Cisto policístico é aquele que possui tamanho menor que os cistos mais comuns e, geralmente, se apresentam em maior quantidade, ou seja, são pequenos cistos em grande quantidade em um local do corpo. Estes cistos policísticos podem aparecer mais comumente em dois órgãos que são os rins, e em mulheres podendo aparecer nos ovários.
Ovário Policístico ou síndrome do ovário policístico O ovário policístico afeta mulheres que estão em fase de reprodução e ocorre devido à produção desordenada de alguns hormônios, como os andrógenos e a progesterona. Muitas vezes, o ovário policístico pode passar despercebido pelas mulheres, e ser assintomático (não apresenta sintomas), mas em outros casos pode apresentar alguns sintomas desagradáveis. Não é uma síndrome grave, mas em alguns casos se não for tratada, pode se tornar grave e levar a mulher a uma infertilidade.Sintomas do ovário policístico Os sintomas mais comuns que as mulheres apresentam são:Dores na região do quadrante inferior direito ou esquerdo:
Isto irá depender de qual ovário está afetado. As dores podem aumentar principalmente na fase de ovulação.Irregularidade menstrual: Também é muito comum e geralmente a mulher costuma ficar meses sem menstruar Hirsutismo: Que é o aumento dos pelos na face e isto ocorre devido ao aumento desordenado dos hormônios masculinos.Algumas mulheres podem ter aumento da gordura corporal e também presença de acne, que é o que mais incomoda as mulheres, já que as espinhas costumam aparecer em grande quantidade.
Diagnóstico e Tratamento O diagnostico se dá através de anamnese e através de exames de imagem, como um ultrassom para confirmação.O tratamento para o ovário policístico é sintomático, ou seja, é um tratamento para o alívio dos sintomas. Geralmente, o médico solicita o uso de pílulas anticoncepcionais que poderão auxiliar na diminuição do tamanho dos cistos. Pílulas anticoncepcionais andrógenas auxiliam no desaparecimento da acne e também dos pelos em excesso. Em casos mais graves, nos quais há problemas de infertilidade, é necessário que haja uma consulta com um médico especializado que poderá solicitar o uso de indutores de ovulação. As mulheres devem sempre ficar atentas quanto à saúde dos órgãos reprodutores femininos e as consultas ao ginecologista devem ser feitas regularmente todos os anos, juntamente com os exames ginecológicos como o ultrassom, preventivo e, até mesmo, o exame para verificar presença de nódulos na mama, como o auto-exame que pode ser feito em casa e ensinado pela enfermagem em postos de saúde, além de sempre manter o peso corporal de acordo com a altura, já que o excesso de peso auxilia na piora dos sintomas que o ovário policístico pode trazer. Cuidar da saúde nunca é demais e quando for ao ginecologista sempre solicitar os exames mais comuns, mas que podem fazer toda diferença.