Doença de Leptospirose

Algumas doenças deveriam já estar radicadas, pois são adquiridas somente com a falta de saneamento básico e principalmente com as vacinas e medicações que se mostrado cada vez mais eficiente contra doenças que não tínhamos muita consciência. A saúde muitas vezes não é levada a sério para a maioria das pessoas. 

Sabemos que o sistema único de saúde brasileiro não possui a melhor das qualidades e que por isso não podemos contar com o imediatismo, mas a pergunta que sempre fica é por que sempre deixamos para última hora se muito podia ser resolvido com o método de prevenção. O conhecimento sobre saúde é bem baixo e tende a não efetivo quando não estamos muito próximo ao meio.

Por isso muito foi investido em propaganda, principalmente nas formas de comunicação como televisão e redes sociais. Ainda sim não é totalmente efetivo, algumas pessoas simplesmente acham que não é necessário estar presente nas campanhas de vacina, afirmando que elas são piores do que se estivessem sem.

Leptospirose

É uma doença que deveria estar extinguida a muito tempo, devido a precariedade que uma sociedade precisa estar para que surtos dela aconteçam. É transmitida pela urina de roedores e por ser uma doença infecciosa está presente principalmente quando ocorre alguma enchente, pois assim mesmo que possua um bom saneamento básico, ainda ocorre pois em desastres naturais há uma grande contaminação da água.

O nome da doença vem da bactéria que a causa, chamada de Leptospira, normalmente encontrada em ratos, mas que podem passar para outros animais como bois, cabras, ovelhas e cães que possuem um certo contato maior com o ser humano e que pode transmitir também.

Leptospirose

Leptospirose

Pode ser uma doença com bastante métodos de cura, mas ainda sim pode trazer diversas complicações com altos custos para ter a total melhora e se não for bem cuidado pode haver um risco de letalidade.

Sintomas 

Os sintomas vão aparecendo aos poucos, primeiro com febres e dores de cabeça, podendo aumentar para dores espalhadas pelo corpo, com destaque para a panturrilha. Em alguns casos ocorrem diarreia, tosse e vômitos, para aqueles que sofrem da doença de uma maneira mais grave podem aparecer alguns sangramentos, pele e olhos amarelados. Com esses últimos casos pode ser necessário até uma internação, mas de qualquer forma não deixe de ir atrás de um médico. 

Podemos perceber que os sintomas são bem comuns a outras enfermidades e por isso merece atenção. A doença pode ficar incubada em até trinta dias após a pessoa ser contaminada, mas normalmente se manifesta nos primeiros quinze dias. 

Complicações 

Algumas pessoas não possuem muita evolução nos sintomas, enquanto outras não precisam nem de uma semana para estar bem mal. Pode haver também lesões no pulmão, trazendo lesões, sangramentos e hemorragia. Outra complicação seria é a insuficiência renal. Apesar de ser bastante comum, a icterícia não ocorre nesses casos mais graves.

Pode trazer pancreatite, anemia e distúrbios mentais. Pode ser causa de meningite asséptica e outras doenças. Quando falamos assim, vemos o quão é importante a prevenção dessa doença;

Transmissão

Como já dito vem da urina dos ratos e com isso se faz presente em locais com menor saneamento básico. Ela penetra no corpo que esteja em contato com a lama ou com a água contaminada. Principalmente em algum ferimento presente no corpo, seja até mesmo um arranhão. Pode se dividir em fase precoce e tardia. Quanto mais cedo for diagnosticado mais rápido vai ser possível combater. 

Formas De Combate

A maior e melhor forma de combate é sem dúvida nenhuma o maior controle sobre o saneamento básico e vigilância sanitária. Além de vacinações em animais domésticos, já que não há nenhuma para o homem ainda. A forma de tratamento é bem complicada devido aos diversos sintomas que a doença pode acarretar, até mesmo trazendo outra enfermidades.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *