Tudo Sobre Tendinite

A tendinite é considerada uma das doenças da modernidade mas existe há muito mais tempo que isso no mundo. Como sua aparição de dá na maior parte das vezes ao esforço repetido nas mãos e o computador causa isso, as pessoas tendem a associar a tendinite ao uso prolongado de um teclado mas não é verdade, esta é apenas uma das causas desta doença que tem aparecido de forma cada vez mais frequente entre os jovens.

Saiba Mais

Saiba Mais

O Que é Tendinite?

Para aqueles que apenas ouviram falar desta doença a tendinite é considerada pelos médicos como uma síndrome de excesso dos tendões. É quando é cobrada uma resposta em excesso dos tendões da cartilagem do corpo. A grosso modo, é nada mais que uma inflamação no tendão ocasionado por microtraumas por repetição de um movimento nos tendões do corpo, bem como a combinação de outros fatores como fadiga muscular, pancadas na região, dentre outras.

Para falar que a tendinite é uma inflamação nos tendões, precisamos explicar o que são tendões. Estes são, segundo definição da medicina, estruturas fibrosas que possui como função fisiológica transmitir força para que os ossos se mova. A força no ato de levantar uma caixa é feita do tendão para que este faça com que o osso se moça para agarrar a caixa.

Como Surge a Tendinite?

Não precisa ter medo que a tendinite não é uma doença contagiosa, mesmo que muitas pessoas digam que estão com o problema, é apenas uma doença individual que depende do dia a dia de cada um para ela surgir.

O tendão é basicamente a estrutura que liga o músculo aos ossos e este músculo é que faz os ossos se movimentarem. Sem músculo não tem movimento e seríamos apenas ossos parados em uma cadeira ou cama e este é que é movimentado de fato quando levantamos um objeto ou digitamos no computador.

A musculatura dos tendões é a grande responsável pelos movimentos de pés e mãos e outras partes do corpo, mas estas citadas são as mais atingidas. Quando o esforço é contínuo, como todo bom músculo ele cansa e por isso o esforço com o músculo cansado continuado é que causam os microtraumas que incham e causam a doença.

Tratamento e Sintomas

Tratamento e Sintomas

Quando forçamos a musculatura mais do que ela suporta o tendão inflama, ou seja, pede uma parada mas quando continuamos ele irá se machucar ainda mais e criar lesões. Por isso, é comum que digitadores profissionais tenham problemas de tendinite, porque tendem a digitar mais do que o corpo permite e com a insistência é que o problema começa a surgir.

Quando são apenas momentos em que o músculo é forçado não irá passar de uma inflamação mas quando é um problema constante pode ser que surjam lesões na musculatura, em casos mais graves rompimentos que podem ser reparados apenas com cirurgia.

É preciso saber, para acalmar algumas pessoas, que apenas digitar no computador e jogar bola não quer dizer que se tenha tendinite, é o forçar do músculo até sua fadiga que causa o problema. Pessoas que possuem atividades em quantidade horário diário saudável dificilmente vão desenvolver a doença.

Quais os Sintomas da Tendinite?

A boa notícia para quem está lendo nosso artigo e acredita que está com tendinite é que os sintomas são de fácil identificação. São eles:

  • Dores nas mãos e nos pés e no ombro, que aqui recebe o nome de bulcite
  • Inchaço nas mãos e nos pés, geralmente no pulso
  • Dores ao digitar no computador ou as vezes até a mexer uma panela com movimentos constantes
  • Vermelhidão no pulso e calcanhar e no ombro

Quem é Mais Propício Para Ter Tendinite?

Apesar de todo mundo poder desenvolver uma tendinite há aqueles que podem desenvolver mais a doença com suas atividades repetitivas no dia a dia, que tendem a forçar seus tendões bem mais que as demais. Algumas profissões que podem desenvolver mais rápido uma tendinite são:

  • Caixa de loja ou banco
  • Digitadores
  • Redatores de textos para diversos veículos
  • Telemarketing
  • Webmaster
  • Jogadores profissionais que treinam mais de quatro horas por dia como futebolistas, atletas de golfe, ping pong e handeibool, dentre outros.

Como Saber Se Eu Tenho Tendinite?

O primeiro passo para saber se você já está com os tendões inflamados é localizar os sintomas acima descritos no corpo e procurar um ortopedista. Não dá para ver se está com tendinite a olho nu, é preciso tirar uma radiografia para saber como o tendão está se comportando para depois saber a gravidade da doença e assim, ter um tratamento adequado.

Nos casos mais graves os movimentos da mão e do ombro são seguidos por forte dor, bem como necessitam de um pouco de descanso maior que os demais ao digitar.

Como Tratar a Tendinite?

Para quase todas as doenças no mundo há uma cura e esta está no meio das que são curáveis quando tratadas com carinho. No caso dos tendões inflamados o melhor é engessar ou isolar o músculo com talas por uma média de 15 dias a 30 dias e o uso de anti inflamatórios orais por sete dias seguidos. Mas todo este procedimento acima deve ser indicado por um médico e ser seguido conforme o receituário para que se tenha a cura total. Vale informar também que deve ser feito um acompanhamento para saber se a lesão voltou ou não.

No geral apenas fortalecer a musculatura do tendão funciona e por isso são receitadas também fisioterapia para ajudar a deixar os tendões mais fortes e bem como aliviar as dores. Há casos, contudo, em que as lesões já não são mais reparáveis e para estes casos o ideal é um forte tratamento para que o problema seja reparado mas pode ser que as lesões sejam feitas também no osso, então dependendo da idade a tendinite pode ser irreparável mas terá como diminuir os dados para que não comprometa os movimentos dos membros.

Um lembrete: Não trate sua tendinite leve ou grave e sem cura baseado em nosso artigo. Apenas um ortopedista pode informar isso baseado em exames e radiografias para saber por dentro como está seu osso e como seus tendões estão se comportando.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *