Resistir às tentações de uma praia seja de mar ou não, mas com muita areia e sol não é tarefa fácil especialmente em um verão como o que estamos enfrentando atualmente, com temperaturas que chegam a mais de 40°C, mas não esqueça que manter diariamente este contato, em geral por horas seguidas com as areias brancas da praia e debaixo de sol escaldante nem sempre trás bons resultados. Existem muitas doenças características de verão, as quais deverão aprender a se prevenir se quiserem evitar incômodos durante o verão sem deixar, contudo de aproveitar o que esta estação do calor e que é a mais alegre do ano tem de bom a oferecer. Dos problemas causados pelo sal a maioria já sabe se proteger com o uso de filtro solar adequado, porém existem perigos como verminoses, micoses, inflamação de ouvidos e olhos que merecem cuidados especiais para que sejam evitados.
Verminose
Larvas que trazem a verminose podem se encontrarem nas praias, pois estão presentes em fezes de cachorros e estes infestam as areias nos dias de hoje, apesar de todas as campanhas para que isso seja evitado. Principalmente pela sola dos pés é que o parasita penetra na pele e está feito o estrago, pois logo se desenvolve e causa a inflamação.
Micoses
É entre as doenças de pele causadas pelo verão uma das mais comuns sendo contagiosa e cuja causa é fungos que podemos encontrar na areia. Entre os fungos mais comuns está os chamados de dermatófitos que quando alojados entre os dedos dos pés recebem a denominação de frieiras, mas também se instalam em outras partes do corpo e são muito incômodos, pois provocam uma coceira intensa. As recomendações para evitar certos tipos de micoses são de que não se deve ficar muito tempo com maio molhado no corpo, pois lugares como virilhas são próprios para que fungos se instalem. O pano branco é outro tipo de micose que surge no rosto e nas costas e aparece como manchas brancas ou marrons. Não esqueça que o fundamental é cuidar para evitar que os fungos se instalem e não sentar diretamente na areia é uma das maneiras mais seguras, pois é nesta que os fungos se alojam.
Ouvidos
Estes no verão se transformam num dos grandes problemas durante a temporada. Sendo o canal do ouvido um local escuro, quente e úmido, a inflamação é comum causando a otite externa.
Olhos
A conjuntivite é a doença mais comum que ataca os olhos durante o verão causando irritação, coceira com inflamação da membrana. É extremamente contagiosa e por isso deve ser tratada de imediato procurando evita o contato com outras e pessoas para não infectá-las. Não deixe de aproveitar o verão, mas fique alerta para os perigos que vem com ele, pois se contrair uma dessas doenças pode estragar sua temporada.