A Psicologia em Geral
A terapia humanista ou psicologia humanista é um ramo da psicologia em geral.
Muitos estudiosos acreditam que todas as pessoas possuíam algum tipo de neurose, porem outros defendiam que o núcleo da personalidade humana tinha uma tendência no bem estar e na saúde , levando assim um vasto estudo sobre o tema.
Desde ai perceberam que o processo de terapia consistia em um trabalha onde há cooperação entre o cliente e o psicólogo para que obtenha uma pessoa aberta á experiência.
Para o desenvolvimento desta terapia é preciso fazer um planejamento contando com as necessidades do paciente colocando-as como se fosse uma pirâmide como as que vem primeiro e as que virão depois.
As terapias humanistas servem como um caminho para liberdade e libertação das forças interiores mostrar a capacidade que se tem de enfrentamento de si mesmo e de outros no mundo, conseqüentemente obterá um maior respeito e crescimento de si.
Por Que Procurar Esta Terapia
Todas as pessoas passam por momentos difíceis, estresse entre outros. Mas algumas delas não conseguem superar alguns desafios que a vida nos trás e acabam deixando de fazer coisas do dia-a-dia como trabalhar, estudar, cuidar da casa e até de si mesmo, e é por isso que hoje se tem como opção de ajuda a terapia humanista que serve como um auxiliar para que a pessoa se liberte com total confiança, sigilo e obtém ajuda de profissionais que realmente entende do assunto, pois de acordo com Carl Rogers que foi um pensador americano e precursor da psicologia humanista: as forças internas do ser humano se mostram em seu jeito de ser , sendo alguém aberto a desenvolvimento e aprendizagem
Como Funciona a Terapia Humanista
A terapia humanista começou há um tempo e eram realizadas em salas de encontro improvisada que geralmente aconteciam em lugares e horários totalmente impróprios ,naquele tempo existiam poucos psicólogos , até que o grupo foi crescendo até se tornar um grande grupo e organizando suas próprias convenções. Essa terapia ainda esta um pouco excluída de outras áreas da psicologia devido a seus resultados experimentais que estão muitos separados do resto do campo do mesmo.
Ainda hoje á falta de ambiente para formação humanista , pois a maioria dos estudantes que querem seguir para este tipo de terapia precisam suportar programas que são antagônicos aos seus compromissos básicos , este problema é devido as atitudes inerentes na maioria dos programas de formação, pois é perigoso alguém querer mostrar seus sentimentos , pois qualquer desequilíbrio emocional a pessoa pode ser descartada por ser considerada instável, os seres humanos são tratados como objetos devido exigência de padrões alienados.
A formação e desenvolvimento de profissionais para exercer a terapia humanista são necessários para que estes grupos não acabem e deixando assim de auxiliar e ajudar muitas pessoas.