A artrose é uma doença degenerativa que afeta as articulações. A dor é o primeiro sintoma, que aumenta com a prática de exercício. Em alguns casos, a articulação fica rígida após uma noite de sono ou quando a pessoa fica parada por um determinado tempo. As articulações podem perder a mobilidade e ficar completamente rígidas com o passar dos anos.
A cartilagem áspera faz com que as articulações ranjam ao fazer os mais simples movimentos. Outros sintomas são o inchaço, fraqueza, deformidades e diminuição gradativa dos movimentos. A artrose afeta com frequência a coluna vertebral, joelhos, pés e quadris.
Muitos pacientes apresentam alguma forma de incapacidade, mas com os tratamentos corretos e terapias alternativas a degenerescência articular pode ser contida. A pessoa pode levar uma vida completamente normal.
Recomenda-se que o paciente perca peso para aliviar a pressão; tenha uma dieta saudável; faça exercícios específicos; use calçados apropriados e em caso de fortes dores, tome analgésicos. Cirurgias corretivas também são indicadas nos casos crônicos de artrose. Caso apresente esses sintomas procure um especialista e tenha qualidade de vida!