Orientação para Gestantes Viciadas

A gravidez é um momento muito delicado e especial na vida de diversas mulheres. Porém, existem alguns problemas que podem ser observados quando falamos do processo de gestação da mesma.

Mulheres que sofrem com diversos tipos de vícios, precisam se controlar e tentar melhorar seus hábitos, para que seja possível vivenciar uma gravidez sem maiores riscos e também uma criança saudável e sem problemas futuros.

São diversos os riscos que podem estar presentes na vida de mulheres que são consideradas viciadas, não só para elas, como para a criança que está sendo gerada dentro de seu corpo.

Entre os vícios que diversas mulheres podem passar durante esse processo os mais visados são vícios de bebidas alcoólicas, drogas ilícitas ou não.

O primeiro passo então para se combater o vício no período de gravidez será o processo de aceitação e entendimento por parte da mulher e seus familiares em relação aos perigos e danos que podem causar a saúde da gravida e de seu bebê, caso o vício seja mantido.

Para isso, nas consultas regulares do pré natal, onde o médico especialista da mulher estuda e analisa sua gravidez, todas as dúvidas devem ser tiradas. No processo inicial da consulta, geralmente os médicos encaminham para a mulher uma ficha, onde a mesma deverá fornecer algumas informações essenciais para o mesmo, poupando tempo, e também o informando de forma mais ativa sobre seus hábitos e costumes.

Nessa hora, é muito importante que a mulher não esqueça de mencionar possíveis vícios, como por exemplo o cigarro, para que o médico possa encaminhar a mesma para determinados tipos de tratamentos, e também auxilie de forma mais ativa a mesma no processo de compreensão de seu caso.

Fumar Na Gravidez

Apesar de ser essencial que a mulher pare seu vício fumante o período de gestação, os números de pesquisas que analisam esse processo são aterrorizantes. Quase noventa por cento das mulheres que são consideradas fumantes, quando iniciam o processo de gestação, acabam não parando com o vício, o que pode ser extremamente nocivo a saúde.

Mulheres que praticam o hábito de fumar durante a gravidez, podem desenvolver diversos tipos de problemas, como a indução de um parto prematuro, que pode ser fatal para seu bebê. Além disso, o descolamento de placenta, um dos casos que mais fazem com que as mulheres abortem, também estão relacionados com o tabagismo no período de gestação.

Muitas mulheres não cortam o vicio pela raiz na época de gestação, e acreditam que ao diminuir a quantidade de cigarros fumados, as chances de malefícios a sua saúde, e também de seu filho serão reduzidas. Esse é um grande mito, já que não existem quantidades de cigarros que são toleradas para consumo de mulheres gravidas, e que não irão atingir sua saúde.

Beber Na Gravidez

Um outro vicio muito comum de diversas mulheres gravidas é em relação ao consumo de bebias alcoólicas nesse período. Assim como o cigarro, ao consumir bebidas que apresentam teores alcoólicos, as mulheres podem estar sujeitas a desenvolver certos tipos de problemas no período gestacional, além de também no processo de lactação e recuperação após o parto de seu filho.

Beber na Gravidez

Beber na Gravidez

Diferentemente do cigarro, diversos especialistas afirma que o consumo de bebidas alcoólicas é tolerado quando a quantidade e regularidade da ingestão é pequena, ou seja, quando em algum momento festivo ou especial a mulher deseja ingerir uma pequena quantidade da bebida.

Mesmo assim, ainda é muito indicado que a mesma evite esse momento, e se possível, não faça uso de nenhuma bebida durante todo esse processo, melhorando assim a saúde própria e de seu bebê.

Esses são os vícios mais comum entre as mulheres gestantes, mas existem outros diversos casos, como mulheres que são viciadas em drogas ilícitas e outros produtos nocivos a saúde.

Após o processo de descobrimento da gravidez, todos esses vícios devem ser cortados, e a mulher, deve então entrar em contato com seu médico, para que devidas medidas possam ser tomadas.

O processo de conscientização da gravidez é um ótimo momento para analisar todos os vícios que envolvem a vida dessas mulheres, isso porque, diversas gravidas declaram que após se descobrirem gravidas, não fizeram mais o uso de drogas e bebidas, por exemplo.

Durante todo o período gestacional, é muito importante que a família mais próxima demonstre apoio a mulher, fazendo então com que a mesma não seja exposta a situações onde ficará exposta a possíveis quedas no vicio, melhorando assim sua chance de desenvolver uma gravidez mais saudável, e com menos riscos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *