Conheça Mais a Respeito da Alergia e Seus Tipos

A alergia pode ser um problema bem incômodo. A maioria das pessoas se sente incomodada com o fato de não poder comer determinados alimentos ou usar alguns produtos, mas não é nada ruim. Pelo contrário, você pode se beneficiar se não puder comer chocolate com o seu nível de doce sempre baixo ou simplesmente não engordando. Para tudo há suas vantagens, não é mesmo?

Hoje em dia, a medicina evoluiu bastante e são muitos os tratamentos para alergia. Na maioria dos casos, eles são feitos com base de dosagem de medicamento, que vai ser o responsável por cuidar do corpo em caso de ingestão do produto ou alimento o qual se tem a alergia.

A dica é procurar um médico assim que sentir algo estranho com seu corpo sem estar doente, pode ser uma alergia surgindo. Em muitos casos, é possível controlar e até começar a usar os produtos sem problema, basta tomar o seu medicamento regularmente.

Vacina Para Alergia

Os pacientes, em sua maioria, recebem vacinas para prevenir infecções e doenças. Entretanto, a medicina anda sempre evoluindo, e embora raro, alguns pacientes podem desenvolver reações alérgias às vacinas. Isso pode ocorrer quando um indivíduo é alérgico a um ou mais produtos contidos em medicamentos, o que é bem comum em qualquer parte do mundo.

A maioria das reações alérgicas ocorre se a vacina contém antibióticos, proteínas do ovo, gelatina, ou mercúrio. E como curar com uma vacina para alergia se a vacina lhe causa alergia? As vacinas funcionam estimulando o sistema imunológico do corpo e contêm pequenas quantidades de organismos causadores de doenças, que permitem que o sistema imunológico produza anticorpos contra o invasor estrangeiro.

A vacina para alergia pode ser tomada se você souber exatamente o que lhe faz mal. Por isso, é preciso fazer uma consulta com um médico para saber a qual substância você tem alergia.

Teste Alérgico

Muitas pessoas hoje em dia não dão tanta atenção para sua saúde. Sempre estão correndo com seus afazeres do dia a dia e não se conscientizam da importância de cuidar da alimentação, de fazer exercícios físicos todos os dias, se possível, de cuidar da saúde bucal, etc. Isso é qualidade de vida.

O mais importante, mesmo quando as pessoas dizem que não têm tempo, que precisam cuidar de suas carreiras, de seus filhos, são contas e mais contas para pagar, mas mesmo assim, a visita ao médico para um check-up é muito importante. Às vezes, a pessoa pode ter alguma doença que pode ser constata e curada o quanto antes.

Uma das patologias que mais surpreende as pessoas são as alergias. Por mais que ninguém leve isso a sério, umas são bem perigosas. Como por exemplo, a picada de abelha. Isso é bem comum de acontecer e pode levar as pessoas alérgicas ao óbito. Por isso, procure seu médico e faça um teste alérgico. 

Intolerância à Lactose e Alergia ao Leite

Embora muita gente confunda, essas são duas situações diferentes. Falaremos mais sobre cada uma dessas condições, apontando suas características. A primeira é algo mais leve, enquanto que a segunda pode ser uma condição que acompanhe toda a vida do indivíduo, ainda que ambas envolvam o leite.

Alergia ao Leite: É uma proteção imunológica contra a proteína de leite (seja de vaca, cabra ou de búfala). O organismo reage tentando se proteger com: urticária, diarreia, problemas respiratórios (a asma, por exemplo) e até mesmo a febre. Isso pode acontecer, segundo os especialistas, porque as crianças deixam de mamar leite materno e respondem dessa forma.

Intolerância à Lactose: Ao invés de o corpo se proteger contra uma proteína, como é o caso anterior, aqui a condição é não possuir e produzir uma enzima chamada lactase, que digere o leite e seus açúcares (como a lactose). O resultado dessa não digestão é desconforto estomacal, podendo chegar a diarreia. Essa é uma condição que pode se arrastar à vida adulta.

