Ambliopia

Dificuldade no Diagnóstico

A maior dificuldade em se tratar a ambliopia ou olho preguiçoso, como é mais conhecida, é pela dificuldade de fazer seu diagnóstico, pois a doença ocular não tem sintomas aparentes. No entanto,se a criança for levada a um bom profissional especializado, antes da idade de nove anos, e ele detectar o problema de maneira correta e precisa, pode ser que ela fique curada.

Adultos

Definição da Doença

A ambliopia é uma distúrbio grave, que a longo prazo pode causar a perda total da visão, sendo mais conhecida como doença do olho preguiçoso, e é caracterizada quando há uma diferença visual entre um olho e outro, atingindo o sistema da visão junto ao cérebro.Segundo profissionais especializados, não há nada de errado com o olho, ele é normal do ponto de vista fisiológico, só não enxerga bem,sendo portanto só um problema visual. Na ambliopia, a dificuldade do diagnóstico, está no fato de que somente um olho não consegue enxergar, o outro é normal, então o cérebro só reconhece a visão do que enxerga melhor, por isso a pessoa não percebe que tem um problema oftalmológico. De acordo com especialistas, os indivíduos não enxergam com os olhos, e sim com o cérebro.

Tratamento

Prognóstico

Especialistas advertem que a ambliopia a longo prazo, pode resultar na perda total da visão do olho que não enxerga bem, já que ele não é mais reconhecido pelo cérebro. A visão se desenvolve desde quando a pessoa nasce até os nove anos de idade, e é nessa fase que o tratamento do distúrbio deve ser realizado.

Ambliopia

Diagnóstico e Tratamento

De acordo com psicopedagogos, muitas doenças relacionadas com a visão, surgem no período escolar,e alguns sintomas podem ser observados pelos professores, como por exemplo, se a criança se levanta para ler o que está escrito no quadro,ou se costuma cair muito, sendo necessário nesses casos, uma maior atenção. No caso da ambliopia, que é uma enfermidade sem sinais visíveis, os professores não conseguem contribuir muito para sua identificação, sendo necessário a realização de exames periódicos, para detectar o problema. Segundo especialistas, o distúrbio pode ser diagnosticado facilmente por um exame oftalmológico, que deve ser feito a cada ano. Apesar da ambliopia ser uma doença que possa ser identificada por qualquer médico oftalmologista, é muito importante que essa identificação seja feita na faixa etária adequada, ou seja, até os 9 anos. O tratamento da doença é bem simples, e é feitocom um tampão, cujo objetivo é cobrir o olho que enxerga bem, e então o cérebro é estimulado para perceber o outro que não consegue ver. Quanto mais nova for a criança, mais chances tem de responder bem ao tratamento, sendo que a idade pré-escolar é considerada ideal para o tratamento, já que nessa época ela não é submetida a muito esforço visual. Os pais devem ficar sempre atentos,sempre que desconfiarem que há algum problema visual com seu filho, para que haja tempo de corrigi-lo.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Eu tenho 20 anos, e tenho esse problemas na visão, fui ao oftamologista e ele me falou que minha doença não tem cura e que eu não posso fazer nada. Realmente é verdade? tenho medo de ficar cego 🙁

    Bruno 15 de dezembro de 2012 20:26
  • eu tenho 29 anos e tenho este problema, também fui ao oftalmo e ele falo que teria que cuidar mais cedo neste caso só seria uma cirurgia de estética, daria certo esse processo ou não resolveria nada percaria totalmente a visão?

    leila maria dos santos 27 de outubro de 2013 3:49
  • Eu, tenho 32 anos e tenho ambliopia , fui ao oftalmologista e ele me disse que não tem nem um tipo de tratamento para esse tipo de doença na minha idade. O que eu faço? Tenho medo de perder a minha visão.

    CÁTIA 14 de Abril de 2014 23:04
  • existe tratamento para adulto que tem ambliopia…

    carlos andre 12 de novembro de 2015 14:50

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *