Foliculite

A foliculite nada mais é do que uma piodermite, isto é, uma infecção de pele, que tem origem no folículo piloso, mas que é muito rara de ser transmitida de pessoa a pessoa. Há uma classificação que traz uma forma de foliculite superficial que, na realidade, se trata de uma forma um pouco diferente de impetigo e que, por isso, forma uma espécie de pústula folicular. Essa pústula acabar por se romper e acabar formando uma crosta após ser dissecada, o que muitas vezes ocorre pelo simples atrito com as superfícies ou até mesmo com as roupas. Muito embora esse problema ocorra nos folículos pilosos, sua ocorrência não impede o nascimento ou o crescimento dos fios que, além de pelos, podem ocorrer nos cabelos, apesar de isso ser um pouco raro.

De uma maneira geral, as lesões ocorridas em decorrência da foliculite são numerosas e acometem locais extensos da pele, como pernas e braços, por exemplo. Além desses locais, é relativamente comum ocorrer foliculite em pescoço, tronco e até mesmo nas nádegas, muito embora a ocorrência nesse local seja um tanto quanto rara. Com relação ao tempo em que ocorrem as lesões podem tanto serem agudas, isto é, durarem pouco tempo, cerca de alguns dias, quanto durarem por meses ou anos, sendo, portanto, uma foliculite do tipo crônica.


Etiologicamente, as foliculites estão relacionadas às infecções de pele causadas principalmente pelo chamado Staphylococcus sp., que é uma bactéria que comumente se encontra na nossa pele, mas que, em determinadas circunstâncias, podem acabar desenvolvendo algumas doenças, não apenas a foliculite, inclusive. No entanto, a foliculite pode ser causada por outros microrganismos, vai acabar dependendo do caso, o que faz com que cada caso seja observado atentamente por um médico que, de preferência, seja um dermatologista, para melhor averiguação e desenvolvimento de uma conduta adequada para o caso em questão.

Há outros tipos de foliculite que não ocorrem necessariamente na extensão da pele ao redor do corpo, como o hordéolo, por exemplo, que é mais conhecido como terçol e que representa um tipo de foliculite ocorrida nas chamadas glândulas de Meibomius, fazendo com que haja a formação de um edema, principalmente, próximo à inserção do pelo dos cílios. Há também a chamada sicose da barba que, na realidade é um outro nome que se dá à foliculite ocorrida nos pelos das barbas dos homens, mais especificamente. Nesse caso, pode haver a evolução do desenvolvimento de uma espécie de placa, que pode adquirir tanto um aspecto de infiltração quanto um aspecto vegetante.

Embora haja milhares de pessoas que convivem com a foliculite, é necessário que se atente para ela, uma vez que podem ser desenvolvidas muitas complicações a partir da foliculite, como a erisipela e a celulite, por exemplo, que já são doenças que requerem extrema atenção e um tratamento rigoroso. Para a realização do tratamento de foliculite, geralmente são utilizados antibióticos, apesar de depender muito do agente etiológico responsável pela infecção em questão, o que pode ser determinado com a ajuda de um médico. O médico, inclusive, vai analisar o caso para determinar se será ou não necessário o uso de antibióticos sistêmicos e não só em formas de pomadas ou loções, por exemplo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *