Câncer de Endométrio

O câncer de endométrio é o 4º tipo de câncer mais comum entre as mulheres, sendo o 2º na região da pélvica (atrás do câncer de colo de útero). É o tipo de câncer que mais cresce entre as mulheres, sendo identificado cerca de 150 mil casos novos por ano em todo o mundo.Quem Está Mais Sujeito Ao Câncer Endometrial O endométrio é a camada de tecido que forra o interior do útero.

Ela é responsável por armazenar nutrientes que alimentarão o embrião no início da gravidez. Enquanto a mulher é fértil, a camada é renovada todos os meses durante o período da ovulação e descartada durante a menstruação, sendo responsável pelo fluxo sanguíneo que acompanha o óvulo descartado.96% dos casos de câncer do endométrio ocorrem em mulheres acima dos 50 anos de idade, especialmente aquelas que entraram tardiamente na menopausa (51 anos ou mais).

Alguns fatores que aumentam as chances desse tipo de câncer são: a presença de ovários policísticos, a obesidade, a hipertensão arterial, câncer de mama e tumores ovarianos que causam o aumento de estrogênio e histórico familiar da doença.Prevenção e Diagnóstico Uma das formas mais eficazes de se prevenir o câncer de endométrio é manter o acompanhamento regular de um ginecologista, tanto antes quanto no período da pré-menopausa. Geralmente, o espessamento excessivo do endométrio precede o aparecimento de câncer em 10 anos ou mais.Um tratamento que acaba por reduzir consideravelmente as chances de desenvolver este tipo de câncer são as terapias de reposição hormonal no início da irregularidade menstrual.

Câncer de Endométrio

Câncer de Endométrio

Outra forma de monitorar o estado do endométrio é incluir a ultrassonografia transvaginal aos check ups anuais.O diagnóstico é feito através de medições do endométrio na ultrassonografia aliado a biopsia. Em alguns casos, é necessário realizar uma dilatação do colo do útero e curetagem para diagnosticar a doença. Tendo sido confirmada, são realizados outros exames de imagem, tal como a tomografia e a ressonância magnética para avaliar a extensão do câncer, assim como sua proximidade ou metástase para outros órgãos e tecidos.Tratamento e RecuperaçãoA indicação primária para casos de câncer de endométrio é cirúrgica. Este tratamento inclui a retirada do útero e dos ovários, eliminando o foco da doença. Em casos mais graves, é realizada a linfadenectomia pélvica, que consiste na retirada dos linfodos da região da bacia.

Câncer de Endométrio

Câncer de Endométrio

A radioterapia é recomendada em conjunto com a cirurgia, para evitar recorrências do câncer.  Em pacientes que não podem ser operados devido o estágio avançado da doença, há a opção de passar pela quimioterapia.Após concluído o tratamento, o acompanhamento ginecológico e oncológico deve ser frequente, pois este câncer pode indicar a probabilidade de câncer em outras regiões, sobretudo nas mamas. Em pacientes diagnosticadas no início da doença, a taxa de sobrevivência após 5 anos, varia entre 75 e 99% dos casos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *