Cisto Dermóide

Cisto dermoide ou cisto no ovário é caracterizado por “bolsas cheias de líquidos” que se agrupam dentro do ovário ou em outras partes do corpo, dependendo do tipo de cisto. Também é chamado de corpo lúteo e cisto folicular.

Existem alguns tipos de cistos ovarianos, porém, os mais comuns são os foliculares e os lúteos. Os demais não são tão comuns e normalmente, como é o caso do cisto dermoide e do cistadenoma.

Saiba Mais Sobre Problemas Com Cistos

Os cistos, em sua grande maioria, “atacam” as mulheres no período fértil, que compreende a puberdade até a menopausa. Além disso, eles aparecem durante o período do ciclo menstrual. Por isso, são chamados de cistos funcionais, como o caso do dermoide. Durante a menopausa podem ocorrer, mas os casos são raríssimos.

Quando o cisto é funcional pode ser tanto lúteo quando folicular. Isso porque a cada menstruação, cresce dentro do ovário um folículo, lugar esse que serve para o desenvolvimento dos óvulos. Na grande maioria dos meses dentro desse folículo é liberado um óvulo, processo que faz parte do que chamamos de ovulação. Quando o folículo não consegue abrir e soltar o óvulo, aquele líquido fica ali dentro e se forma um cisto, por isso, se diz cisto folicular.

Já o cisto chamado de lúteo se forma depois que o óvulo é liberado, porém, ele está com um pouco de sangue e isso faz com que se forme o cisto.

Os Tipos de Cistos e Suas Características

  • Cistadenomas: esses cistos se formam a partir do tecido que envolve os ovários.
  • Cisto endometrioma: neste caso, o tecido se apresenta como uma espécie de mucosa que cobre toda a parte interior do útero, mas também pode aparecer em outras partes do corpo, causado pelo endométrio, daí o nome.
  • Cisto dermoide: surgem devido as células que dão origem à pele, porém, podem ser observados nos cabelos e dentes.

As pessoas que estão mais sujeitas a ter o problema são aquelas mulheres que apresentam casos na família de cistos ovarianos e alguns medicamentos também “estimulam” o surgimento do problema.

Sobre Cistos no Ovário

Não tão raros quanto os cistos dermoides, os cistos no ovário acabam passando desapercebidos pois não dão “dicas”, uma vez que é um problema sem sintomas evidentes. O que pode acontecer, que indique a presença do problema além de dores na região da barriga é menstrução irregular. Porém, quando se sente dor é porque aconteceu um dos seguintes fatores: sangramento, o cisto rompeu-se, aumentou de tamanho, torceu ou provocou trompas de Falópio, sofreu impacto durante uma relação sexual.Também podemos observar outros sintomas, mais raros:

  • Dor ao evacuar.
  • A barriga inchada.
  • Dores na pélvis antes do ciclo menstrual e depois.
  • Dor pélvica ao fazer movimentos e também na hora da relação sexual. Essas dores costumam ser leves, porém constantes.
  • Dor forte na pélvica acompanhada de vômito e náusea.

Quando os cistos são foliculares não se observa alteração nos ciclos menstruais, porém, no caso dos cistos de corpo lúteo, essas mudanças são bem comuns. Também é comum que os cistos provoquem sangramentos e náuseas.

Consulta Médica Para Identificar o Tipo de Cisto

Como foi dito anteriormente, existem vários tipos de cistos, sendo o dermoide, um dos mais raros. Porém, qualquer que seja a desconfiança, qualquer um dos cistos que se suspeite de ter como problema, um médico deve ser consultado.

O indício que é o momento de buscar ajuda é quando se sente dores na barriga e pélvicas intensa, se junto com elas vieram momentos de vômito e febre, reforça a necessidade de avaliação. É importante não tomar nenhum tipo de remédio ao ter esses sintomas, que podera mascarar a doença.

Vale lembrar que os cistos quando são no ovário são bem parecidos com aqueles que outras doenças podem desencadear, por isso, somente o médico, depois de pedir e analisar o resultado de exames, poderá indicar o melhor tratamento.

Na consulta médica, o paciente deve descrever com mais detalhes possíveis os sintomas e se quiser entender melhor, que tipo de cisto tem e suas consequências pode tirar as dúvidas com o médico. Ele pode orientar em como evitar que o problema ocorra novamente, ou pelo menos, como diminuir essa probabilidade, entre outras dúvidas.

Certamente, o médico questionará o tempo que você está observando esses sintomas, se eles chegaram junto com o ciclio mentrual ou não e se algum tipo de atividade faz com que eles piorem.

Cisto Mais Comum: No Ovário

Um exame pélvico pode ser o suficiente para identificar um cisto no ovário. Porém, não é o suficiente para detectar o tamanho do problema e o tipo que é, por isso, são necessários outros exames.

  • Quando a mulher está grávida, por exemplo, esse cisto é lúteo.
  • Com um ultrassom pélvico, que é um exame de imagem, o médico pode ver o tamanho real do cisto e qual o tipo da sua formação.
  • Laparoscopia mostra mais em detalhes a região dos ovários e é mais fácil de encontrar o cisto e ver detalhes.

Durante o tratamento o médico leva em consideração, principalmente, a idade da paciente, além do tamanho e tipo do cisto e os sintomas que foram apresentados. É comum que o cisto, mesmo sem cuidados, desapareça, porém, isso leva meses. Para ter certeza de que ele se foi completamente é necesário reazer exames, como o ultrassom, por exemplo. Nos casos em que o cisto não some sozinho é preciso, em raros deles, optar por uma cirurgia.

