Relação Entre Cérebro e Obesidade

Definição de Obesidade

De acordo com especialistas, a obesidade pode ser definida como excesso de peso corporal, caracterizado por uma massa de tecido adiposo,superior a vinte por cento do peso total do indivíduo, que é considerado uma quantidade excessiva de gordura física.

A obesidade também ocorre em pessoas que tem mais gordura do que músculos, e é considerada uma doença crônica.

Poder do Cérebro Humano

De acordo com cientistas, a maioria das pessoas desconhecem o poder cerebral que possuem. Uma das maneiras de utilizar o cérebro é como aliado no emagrecimento corporal, através da reestruturação da maneira de pensar a alimentação.

Poder

Quando surge algum problema durante o dia, como consgetionamentos no trânsito, discussões com os companheiros, aborrecimentos no trabalho,ou outros contratempos que ocorrem diariamente, na rotina de todos os indivíduos, a estrutura cerebral pode instintivamente, direcionar a pessoa a comer mais do que sente vontade, numa tentativa de compensar as frustações geradas por essas situações de estresse.

Reação dos Seres Humanos aos Problemas

A maioria das pessoas, reagem às situações estressantes que vida apresenta, com sentimentos de medo, tristeza, ansiedade ou agitação. Esses indivíduos tendem a utilizar a comida, como fonte de prazer e distração para liberar suas tensões, com o objetivo de ficarem calmos. Desse modo, o alimento é usado como um atenuante para aliviar e combater a angústia, que a pessoa sente.

Alimentação

Esse fator é comprovado,inclusive,cientificamente através de imagens cerebrais, feitas por tecnologias avançadas, que mostram que os seres humanos tendem a comer em excesso para suprir às áreas do cérebro, responsáveis pela sensação de prazer.

Estudos Científicos

De acordo com especialistas em psicologia, o sistema límbico é um lugar no cérebro, uma área pré-frontal, onde estão localizadas muitas estruturas, responsáveis pela regulação do medo, raiva, tristeza e ansiedade. Segundo pesquisadores, em algumas pessoas que comem em excesso para satisfazer os sentimentos de frustração,essa parte cerebral pode apresentar algum defeito.

Satisfazer

Apesar dessas pesquisas, os estudiosos não descartam os métodos tradicionais para emagrecer,como alimentação equilibrada e prática de exercícios diários, porém defendem a tese de que somnete a restrinção alimentar das dietas não funcionam por muito tempo,pois elas só combatem os sintomas do excesso de peso, e não as causas.

Para ter sucesso no processo de emagrecimento é necessário uma reeducação cerebral, já que o cérebro é o único órgão que administra o comportamento do indivíduo em relação a sua alimentação, e consequentemente na manutenção de seu peso.

Pequenos Movimentos

Os especialistas recomendam que a cada hora, sejam feitos pequenos movimentos de alongamento, e principalmente exercícios respiratórios que ajudam a acalmar às pessoas. Essas atividades para serem feitas, não necessitam de locais apropriados, como academias, por exemplo, pois os indivíduos aprendem as técnicas simples para alongar os músculos, e a respiração apropriada para se manterem sempre equilibrados, evitando assim alimentarem-se em excesso.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *