Câncer de Mama e Tratamento Precoce da Menopausa

Descoberta Norte-Americana

Segundo pesquisadores norte-americanos, as mulheres que iniciaram o tratamento dos sintomas da menopausa muito cedo, poderiam apresentar maiores riscos de contrair um câncer na mama.

Esse novo estudo científico faz a associação entre a reposição hormonal precoce e o risco do tumor mamário.

Realização do Estudo

Para chegarem a essa conclusão foi feito um estudo com mais de um milhão de pessoas do sexo feminino, demonstrando que aquelas que iniciaram o tratamento contra os desconfortos do climatério uns cinco anos depois do real início da menopausa, não apresentavam riscos de desenvolver um tumor nas mamas.

No entanto, as mulheres que começavam a fazer o tratamento para reduzir os sintomas da menopausa logo que iniciava esse período, demonstravam um risco maior em torno de quarenta e três por centro de contrair o câncer de mama.

Os cientistas, após a análise desse estudo, concluíram então que os maiores riscos de tumor mamário se concentravam em mulheres que iniciavam a terapia hormonal antes ou logo após o começo do climatério. O risco de contrai o câncer foi observado nos diversos tipos de reposição hormonal que foram realizados em vários períodos, tanto nas mulheres magras quanto nas que estavam com excesso de peso.

Resultado da Pesquisa

Os cientistas obtiveram os resultados do estudo científico que confirmaram a hipótese inicial de que as mulheres que se submetiam ao tratamento de reposição hormonal logo no início da menopausa, apresentavam uma probabilidade maior de quarenta por cento de desenvolver um tumor mamário, quando comparadas as que demoravam um pouco mais para iniciar a terapêutica de reposição hormonal para amenizar os sintomas do climatério.

Coração Mais Protegido

No entanto, os estudiosos revelaram que em se tratando de problemas no coração a situação é bem contrária. As mulheres que iniciaram o tratamento da menopausa com reposição hormonal precocemente, demonstraram menor risco de desenvolver enfermidades cardíacas do que as que começaram o tratamento bem mais tarde.

Vale ressaltar que antes do ano de 2002, a terapêutica de reposição de hormônios era prescrita com o objetivo de amenizar os sintomas desconfortáveis como as ondas de calor por exemplo, muito comum nas mulheres que já atingiram essa fase, além de reduzir problemas cardíacos e riscos de desenvolver osteoporose que aumentam muito depois que a pessoa entra na menopausa.

Inconsistência da Pesquisa

Para alguns médicos essa pesquisa não pode servir como base para uma análise mais ampla, pois segundo eles, as participantes da pesquisa estavam na faixa etária de sessenta e três anos, ingeriram doses altas de hormônios e a grande maioria estava com excesso de peso.

Portanto, se as mulheres fossem mais jovens e mais saudáveis e tomassem tipos variados de hormônios , o resultado poderia ser outro. Os próprios pesquisadores confirmaram que as mais jovens que se submeteram à terapêutica de reposição de hormônios, apresentaram uma maior probabilidade de apresentar tumor nas mamas, mas os riscos diminuíram ou desapareceram quando o tratamento para a menopausa foi interrompido.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *