Artrite Reumatóide

O que é Artrite Reumatoide?

Artrite reumatoide é uma doença que ocasiona inchaços, vermelhidão e dores nas partes do corpo de quem sofre desta condição. É uma doença autoimune e sem cura; existem tratamentos por meio de remédios e sessões semanais de fisioterapias. As dificuldades de locomoção do corpo ou da parte do corpo atingida também são existentes, por conta da rigidez que a doença ocasiona.

Dedos Tortos Devido à Artrite Reumatoide

Dedos Tortos Devido à Artrite Reumatoide

Pessoas que sofrem desta doença reclamam que após cerca de 1 hora ao acordar a dificuldade de mexer a mão, ou pé, afetado pela doença é constante.

Quais Os Sintomas De Artrite Reumatoide?

Por os sintomas as vezes apresentar uma demora, ou ir aparecendo aos poucos, é comum que as pessoas demorem semanas até obter o diagnóstico final.

Pessoas que sofrem dessa doença dizem que os sintomas que as levaram a procurar ajuda médica são resumidos em:

  • Alta febre. Geralmente a febre não é o sintoma mais alarmante de artrite reumatoide. Pessoas consideram ouras doenças mais corriqueiras como gripe ou resfriado, antes de pensar que possa ser mais grave.
  • Cansaço. O canso também não é tão alarmante para as pessoas que estão desconfiadas de uma doença mais forte.
  • Dor nas articulações. Esse é o sintoma que ocasiona a maio duvida nos pacientes, fazendo com que eles procurem um médico que será responsável pelo diagnostico e tratamento da doença.
  • Falta de força nas articulações afetadas. É comum que o doente sinta muita dificuldade relacionada a fraqueza nas articulações afetadas. O simples movimento de abrir e fechar a mão gera um grande desconforto para o doente.

Caso você esteja sentindo quaisquer destes sintomas, é de extrema importância que você procure um médico especialista. Além destes clássicos sintomas de artrite reumatoide, a doença possa acarretar outras consequências como dor nos joelhos, cotovelos e dor nas costas, devida a má postura.

Qual O Médico Responsável Pelo Tratamento Da Artrite Reumatoide?

O médico responsável pelo tratamento é o Reumatologista, que poderá receitar os remédios que aliviarão os sintomas da doença. Após o diagnóstico e a medicação, o paciente será encaminhado a uma fisioterapeuta, afim de combinar juntamente com o médico responsável um tratamento mais eficaz contra a doença. O seguimento correto do tratamento fará com que a dor no local, e a fraqueza diminuam consideravelmente. Apesar disto, a artrite reumatoide não tem cura, e o paciente deverá seguir com os remédios, consultas e fisioterapias pelo resto da vida.

Resultados Da Artrite Reumatoide

A doença será confirmada por meio de exames, e quando o estagio da doença é inicial, existe uma maior dificuldade em se finalizar o diagnóstico. Geralmente os exames que o paciente é submetido são basicamente o exame de sangue, num aspecto mais complexo, onde a taxa de reumatoide é verificada. Apesar de ser um exame considerado seguro, é possível que o resultado seja um falso positivo em algumas situações, como no estágio inicial da doença.

Quando o paciente reclama de muitas dores na coluna, a ressonância magnética pode mostrar se a doença afetou ou não a mesma.

O raio X também é capaz de detectar a doença.

Como é a Artrite Reumatoide?

A doença é uma inflamação que se desenvolve na maior parte nas juntas, como mãos e pés dos pacientes. O sistema de defesa do organismo do individuo passa a atacar as saudáveis articulações, aumentando então a inflamação. Os remédios e fisioterapias servem para ajudar a controlar essa inflamação, possibilitando ao paciente uma melhora na qualidade de vida. Infelizmente a causa maior e concreta do porque do desenvolvimento da artrite reumatoide não é conhecida. Porem, alguns fatores são propensos a ajudar no aparecimento da artrite, como fumar, a genética, vírus e bactérias.

Caso o tratamento já esteja sendo feito, porém as dores ainda existem em grande escala, ou o doente esteja aguardando os resultados, existem maneiras de aliviar os sintomas.

Como Aliviar Os Sintomas Da Artrite Reumatoide?

  • Uso de bolsas de água quente nas articulações.

O uso de bolsas de água quente nas articulações pode ser muito benéfico para o paciente, pois ajuda a aliviar a tensão do local

  • Alongamentos ao longo doa dia

Como a região afetada pela doença perde em grande escala a flexibilidade e forca, o individuo cada vez menos se alonga ou procura fazer caminhadas. Por isso, é muito importante que sempre que possível a articulação afetada seja estimulada.

  • Realizar atividades físicas

É muito importante que a atividade física seja realizada. Sabe-se que para uma pessoa que sofre dessa doença a musculação em excesso, e sem recomendação médica não é recomendável

Porém, existem atividades físicas que podem colaborar a conter a doença, e que são leves, com hidroginástica e pilotes.  O yôga também pode ser praticado, desde que instruído por um profissional competente.

Usualmente o paciente com o tratamento obtém melhoras significativas, porem existem casos que a cirurgia é o caminho mais recomendado. Ela possibilitará ao paciente uma recuperação melhor, e uma alívio no desconforto causado pela artrite reumatoide.

Artrite Reumatoide na Gravidez

A artrite reumatoide atinge em um numero maiores mulheres, acima dos 30 anos de idade.

Existem casos de mulheres que são portadoras da doença, e que ao engravidarem nos primeiros semestres sentem um alivio nas dores, e nos desconfortos, porém, tudo deve ser acompanhado pelo médico. Existem casos que o desconforto após um período da gravidez aumenta, e o medico se vê necessário o uso de remédios, durante a gravidez, para que a paciente possa se sentir melhor.

Caso seja o caso de remédios durante a gravides, o medico irá acompanhar a gestação de perto. Por ser utilizado remédios corticoides, as vezes o risco de parto prematuro da criança pode aumentar, atraso desenvolvi mental da criança e hemorragias durante o parto.

Geralmente quando a doença é controlada, e sem uso de remédios, a mulher gestante tem o mesmo risco em sua gravidez de uma mulher saudável que não tenha o mesmo problema de saúde.

Alguns remédios durante a gravidez devem ser evitados, pois terão ação direta na amamentação do bebe, e não são recomendados tomá-los enquanto a criança estiver se desenvolvendo no útero da mãe. Por isso é importante que a mulher converse com o médico antes de engravidar, para que haja um consentimento e uma remodelação do medico quanto ao tratamento por ela exercido. Após o parto as dores e desconfortos podem aumentar, e o medico da paciente deverá ser notificado, para que proporcione o melhor tratamento para ela.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *