Mecanismos de Atuação Diferentes
Normalmente, confundidas em virtude da semelhança da nomenclatura, a terapia hormonal e a reposição hormonal atuam, de maneira diferente no organismo feminino e embora as mulheres de uma maneira geral necessitem de ambos, uma pode invalidar os mecanismos de atuação da outra, pois a reposição aumenta a presença dos hormônios feminino no corpo da mulher, enquanto a terapia de reposição de hormônios, atua exatamente bloqueando a ação de determinados hormônios.
Principais Características da Reposição e da Terapia Hormonal
A terapia hormonal, atua combatendo algumas espécies de tumores cancerígenos, entre eles o câncer de mama, enquanto a reposição hormonal age controlando controlando os sintomas incômodos do período da menopausa nas mulheres com a perda da libido e os fogachos(Ondas de calor que ocorrem no climatério).
Além da semelhança da nomenclatura a idade em que a grande maioria das mulheres costumam precisar dos dois tratamentos é normalmente na faixa etária acima de quarenta anos.
Procedimento nas Mulheres com Câncer
De acordo com profissionais da área médica, quando o especialistas se deparam com alguma mulher que esteja com câncer e fazendo a reposição hormonal, a primeira providência que devem fazer é acabar com o tratamento, já que a reposição hormonal e a terapia hormonal não podem ser feitos ao mesmo tempo, pois um invalida o efeito do outro tratamento.
Quando a reposição hormonal é suspensa pelos médicos, a paciente vai voltar a sentir as manifestações orgânicas da menopausa talvez com uma intensidade maior em virtude do começo da terapia de combate ao tumor maligno. Nesse caso, a mulher que sentia os fogachos ,que é um dos principais sintomas da menopausa, voltará a senti-los, para que possa combater o tumor.
Outras Alternativas
Segundo especialistas, existem outras técnicas de tratamento e outros fármacos que podem ser utilizados pra que a mulher possa tratar os sintomas incômodos da menopausa, sem que eles influenciem na terapia de hormônio.
Vale ressaltar que esses procedimentos não são tão eficientes quanto a reposição de hormônios funcionando apenas como paliativos. Geralmente são utilizados os fitoterápicos pois em alguns casos que aliviam as sensações de fogachos e provocam o aumento ou a volta da libido. De acordo com profissionais especializados a reposição hormonal não deve ser iniciada mesmo quando a mulher já foi curada, e o tratamento contra o tumor já foi finalizado.
Sintomas da Menopausa Versus Combate ao Câncer
Várias pesquisas foram realizadas sobre a relação entre reposição hormonal e o combate ao câncer e várias comunidades médicas contestaram o modo como esse estudo cientifico foi conduzido. Um dos aspectos debatidos pelos especialistas, foi o começo precoce do tratamento, além da dose alta que supostamente seria dada as mulheres que participaram da pesquisa.
Porém os profissionais da área, relatam que a mulher já não apresentará os sintomas da menopausa quando finalizar a terapia à base de hormônio contra o câncer de mama. Vale ressaltar que a mulher deve sempre ter um acompanhamento médico em caso de dúvidas sobre o resultado dessas pesquisas.