Projeto de Saúde no Amazonas para Indígenas

O Estado do Amazonas é o que concentra em todo pais, o maior numero de população indígena, residente no alto Solimões, região que faz fronteira com a Colômbia e está perto do Peru. Devido a proximidade desses paises, a população recebe muitas visitas desses estrangeiros, que frequentemente portadores de doenças sexualmente transmissíveis, contaminam o nativos, em geral desinformados e com pouca resistência orgânica.

Projeto de Saúde no Amazonas para Indígenas

Projeto de Saúde no Amazonas para Indígenas

Devido a essa situação lamentável, o Governo do Amazonas, idealizou um projeto pioneiro,que tenta preservar a saúde dos Índios, denominado: “Acesso Progressivo à Qualidade,Diagnostico Seguro de Sifilis e HIV em localidades Remotas da Amazônia”. O nome é grande, mas a iniciativa é muito boa e consiste em fazer testes até o final desse ano, em mais de 70 mil pessoas residentes nas comunidades, que são sexualmente ativas.

Essa iniciativa apresenta um diferencial das outras pelo seguinte motivo: O atendimento do especialista em saúde, vai aos índios, sem que eles precisem se deslocar através dos rios, único meio de locomoção na comunidade, para chegar ao centro do estado, onde serão atendidos.

Como Ocorre a Aplicação dos Testes

Assistência

Assistência

Existe um controle de qualidade pelos especialistas em saúde, em especial os enfermeiros, que atuam com os índios nas suas comunidades,que consiste no recebimento das amostras do teste que serão aplicadas para análise. Esse grupo de profissional é testado pelo FUAM, fundação responsável pela execução do projeto, junto com o Governo.

Os farmaceuticos envolvidos nesse procedimento,que fazem parte dessa instituição, já sabem previamente, quais as amostras positivas e negativas para HIV e sifilis, desse modo conseguem detectar se os profissionais estão aptos a realizarem o diagnostico de forma confiável.

Conforme os resultados obtidos pela testagem, o paciente portador de sifilis, apos receber o resultado do exame, começa rapidamente a fazer seu tratamento, com a aplicação de doses de penicilina. No caso de pessoas cujo diagnostico apontam para existência do vírus HIV,um segundo teste é feito, dessa vez na sede municipal e, em caso de confirmação, o doente é tratado pelo programa de doenças trasmissiveis do Ministério da Saúde.

Familiar

Familiar

Uma das maiores importância desse projeto, é a aproximação entre profissionais da área de saúde, médicos e enfermeiros principalmente, e a população indígena, dando a oportunidade a esse segmento tão importante da sociedade, ser tratado como cidadãos brasileiros que são, melhorando e muito suas condições físicas,e também emocionais, pois uma doença grave não tratada pode ocasionar vários problemas aos indivíduos portadores.

Quando se realizam testes para controle e prevenção de doenças contagiosas, a provabilidade de cura das pessoas acometidas se torna muito grande, tornando essa população saudável, e com possibilidade de contribuir de forma significativa para o crescimento do pais. Oferecendo-lhes adequados tratamentos que possibilitam uma vida saudável e produtiva a todos os integrantes dessa comunidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Plano de Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *