Você sabe o que é noctúria? A pessoa que sofre com noctúria significa que durante a noite ela vai ao banheiro mais de duas vezes. O que não é “normal”. As pessoas costumam ir ao banheiro a noite, uma vez ou duas, no máximo. Porém, neste caso, uma superprodução de urina provoca a necessidade de aumentar o número de vezes de ida ao banheiro durante a noite.
Normalmente, as pessoas que passaram dos 60 anos é que sofrem com a noctúria. Em pessoas com idade inferior são raríssimos os casos, apesar de existirem. Porém, nem sempre a pessoa vai mais de duas vezes ao banheiro a noite e ela está sofrendo com noctúria, o que pode estar acontecendo é a enurese. É um outro problema e neste caso, quando o problema é em uma criança, ela acaba urinando na cama.
A noctúria é um problema que acaba interferindo seriamente no funcionamento do sono. Sem falar, que pessoas com mais de 60 anos acabam aumentando o risco de quedas dentro de casa quando precisam levantar mais vezes durante a noite para ir ao banheiro.
O Que Provoca a Noctúria?
Não é mero acaso que a situação de ir muitas vezes ao banheiro a noite seja mais comum em pessoas com mais de 60 anos. Pois a idade é um dos fatores principais que provocam a noctúria. Porém, existem outros fatores que podem ocasionar o problema. Veja quais são!
-
Quando é feita uma grande ingestão de líquidos (não importa quais) pouco antes de dormir ou de alimentos que possuem uma grande quantidade de água, o problema pode ser observado.
-
Também pode ser um fator para a noctúria para as pessoas que estão ingerindo remédios diuréticos.
-
A noctúria pode ser um sinal de que a pessoa está sofrendo com alguma infecção provocada por bactérias na bexiga.
-
A noctúria também é um dos sintomas de pacientes que apresentam no trato urinário uma infecção crônica.
Além dos fatores relacionados acima, a noctúria também pode estar entre os sintomas de algumas doenças. A frequência de ir ao banheiro urinar pode ser um sinal, somado a outros sintomas, das seguintes doenças:
-
Falência crônica renal
-
Diabetes
-
Insuficiência cardíaca congestiva
-
Algumas alterações no sono também podem provocar o problema, são elas: insônia, apneia do sono e síndrome das pernas inquietas.
-
Hiperplasia da próstata
Como Combater a Noctúria
O médico que vai avaliar o problema e diagnosticar o que está provocando a noctúria é o urologista. Ele deverá ser consultado se for frequente as idas noturnas ao banheiro e sempre considerando mais de duas vezes por noite.
Apesar do urologista ser o especialista que cuida do problema, um bom clínico geral também é capaz de fazer o diagnóstico.
Para fazer com que a consultar seja mais proveitosa e o diagnóstico mais preciso, poupando o seu tempo, algumas informaçõe são úteis antes de ir ao médico. Como por exemplo:
-
Faça uma lista anotando todos os sintomas que você vem observando e melhor ainda, se forem anotadas as frequências que ocorrem.
-
É importante que você também leve, se for o caso, uma lista com todos problemas que o paciente tem e principalmente, os medicamentos que ele está ingerindo naquela momento. Se tomar suplementos, isso também deverá ser relatado ao médico e com o nome do produto.
-
É recomendado o paciente ir à consulta acompanhado. Uma pessoa para ouvir as respostas do médico e para ajudar na hora de tirar as dúvidas é sempre muito válida.
As perguntas mais comuns que os médicos costumam fazer nesse tipo de consulta são:
-
Quantas vezes você vai ao banheiro para urinar durante a noite?
-
Os sintomas que foram relatados começaram a aparecer faz quanto tempo?
-
Além de ir ao banheiro urinar várias vezes a noite, qual outros sintomas gostaria de relatar?
-
Durante o dia você urina em grande quantidade?
Para consulta é bom também levar as suas dúvidas e questionamentos, de preferência por escrito, para não esquecer de tirar nenhuma delas. Só dessa forma você poderá ficar mais tranquilo em relação a algumas dúvidas.
Como o Médico Faz o Diagnóstico de Noctúria
Para fazer o diagnóstico o médico fará a habitual conversa com o paciente e as perguntas que foram relacionadas acima, em uma anmnese, isto é, uma conversa na qual será usada uma técnica para identificar o problema. Normalmente, depois da consulta, ele pedirá exames de urina, com o objetivo de ver se os rins apresentam algum distúrbio na sua função ou se existe algum problema no resto do trato urinário.
Caso o médico, através da consulta sem ou com o resultado dos exames de urina na mão, suspeite de doenças que podem ter o mesmo sintoma, ele podreá pedir vários exames. A escolha será de acordo com as suas suspeitas. Poderiam ser exames como: de ureia, de glicemia, de osmolidade, de eletrólitos séricos e de clearance de creatinina.
Como Combater a Noctúria Mudando Alguns Hábitos
Veja alguns hábitos que podem diminuir a noctúria quando o problema não está associado a nenhuma doença!
1- Antes de dormir reduzir ao máximo o consumo de líquidos.
2- Antes de dormir não comer alimentos ricos em água, como é o caso do melão e da melancia.
3- Se estiver tomando remédios diuréticos, pedir ao médico que ele troque o horário para mais cedo possível durante o dia.
Caso o médico considere necessário, ele poderá receitar medicamentos que são capazes de melhorar o problema. Porém, o uso do mesmo só poderá ser feito com prescrição médica.
Quando o médico suspeitar ou tiver certeza de que a noctúria na verdade é um sintoma de uma outra doença, ele indicará ao paciente um especialista que possa cuidar do problema. Neste caso, o problema de ir ao banheiro várias vezes à noite será resolvido quando a doença que estiver provocando o sintoma for tratada e sanada.
Ressaltando, que é um problema comum em pessoas com mais de 60 anos, o que não quer dizer que aquelas com menos idade não possam passar por isso. Porém, nestes casos, normalmente, estão mais associadas a sintomas de outras doenças.
De acordo com os especialistas, a noctúria, que é a ida ao banheiro durante várias vezes à noite para urinar, pode ser enfrentada com estratégias simples de mudança de comportamento, como por exemplo: evitar ingerir líquidos em um período de pelo menos duas horas antes de dormir e procurar ir ao banheiro antes de se deitar; evitar fazer uso de medicações diuréticas e bebidas alcoólicas.
Fazer tratamento de varizes, pois quando os vasos estão dilatados, a urina fica retida, porém, à noite, quando a pessoa fica na posição deitada para dormir, o sangue é mais facilmente bombeado, fazendo com que haja mais produção de urina (para resolver esse problema, o tratamento de varizes seria a solução ideal); manter sob controle através de acompanhamento médico as enfermidades como insuficiência renal, diabetes e apnéia do sono, que são doenças que podem levar à incontinência urinária. Segundo profissionais especializados em ginecologia, existem complicações que estão associadas à noctúria, como por exemplo, a Síndrome da Bexiga Hiperativa, que é uma dificuldade em armazenar a urina.
Salete Dias