Auxílio para a Terapia Hormonal
Uma pesquisa recente revela que o uso de determinadas medicações antidepressivas pode contribuir para amenizar os calores da menopausa, que é um dos problemas nessa fase, que mais causa desconforto e incômodo às mulheres. De acordo com os pesquisadores, o fármaco conhecido como escitalopram poderia diminuir a severidade e a frequência da sensação de calor, que acomete as pessoas do sexo feminino.
Realização de Estudo Científico
De acordo com os pesquisadores, quando o estudo científico começou, as mulheres que participaram dessa pesquisa tinham a sensação de calor cerca de dez vezes durante o dia, porém o grupo que fez uso do medicamento antidepressivo relatou que teve as ondas de calor da menopausa reduzidas quase pela metade.
Segundo os especialistas, esse calor é tratado pelos profissionais da área de saúde através da reposição hormonal, que até o presente momento, tem se mostrado muito eficiente na terapêutica de combate aos sintomas desconfortáveis da menopausa, então, o uso do antidepressivo pode ser um aliado na solução desse problema, para as mulheres que não desejam correr os possíveis riscos de uma reposição de hormônios.
Resultados da Pesquisa
Segundo os estudiosos, depois de oito semanas que as mulheres com sintomas dos calores da menopausa foram submetidas ao tratamento com o antidepressivo escitalopram, foi observado uma menor incidência das ondas de calor nesse grupo, do que no grupo-controle que não fazia uso da medicação antidepressiva. Os especialistas ressaltam que o procedimento de reposição de hormônios é o tratamento mais eficaz até o momento, para tratar as ondas de calor comuns na fase da menopausa.
No entanto, desde o ano de 2002, quando um estudo científico demonstrou que a terapêutica de reposição hormonal poderia causar danos à saúde da mulher, muitas pessoas começaram a questionar, se correr esse risco valeria a pena.
Os cientistas, depois que fizeram essa descoberta, conseguiram identificar quais as mulheres que poderiam sofrer algum tipo de dano com a reposição hormonal. De acordo com esses profissionais especializados, o hormônio estrógeno reposto no organismo feminino por curto período de tempo, poderia ser boa opção terapêutica.
Reposição Hormonal
De acordo com os especialistas, as mulheres que apresentam algum tipo de problema de saúde quando fazem uso de hormônios na fase da menopausa, os fármacos antidepressivos ISRS, ou inibidores seletivos da recaptação da serotonina, podem se tornar uma opção viável no tratamento do calor decorrente desse período. Segundo os pesquisadores, além do escitalopram, a paroxetina e a sertralina também apresentaram o mesmo efeito.
De acordo com os especialistas, as ondas de calor que as mulheres sentem nessa fase são tão incômodas, que toda nova descoberta é bem-vinda no combate a esses sintomas, que podem ser disparadas por vários fatores, como por exemplo, após o consumo de chocolate, de café ou depois de uma situação estressante para a mulher.
Salete Dias