Os especialistas na área informam que a sinusite em crianças se caracteriza pelos seguintes sintomas clínicos: Episódios de febre alta com secreção escura no nariz e que costuma persistir por pelo menos três dias consecutivos, ou uma secreção nasal seguida ou não por ocorrências de tosses e que não melhoram por um período de mais ou menos dez dias.
Diagnóstico da Sinusite em Crianças
Os médicos devem ser consultados sempre que tiver a ocorrência de sintomas de sinusite nas crianças, e eles deverão fazer ou pedir os seguintes exames para confirmação do diagnóstico: Em primeiro lugar, o especialista deve verificar se há presença de pólipos no nariz da criança;Verificar se há sinais de inflamação nos seios nasais através do método de transiluminação; Através do exame clínico deve apalpar a face da criança para tentar encontrar o foco da infecção.
Além desses testes, os especialistas costumam solicitar aos pais dessas crianças exames de raio X da face ou o exame de Rinoscopia ou Endoscopia Nasal, que é bem mais preciso que o Raio X, pois permite a visualização dos seios nasais por um microscópico de fibra óptica. Porém o melhor exame para diagnosticar a sinusite é sem dúvida alguma a tomografia computadorizada.