Alergia ao Suor

A alergia ao suor, também conhecida como urticária colinérgica, pode surgir sempre que o paciente, por qualquer motivo, tiver aumentada a sua temperatura corporal, promovendo a transpiração. Assim, alguns dos fatores mais comuns que desencadeiam as crises de urticária colinérgica são: a prática de exercícios físicos, as crises de ansiedade, exposição ao sol, febre, banhos de imersão ou de chuveiro muito quente, entre outras.

A urticária aparece logo depois da exposição da pessoa ao elemento alergênico, ou seja, assim que a temperatura do corpo se eleva os sintomas começam a surgir, com as manchas vermelhas que se espalham por regiões determinadas do corpo, provocando ardência e coceira intensa, e em alguns casos mais graves pode causar até falta de ar. Normalmente os sintomas desaparecem depois de algumas horas.

O tratamento mais eficaz contra a alergia ao suor é evitar os fatores que causam a alergia. Em casos recorrentes de alergia pode ser necessário o uso de anti-histamínicos, e em casos mais severos o uso de corticóide pode ser indicado. 

Alergias no Rosto

As alergias mais comuns no rosto são as dermatites de contato, que são aquelas ocasionadas pelo contato superficial de uma substância considerada alergênica, ou seja, que desencadeia um processo alérgico através de uma resposta excessiva do sistema imunológico do organismo.

A pele recobre todo o corpo, mas é no rosto e nas mãos que ela está mais desprotegida, mais exposta ao contato de elementos estranhos que podem estar no ar ou mesmo dentro do armarinho do banheiro, na forma de cremes, maquiagens, perfumes e cosméticos em geral que, assim como o contato com bijuterias, são as causas mais comuns de alergias no rosto.

Contudo, pode ser difícil definir a causa da alergia, pois o rosto está em contato com centenas de substâncias todos os dias, as quais podem ser consideradas suspeitas, e os sintomas da alergia nem sempre são imediatos ao contato com a substância alergênica.

A alergia no rosto ou as dermatites de contato se manifestam através de inchaço, urticária, vermelhidão, pápulas e até rachaduras na pele. Esses quadros, se não forem tratados, podem evoluir para lesões mais profundas e deixar cicatrizes.

Alergia: Manchas Vermelhas 

Uma das formas mais comuns de reação alérgica é o surgimento de manchas vermelhas na pele. Elas podem estar ligadas às mais variadas alergias, o que dificulta o diagnóstico. Em todos os casos, a indicação de uma consulta médica é inevitável para investigar mais detalhadamente o sintoma.

As manchas também estão ligadas a outras reações: urticárias, coceiras, brotoejas, em alguns casos, bolhas e inchaços. O que muitas pessoas não sabem é que, além das alergias consideradas ‘normais’ (pólen, poeira, alimentos, etc) ou ‘recorrentes’ (rinite, por exemplo), existem outras alergias que podem ser por um contato – muitas vezes único – que o indivíduo tem com determinada substância (como níquel em algumas joias, borracha em produtos de limpeza, alguns ingredientes de cosméticos, entre outros).

O que se pode concluir é que a pele está sempre sujeita à exposição a vários potenciais alérgicos. O uso de cremes e afins pode ajudar a fortalecer a pele, mas não devem ser utilizados quando a alergia já se manifestou, pois podem piorar as reações.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • ola,boa noite.Ha um mês atraz comi um bombom sonho de valsa a tarde e quando estava indo dormir notei que meu pescoço estava cheio de manchas vermelhas e elevadas e que coçavam muito,sempre comi desse chocate e nunca aconteu isso,hoje comi calabresa e bacon e aconteceu a mesma coisa meu corpo esta todo cheio de manchasvermelhas enormes e muita coceira,não entendo o que esta acontecendo sem comi esses alimentos e nunca tinha acontecido isso antes.obrigado!!!

    marta 22 de setembro de 2013 2:59
  • Marta, com o meu pai aconteceu a mesma coisa, depois de comer sonho de valsa (apenas) ele ficou com marchas tipo ‘vergões’ vermelhos na pele e com muita coceira. Ainda não sabemos o motivo.

    Ana 13 de dezembro de 2013 17:47

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *