Alcoolismo e a Política

Os danos causados pelo consumo excessivo do álcool certamente têm um elevado custo em todo planeta. Entretanto, as políticas públicas do Brasil não produzem qualquer efeito quanto ao consumo da bebida, pois não há qualquer mobilização por parte daqueles que deveriam buscar o bem comum do país.

Como Tratar a Doença do Alcoolismo

O alcoolismo é uma doença incurável, progressiva e fatal. Vai causando em suas vítimas uma gradativa obsessão pela bebida até dominá-la completamente em seus estágios finais. Contudo, conquanto incurável e progressiva, tal doença pode ser detida em seu avanço. Para tanto é preciso que o alcoólatra se abstenha tal e completamente do álcool, evitando o primeiro gole.

Doença

De nada adiantam algumas “paradas”, pois qualquer vítima da doença, mesmo após anos sem beber, ao tomar apenas um gole, fatalmente estará, num curto período de tempo, consumindo a mesma quantidade ou até mesmo uma quantidade maior àquela que consumia antes de “parar”.

Claro que tal abstinência não é simples ou fácil. Depois de algum tempo vivendo em função do álcool, é necessário todo um aprendizado para abster-se da bebida. Tentando sozinha, as chances da vítima do alcoolismo são quase nulas, entretanto, com Alcoólicos Anônimos, e outros grupos de apoio, terá muito mais chance de ter êxito em seu empreendimento.

Que Tipo de Doença é o Alcoolismo

Conquanto ao se instaurar em sua vítima, o alcoolismo apresente características físicas e psíquicas, é relevante salientar que do ponto de vista clínico (médico e psicológico), o alcoolismo não apenas não possui qualquer medicamento como também não tem cura.

Ainda que se interne o doente em uma clínica especializada para que seja submetido a uma desintoxicação orgânica, e ainda que tenha o acompanhamento psicológico para tratar de sua psicose e compulsão para a bebida, nada podem a medicina fazer pelo doente alcoólico.

Tratamento

Entretanto as estatísticas mostram que dentre todos os órgãos e entidades que buscam trabalhar com o doente alcoólico, apenas a Irmandade de Alcoólicos Anônimos tem um resultado animador – 50% dos alcoólicos que ali ingressam detêm a doença em sua marcha.

Isso se deve ao fato de existir, na irmandade de Alcoólicos Anônimos um programa espiritual em sua essência, denominado “Os Doze Passos e as Doze Tradições”. Os doze passos são uma síntese do Evangelho de JESUS CRISTO, através de passos que são propostas práticas apresentadas àquele que ingressa em um “grupo de Alcoólicos Anônimos”.

Grupo

Cada passo possui uma verdade e uma ação, sugeridos (nada é por imposição, nada é cobrado) a quem quer recuperar-se da doença do alcoolismo. Já as Doze Tradições dizem respeito ao grupo em si, apresentando verdades e ações a serem adotadas por cada grupo para sua sobrevivência, pois a idéia é que não havendo grupo, não há recuperação. Isso porque é no grupo que cada alcoólico encontra apoio para sua recuperação.

Recomenda-se, a quem queira maiores informações, que entre no próprio site de alcoólicos anônimos no Brasil: http://www.alcoolicosanonimos.org.br/

(Por Carlos Alberto Bächtold – Foz do Iguaçu, PR)

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *