Diagnóstico de Fibromialgia

Definição do Problema

De acordo com especialistas na área de saúde, a fibromialgia pode ser definida como uma síndrome de origem não inflamatória, porém, que se caracteriza por fortes dores musculares difusas, sensação de fadiga, alterações no sono, parestesias (sensações cutâneas de calor, formigamento, frio e pressão), entre outros.

fibromialgia-1

Definição do Problema

Apesar dos especialistas não saberem a causa, a fibromialgia é uma desordem que acomete as pessoas do sexo feminino em maior grau do que as do sexo masculino.

Quadro Doloroso da Fibromialgia

Os pacientes que são afetados pela fibromialgia em alguns casos devido às fortes dores que sentem, podem apresentar manifestações clínicas da depressão, porém, os especialistas orientam que a depressão por si só não é um aspecto inerente à fibromialgia e sim pode ser uma consequência da intensidade das dores que as pessoas sentem.

Essa enfermidade por afetar todo o corpo do indivíduo e faz com que a dor se espalhe por todo o organismo da pessoa, dando uma sensação de angústia e desespero.

Por isso, os especialistas enfatizam que os sinais de depressão aparecem em virtude da sensação de dor que o paciente sente. Vale ressaltar que a dor é física e não psicológica, tendo que ser tratada com medicamentos.

Tratamento para Fibromialgia

Segundo profissionais especializados, o tratamento para a fibromialgia é feito com medicação para relaxamento muscular e antidepressivos, pois a dor é centralizada e não responde de maneira satisfatória aos analgésicos comuns. Por isso, há o uso de duas medicações combinadas, para que os sintomas que deixam a pessoa fragilizada sejam tratados.

Desse modo, sem a presença do quadro clínico de depressão, o paciente terá noção que a dor que sente está sendo amenizada.

Incidência na População

De acordo com dados coletados, a fibromialgia afeta cerca de cinco por cento da população mundial.
Sendo que os pacientes atendidos em ambulatório perfazem um total de cinco por cento e os que estão internados em virtude da doença, são um total de sete por cento desse número. Os especialistas em reumatologia normalmente detectam a fibromialgia em cerca de quatorze por cento das pessoas atendidas.

Geralmente, o começo da manifestação da enfermidade começa na faixa etária entre vinte e nove e trinta e sete anos, sendo que o diagnóstico só é efetivamente confirmado na faixa de idade entre trinta e quatro e cinquenta e sete anos mais ou menos. De acordo com pesquisadores, a fibromialgia acomete mais as mulheres, que totalizam oitenta por cento dos casos.

Normalmente, essa incidência em pessoas do sexo feminino é atribuída à qualidade de vida que as mulheres levam. Por exemplo, fatores como obrigações dentro do lar, competições no ambiente profissional, conciliação da educação dos filhos com a carreira profissional, além da questão hormonal, que pode fazer com que as mulheres lidem de várias maneiras com situações estressantes, podem ser fatores que expliquem essa maior incidência. Vale ressaltar que essas afirmações são apenas hipóteses, sem confirmação científica.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *