo côncavo, que serve para projetar os lábios do bebê para frente, não devem possuir argolas, por medida de segurança, pois elas podem seenroscar no pescoço da criança, e devem possuir também furos para ventilação, para que não provoque assaduras na boca do bebê.
Importância da Chupeta
Alguns especialistas revelam que, cerca de trinta por cento do bebês, apresentam a necessidade de sucção, além do seio materno, que é o responsável por desenvolver de forma plena as arcadas dentárias, musculatura e respiração da criança. Os sinais dessa necessidade de sucção aparecem com atitudes como sugar um paninho, um dedo, o cabelo da mãe e a roupa. Portanto, isso demonstra que o objetivo da chupeta, vai muito além do que fazer o bebê parar de chorar, serve também como estímulo para desenvolver algumas áreas do organismo infantil.
Opinião de Pediatras
Segundo alguns pediatras,não é aconselhável o uso da chupeta antes das duas primeiras semanas de vida do bebê, porque segundo eles,a sucção que a criança faz no bico artificial da chupeta,pode resultar posteriormente em um desmame precoce, oo que poderia trzer prejuízos à saúde do bebê. No entanto, depois que o aleitamento é fixado no seio materno, normalmente até os dois anos de idade, o seu uso é recomendado, se a criança precisar se acalmar por qualquer motivo,precisando da chupeta, que funciona então como um apoio para ela. Vale ressaltar que esse período deve ser curto, não muito longo, pois as crianças que demoram muito tempo para largar a chupeta, devem ser observadas com mais cuidado, pois talvez o problema seja mais de fundo emocional. Vale a pena investigar.
Salete Dias