Mudança de Comportamento na Maternidade

Maternidade Provoca Mudanças?

Gerar um novo ser é uma experiência, que todas as mulheres que passam por essa ocasião,devido em parte às alterações hormonais,terá seu comportamento invariavelmente modificado após o parto. Durante o período gestacional, o sentimento de ansiedade, a cada exame de ultrassom feito para saber se o feto está bem, é uma emoção que se mistura com as que são sentidas pelas modificações dos hormônios, consideradas normais no organismo feminino. Na hora em que o bebê finalmente nasce,depois de alguns meses, quando parece que a vida dela voltará a ser como antes, nada disso acontece, pois a maternidade modifica o modo de pensar da mulher, fazendo com que ela veja o mundo de maneira diferente, de como via antes de se tornar mãe.

Opiniões de Especialistas

De acordo com especialistas em neurociência, tanto o cérebro quanto o comportamento feminino, se modificam quando as mulheres se tornam mães. Segundo os cientistas, o cérebro da mulher após a maternidade, se torna mais apto a realizar atividades, com habilidades que antes não possuía. Pesquisadores sugerem que a estrutura cerebral feminina, nesse período, pode se aperfeiçoar nas seguintes áreas: Eficiência, calma, percepção, motivação e inteligência emocional. Essa conclusão é relativa à estudos científicos que fazem uma conexão entre a maternidade e a melhora perceptiva dos cinco sentidos humanos, e nos animais, ao aumento da capacidade de caça nas fêmeas de mamíferos, fazendo com que o período da maternidade seja uma ocasião de rápido aprendizado, com a contribuição do organismo feminino para isso.

Aspectos Psicológicos

Alguns especialistas em emoções humanas, revelam que a maternidade levam às mulheres a serem mais tolerantes, já que um filho invade o corpo e a emoção da mãe. com suas necessidades,e quando acontece a invasão de outra pessoa, o comportamento dos seres humanos tendem a ficar mais complacentes, mais sensíveis. Na realidade, o organismo feminino, passa por várias etapas no período de gestação, e elas estão relacionadas de maneira íntima ao comportamento da mulher. Devido aos níveis dos hormônios FSH e FLH, que contém progesterona e estrógeno, que atuam diretamente no hipotálamo, modificando as atitudes da mulher a certos tipos específicos de emoções. Mesmo após o parto, eles ainda continuam oscilando no organismo feminino. Ou seja, esses níveis não ficam iguais, ao que eram antes da mulher ficar grávida, causando um efeito de forte impacto, que alguns consideram até como causa da depressão pós-parto.

Exigências Sociais

Segundo profissionais, quando a mulher se torna mãe, apresenta a tendência de se questionar sobre como foi sua educação,e quais são suas próprias expectativas em relação à maternidade. Psicólogos alertam para a ocorrência de uma grande exigência por parte da sociedade, sobre as mulheres para que sejam mães perfeitas, fazendo-as sentirem-se frustradas, quando acham que não conseguiram atingir o que todos consideram ideal. Essa cultura construída faz com que ela fique decepcionada consigo mesma ,quando não atende às expectativas das outras pessoas, em relação a criação de seu filho. Normalmente, todo seu estilo de vida passa por uma modificação, surgindo um sentimento constante de preocupação, em relação ao bebê que acabou de gerar.

Figura da Mãe

Alguns psicólogos revelam que a figura da mãe é sempre muito agradável, para a maioria das pessoas, pois transmite a idéia de amor, já que é como se elas, depositassem nos bebês que vão gerar uma parte delas próprias, ampliando desse modo, o sentimento de amor incondicional. No entanto vale ressaltar, que a maternidade é um processo muito íntimo de cada mulher, e cada qual tem uma maneira própria de passar por esse período. Portanto, as generalizações nunca são possíveis quando se trata de seres humanos, pela gama de fatores que podem influenciar esse momento tão importante, na vida de quase todas as mulheres.


Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *