Na anatomia humana, o ombro é a articulação mais complexa do corpo humano principalmente porque é formado por cinco articulações separadas, que são: A Glenoumeral (Que apresenta grande mobilidade, graças a estabilidade articular),a Esternoclavicular ( Onde se dá a maior parte dos movimentos da cintura escapular,que é fomada por claviculas e escápulas), a Acromioclavicular( É irregular e se localiza entre o processo acromial da escápula e a clavicula), a Coracoclavicular( formado pelo processo caracoideda escapula, unido à clavicula inferior) a Escapulotorácica(Movimentação escapularno plano sagital e no frontal em relação ao tronco). Devido a toda elas que se interligam, no ombro, se ele for acometido por alguma doença, com certeza trará grandes trasntornos à pessoa acometida. Um individuo portador de capsulite adesiva ou Sindrome do ombro congelado, como alguns estudiosos o define, caracteriza-se por apresentar uma história clinica de dor, com perda gradual do movimento do ombro, sendo proveniente, de vários fatores que provocam a diminuição dele na articulação. Ainda não se sabe exatamente a etiologia dessa patologia . Algumas vêzes, o ombro congelado aparece sem ter uma causa aparente ou um fator desconhecido, embora alguns pacientes relatem caso de traumatismo na região.
Diagnóstico e Tratamento
O diagnóstico é feito geralmente, pela artroscopia ou por imagens, no entanto o exame clínico do paciente é também fundamental para o correto diagnóstico, baseado na avaliação funcional e fisiologia do orgão acometido. A capsulite adesiva é um problema que somente especialistas da área podem resolver, como no caso de ortopedistas e/ou fisioterapeutas. A terapêutica utilizada pelos profissionais tem como objetivos principais: A recuperação da amplitude do movimento, Conferir uma maior mobilidade ao paciente e controlar o desenvolvimento fisico do ombro. O fisioterapeuta realiza a técnica de assistência manual, permitindo o contato com o doente; superação de algum movimento dificil e a posterior verificação do resultado; além do trabalho repetitivo e cotidiano que pode ser feito na própria residência do paciente.
A reabilitação na piscina é excelente para relaxamento, contribuindo para facilitar a execução do movimento do membro acometido. Alguns profissionais, ainda relatam que obtiveram excelentes resultados no uso de tratamentos alternativos, como a eletroacunpuntura combinada com exercicios para controle da dor e melhora do movimento de articulações do ombro. A reabilitação desse distúrbio exige muita atenção e dedicação por parte dos profissionais, pela sua complexidade, levando-se em conta o que cada indivíduo pode usufruir com o tratamento escolhido para ele. Os terapeutas devem levar em conta a faixa etária, se há alguma evidência de patologias outras, e o tipo fisico do individuo(Alguns especialistas afirmam que pessoas obesas recebem maior beneficio em tratamentos dentro da água).
Com pesquisas cientificas será possivel o aperfeiçoamento do diagnóstico, definir os agentes etiológicos e principamente incrementar o tratamento fisioterápico,beneficiando grande número de pessoas que sofrem de capsulite adesiva, com dores e perda de seus movimentos progressivos,o que deve gerar uma sensação muito desagradável na pessoa portadora dessa doença.
Salete Dias