Cérebro Humano
Para muitos ainda considerado com uma caixa de surpresas, o cérebro humano vem sendo aos poucos desvendado com o avanço da ciência.
Os cientistas atualmente já descobriram as inúmeras possibilidades que o ser humano tem para exercitar cada vez mais sua criatividade, memória e cognição.
Melhorando a Memória
Com quase todo mundo já aconteceu a situação de esquecer o nome de uma pessoa conhecida ou então a data de algum evento importante para o indivíduo ou para quem bem próximo a ele. Esse tipo de acontecimento acaba gerando constrangimentos.
Há situações mais difíceis ainda de serem resolvidas que é quando a pessoa esquece algum compromisso importante de trabalho, perdendo uma boa oportunidade ou então esquece as chaves do carro dentro dele, ou pior ainda não se lembra onde deixou as chaves da própria casa.
No outro extremo, existem indivíduos que são capazes de memorizar coisas bem mais difíceis como o calendário Juliano e Gregoriano do período compreendido entre os séculos dois ao vinte e três, ou ainda é capaz de responder em apenas alguns segundos que um determinado dia de um determinado ano caiu em tal dia da semana.
Mas o que será que diferencia o primeiro grupo do segundo ? Será que o treinamento da memória pode ajudar as pessoas a se lembrarem de fatos tão complexos?
Criação de Associações
De acordo com as pessoas que demonstram uma memória prodigiosa, no passado eles também esqueciam coisas simples de sua rotina diária, porém para conseguir lembrar de fatos complexos, elas precisaram procurar novas maneiras de armazenar as informações recebidas redescobrindo as próprias potencialidades de seus cérebros. Segundo especialistas para que esse processo ocorra ,o indivíduo normalmente utiliza a técnica de associações, que facilita a memorização.
Todas as pessoas tem a capacidade de melhorar a memória e raciocínio lógico bastando para isso desenvolver algum método que as favoreçam, pois em alguns momentos a informação pode ter sido armazenada de maneira incorreta, e portanto não é assimilada pelo indivíduo.
Sugestões de Técnicas para Melhorar a Memória
De acordo com especialistas cada contexto demanda uma técnica determinada, porém existem alguns princípios que podem ser compartilhados por todos. Por exemplo, é interessante saber que sessenta por cento em média da nova informação que a pessoa recebe é esquecida em um dia , por isso é aconselhável rever tudo o que ela quer reter na memória um mínimo de duas vezes durante essas vinte e quatro horas.
Outra técnica que pode ser utilizada é tentar fazer associações, por exemplo para não se esquecer de um nome, a pessoa pode associá-lo a algo que seja fácil de recordar, algo que dê um insight nela.
Outro método mais relacionado com o ato de aprender, é criar vários backups da mesma informação, por exemplo, fazer um resumo do que não se quer esquecer, repetir em voz, ou fazer uma reprodução gráfica, são backups de uma mesma situação que se não forem armazenados juntos podem ficar bem mais fáceis de reter na memória.
Salete Dias