O tratamento para evitar que novos cistos apareçam pode ser simplesmente o uso de anticoncepcionais. A cirurgia que é para retirada dos cistos de uma vez por todas é uma escolha que raramente os médicos escolhem. Ela é a solução para quando nenhuma outra é possível, o último caso. Ela só é considerada como primeira opção quando se trata de um cisto grande demais que não seja funcional e ainda esteja crescendo muito.

O pior de um cisto no ovário é quando ele pode ser cancerígeno, neste caso, não basta somente a sua retirada, mas também é necessário retirar ambos os ovários.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • tambem estou com este tipo de Cisto dermoide espero operar logo e ficar boa obrigado pelas esplicaçoes que me ajudou a entender o que e isto agora estou mais em paz que Deus abençoe a todos que ler isto beijos

    Joelma Alves Dos Santos 10 de Abril de 2013 19:46
  • Retirei um cisto dermoide no ovario esquerdo, fiquei de repouso 15 dias, mas ate hoje apos 3 meses apos a cirurgia , não pego peso algum. O medico me recomendou… Estou ótima e minha cicatrização foi perfeita….apenas um sinalzinho no abdomem…. não sinto dor nenhuma, nem no ato sexual….. o segredo é seguir repousso corretamente. Boa sorte á todas….

    mary aantos 19 de junho de 2013 4:16
  • Alguem pode me informar se esse tipo de cisto pode impedir gravidez futura? Preciso retirar pra engravidar???

    luana 30 de novembro de 2013 3:19
  • Vou fazer a cirurgia, estava morrendo de medo, mais agora estou mais calma meu cisto está com 4 cm, e que deus guarde todas que vão fazer também..

    Bruna 21 de dezembro de 2013 14:53
  • fiz a cirurgia ha 6 anos na epoca nao sentia nada tinha uma vida normal mas,de 2 anos p ca tenho tido alguns problemas ginecologicos ;muitas inflamacoes, a menstruacao desregulada ,colicas e outros incomodos sera q tem relacao c a retirada d 1 ovario e 1 trompa?! mas nao fiquei infertil depois da cirurgia tive + 1 filho

    barbara 23 de Janeiro de 2014 0:25
  • Boa noite pra todos .Bom hoje fiquei sabendo que estou com cisto dermóide estou muito preucupada mais creio em Deus que vai da tudo certo . fiquei mas aliviada depois que vi os comentarios AQUI vou fazser minha cirugia este mes .

    patricia 12 de Março de 2014 23:21
  • Olá também tenho um de 5cm, , também sinto muita dor minha vida virou um caos.gostaria de saber se alguma de voces consegue ter relações sexuais pois eu não consigo doi muito. E qual é nome da cirurgia feita. Abraços! Boa sorte a todas nós.

    tatiana 25 de Março de 2014 17:47
  • Boa noite gente estou tão preocupada fiz a retirada de um cisto que juntamente com o ovário agora descobri que tem outro no outro lado nossa estou muito triste tenho 24anos e não quero perder meu outro ovário não tenho nenhum filho ainda e esse e meu maior sonho porem não tenho relacionamento fixo agora será que existe outro tipo de tratamento sem ser cirúrgico temo fazer a cirurgia e perde o outro ovário….Alguém me ajuda a tirar essa duvida??????

    cel 26 de Março de 2014 2:19
  • Tb estou com esse problema, agora não estou achando nenhum cirurgião para fazer a cirurgia de cisto dermoide aqui no Rio de Janeiro, alguem pode por favor me indicar?Desde já obrigada

    vida 27 de Março de 2014 13:41
  • Descobri q tinha esse cisto fiz a cirurgia a 25 dias estou bem me recuperando tenho fe q vou ficar boa e ter muitos filhos.a cirurgia foi tranquila nao precisa ficar c medo meninas …deus esta cuidadando da gente bjs a todas….

    Cristiane santos 15 de setembro de 2014 0:49
  • Meninas e tranquilo tenho 5 dias de cirurgia o pós operatório encomoda mais nada de mais ocorreu tudo bem deus e conosco

    aline 27 de setembro de 2014 17:19
  • Olá Meninas, também estou muito preocupada com isso. Também tenho um cisto dermoide no Ovário Direito. Descobrir isso tem um mês , preciso operar o quanto antes, mais fiquei tranquila com os comentários de vocês acima. Eu tenho 23 anos, casei tem um mês e ainda não tenho filhos, fiquei triste com medo de não poder ter filhos um dia se no caso tiver agravado. Mais Deus sabe de todas as coisas. Vai dar tudo certo Meninas .. Creia

    Aline Costa 29 de setembro de 2014 21:02
  • Boa tarde! Em 2006 descobri que estava com teratoma no ovário esquerdo, então foi feito a cirurgia, além do cisto foi retirado meu ovário, pois o cisto estava muito grande…..Hoje descobri que estou com pequeno dermoide no ovário direito, o médico me aconselhou a fazer cirurgia, apesar de ser pequeno terá que fazer esse procedimento…..Além disso quando fiz o UST (Ultrassom Transvaginal) constou um liquido, fiquei super preocupada, mas o liquido foi por conta da menstruação. Mesmo com um ovário depois de quatro anos tive uma filha e hoje ela tem 5 anos. Farei em Junho a cirurgia, tenho fé em Deus por que ELE é conhecedor de todas as coisas e na hora saberá o que fazer comigo. Força para todas nós, não esqueçam que além dos médicos Deus esta no comando de tudo…Eu creio

    Cristina Mendes Marzocchi 25 de Abril de 2015 18:22
  • eu descobri que tenho um cisto demoide, e tenho um no lado esquerdo com 26cm,estou preocupada ,ainda nao fui no retorno da medica ,mais tambem olhei os comentarios de vcs e estou mais tranquila.mais agente fica muita nervosa ainda nao tenho filhos a preocupacao fica mais tenso.

    francine acordi 13 de Maio de 2015 23:59

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *