Osteopenia e Osteoporose
A osteopenia é uma perda óssea que a longo prazo pode levar a pessoa a apresentar osteoporose, que é uma perda mais grave e pode ocasionar o risco do indivíduo apresentar em casos mais severos fraturas ósseas. Segundo especialistas na área médica de reumatologia, existe um exame denominado de densitometria óssea, que tem a capacidade de verificar em que grau está a perda da massa óssea, classificando-a então como osteopenia ou osteoporose.
Esse exame funciona fazendo a comparação da chamada massa ideal presente em pessoas na faixa etária de vinte a trinta anos. Se houver um desvio ente um e quatro pontos o quadro clínico é classificado como osteopenia, porém se houver um desvio de mais de 2,5 pontos, já é considerado osteoporose, pois esse índice representa quase trinta por centro de perda óssea.
Fatores Desencadeantes
Os especialistas em reumatologia ressaltam que o vício do tabagismo também pode contribuir para o aparecimento da osteoporose, pois o cigarro afeta diretamente as células ósseas. Outros fatores como predisposição genética ,sedentarismo e ingestão em excesso de bebidas alcoólicas também podem desencadear o surgimento da enfermidade.
Salete Dias
eu achei muito imteressante porque deixa as pesoas sabendo +
fiz uma densitrometria e revelor que esto com osteopenia esto preocupada