Conflito das Mulheres sobre Profissão e Maternidade

Opinião de especialistas

De acordo com profissionais especializados, em terapia familiar, várias mulheres se sentem frustradas, pois acham que não conseguem desempenhar tâo bem quanto gostariam, seu papel de mãe e de profissional. Os especialistas ressaltam que, toda essa ansiedade é gerada pelo fato delas exigirem muito de si mesmas, em ambas as ocasiões, tanto na vida profissional, quanto na vida familiar, talvez pela dupla jornada que elas tem de enfrentar todos os dias.

Aliviando as Tensões

Os profissionais orientam que, as mulheres devem tentar dar o melhor de si nas duas situações, mas sem cobrar muito de si mesmas, nem se desgastarem, a ponto de ficarem ansiosas ou frustradas, quando acham que não conseguem atuar de maneira efetiva, com os filhos que acabaram de gerar, ou como trabalhadoras, que tem de desempenhar tarefas laborativas, e produzir de forma satisfatória para a empresa na qual trabalha.

Criança na Vida Social

Criança na Vida Social

Conflito Vivido pela Maioria

Segundo especialistas em análise transacional, essa situação de conflito e ansiedade, é na verdade, o que a grande maioria das mulheres vivenciam. O que é mais difícil para as mulheres, é aceitar que não podem ser perfeitas em tudo, como mães, profissionais e esposas. Essa fantasia que acaba gerando um conflito, de que elas tem de ser perfeitas em tudo, são vivenciadas antes da gestação, podendo continuar após esse período se elas,não conseguirem distribuir adequadamente, o trabalho que terão com o recém-nascido. É nessa hora, que devem contar com a ajuda do marido ou companheiro, com a mãe, com a sogra, se ela estiver disponível, e se o casal tiver condições financeiras, vale a pena contratar um profissional especializado, ou seja, uma babá, que deve ser de uma agência idônea.

Família e Profissão

Família e Profissão

As Mães Precisam de Ajuda

Os profissionais orientam que, a mulher enquanto profissional é um ser individualizado, já que pode tomar sozinha, as decisões sobre as tarefas que precisa executar. No entanto, quando chega o término da gestação, e ela se torna mãe,vai necessitar com certeza da ajuda de parentes, do pai da criança, e de uma babá, para cuidar do recém-nascido. Quando a família estabelece uma relação de companheirismo, isso se dá de uma maneira natural, pois o marido já está acostumado a dialogar, e ouvir sua esposa, sobre todos os problemas, inclusive sobre os relacionados à gravidez. Quando mulher fica grávida, todo o seu metabolismo, e sua estrutura biológica sofre mudanças, e seu estado emocional também é afetado por essas alterações, portanto se ela puder contar com a família, nesse momento tão especial de sua vida, com certeza, vai encarar os problemas inerentes ao período, de uma maneira mais calma, tranquila e menos ansiosa.

Maternidade

Maternidade

Opção do  Coaching

Para as mulheres que não apresentam toda essa estrutura familiar, capaz de apoiá-la, existe uma nova profissão, conhecida como coaching(treinamento em inglês), que é muito utilizada nas empresas, para motivar e desenvolver os profissionais, e que agora está com uma abrangência bem maior, fazendo personal coaching, inclusive para as mulheres grávidas, que necessitam de algumas orientações, sobre como se dividir entre a carreira profissional, e os cuidados com o bebê, que acabou de nascer.O coacher,procura detectar nas suas clientes,as reais necessidades, para que possa encontrar alternativas e soluções, objetivando alcançar a meta desejada.Esse serviço especializado  e   individualizado, é feito normalmente, uma vez por semana, por uma hora e meia, durante todo o período da gravidez, e as clientes que procuram esse tipo de atendimento, estão divididas entre a carreira profissional ,e os cuidados com o bebê que vai nascer. Para as que tem condições financeiras para pagar por esse serviço, pode ser uma ótima opção.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *